Esporte Especial

Shaenny Freitas
Contexto Acadêmico
3 min readOct 9, 2019

Pequeno Cotolengo instituição de educação e aconchego

Criado em 1965 Associação Pequeno Cotolengo Dom Orione é uma associação de caráter educacional e social que tem como objetivo ajudar crianças portadoras de alguma deficiência física e mental, como também realiza função de abrigo para crianças e adolescente abandonados. A Associação de princípios religiosos ajuda essas crianças e adolescentes fornecendo atividades educacionais, esportivas e um lar para ambos. Fundado por São Luís Orione na Itália, o Pequeno Cotolengo chegou em Curitiba em 1965. A fé e a caridade de religiosos e a dedicação da comunidade foram o impulso inicial para construção deste sonho. E o sonho se tornou realidade! Sonho de criar um lugar onde os mais pequeninos, necessitados e abandonados pudessem se sentir respeitados, protegidos e amados.

O sonho de se construir um verdadeiro LAR. Todo esse deseja de ajudar ao próximo foi tomando forma e se expandiu para outros lugares, hoje”Pequeno Cotolengo” atua em Curitiba/PA e na região de Caucaia/CE “Só a caridade salvará o mundo:” esse foi o grande lema do fundador do Pequeno Cotolengo, São Luis Orione. Dom Orione nasceu em uma pequena cidade da Itália onde teve uma infância pobre e cercada de carinho. Tornou-se padre e fez da sua vida uma obra da caridade. Construiu escolas, asilos, hospitais, casas de caridade e Pequenos Cotolengos. Depois de sua morte, deixou a missão para que seus irmãos continuassem cuidando dos mais necessitados. Foi proclamado Santo por Papa João Paulo II no ano de 2004. Seu ideal de “fazer o bem sempre, o bem a todos” continua vivo em seus filhos e filhas, que continuam difundindo seu carisma em obras em mais de 30 países de todo o mundo. Na região de Caucaia/Ce atualmente são atendidas 135 crianças portadoras de alguma deficiência, na faixa etária entre 4 e 30 anos. As atividades que auxiliam essas crianças são divididas entre o período da manhã e da tarde. Pela manhã inicia das 08:00hrs e termina às 12:00hrs, no horário da tarde tem início das 13:00hrs até 16h30. As crianças e jovens possuem o acompanhamento de duas fisioterapeutas, uma profissional de terapia ocupacional um professor de educação física, e cinco professores pedagogos. As atividades realizadas com as crianças especiais são as seguintes: terapia ocupacional (que promove prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, ajudando na interação desses indivíduos),a ecoterapia (é um método que usa a energia , movimentos, toque, tudo que possa ajudar a alma e tranquilidade da pessoa), fisioterapia( auxilia a coordenação motora e os reflexos), fortalecimento dos músculos e apoio mental. Já as atividades de educação com as crianças do abrigo são feitas pela manhã e no período vespertino é realizado as outras atividades em conjunto. A Escola Pequeno Cotolengo é uma escola especial na modalidade da educação básica e atende exclusivamente os moradores da instituição. A alegria é o principal método de ensino. No calendário escolar estão atividades culturais, de artesanato, passeios, de estímulos sensoriais e atividades de integração da escola com a comunidade, além dos projetos do Coro Cênico (teatro e música) e Panificadora Escola. Tudo com o objetivo de descobrir e desenvolver o potencial de cada um dos moradores.

Todo o trabalho desenvolvido com as crianças e jovens vem de muito carinho e atenção trazendo o reconhecimento tanto dos frequentadores do local, como da comunidade ,já que o mesmo é aberto ao público .Os profissionais da área esportiva buscam realizar exercícios que causem interação entre todas as crianças, lógico que dentro da capacidade década uma ”É extremamente importante essa ligação entre eles, tanto as crianças do abrigo como as especiais. De uma forma ou outra eles aprender a sociabilidade e empatia com próximos , e é muito gratificante pra mim como professor de educação física fazer parte dessa inclusão eu aprendo muito” Thiago,26,Professor de Ed,Física da escola.

Foto:João Paulo

--

--