https://www.facebook.com/www.grupobcad.org.br/photos/a.368242396560701/1643765322341729/?type=3&theater

Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doação; Conheça a premiada e reconhecida instituição cearense

Anderson Veras
Contexto Acadêmico
3 min readOct 9, 2019

--

A ONG estimula os crianças, jovens e adolescentes através da arte, a cerca de 25 anos em Fortaleza.

O Grupo Bailarinos de Cristo, Amor e Doação (BCAD) surgiu em 1994, atuando na capital cearense, com missão de promover a inserção e integração social de crianças, adolescentes, jovens e adultos de 06 à 29 anos, em situação de risco social e/ou vulnerabilidade socioeconômica. A associação sem fins lucrativos é destinada à prestação de serviços gratuitos às comunidades, atendendo em média cerca de 320 pessoas.

A fundadora, Janne Ruth, já realizava ações humanitárias através da Escola de Ballet Janne Ruth, e em 1985, foi criado o Grupo de Dança Janne Ruth, que por nove anos, já eram desenvolvidas audições para receber crianças e jovens que não podiam pagar mensalidade da Escola. Em 1994, surge o então Projeto BCAD que nasce oficialmente com a promoção de sua primeira Campanha de arrecadação de alimentos, livros e roupas, num período de apresentação da Companhia de Dança Janne Ruth no Theatro José de Alencar, objetivando ajudar as famílias mais pobres dos alunos atendidos pela Escola, que totalizavam na época 100 bolsistas. Mas muitos outros espetáculos de dança e teatro foram sendo promovidos ao longo desses 25 anos de trabalho, visando principalmente, a participação das crianças, adolescentes e jovens nesses espetáculos, dessa forma resgatando a sua autoestima.

Segundo o coordenador da instituição, Daniel Lima, o prédio localizado na Bela Vista, atualmente cobre cerca de 30 bairros de Fortaleza — “Os alunos vêm até nós através da divulgação ‘boca a boca’, entre amigos e colegas”, afirmou Daniel. Trabalham no Grupo BCAD, quatro equipes técnicas, dez educadores. Este ano o Projeto foi contemplado com o apoio do Criança Esperança, mobilização social, promovida pela Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Com um quarto de século em funcionamento, como BCAD, já foram realizados mais de 2250 apresentações de balé, no Ceará, no Brasil e no Exterior, com em 35 Espetáculos montados; distribuição de cerca de 624 mil quilos de alimentos; realização de 116 campanhas para arrecadar roupas, alimentos, remédios e livros; 585 prêmios obtidos pelo Núcleo de Dança BCAD, através dos bailarinos da Cia. de Dança, Cia. Jovem e o trabalho relevante da instituição; geração de 362 empregos diretos; 780 encaminhamentos para obtenção de documentos civis para inúmeras pessoas das comunidades e realização de 64 cursos profissionalizantes, 54 tournées; 48 nacionais e 06 internacionais, além disso promove o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará, criado em 2000, pela Presidente e idealizadora da ONG.

O Grupo BCAD desenvolve as seguintes atividades; Dança (Ballet Clássico e Contemporâneo como formação acadêmica), Dança de Rua, Acrobacia, Teatro, Inclusão Digital, Artes, Oficinas de Cidadania, Apoio Pedagógico (Reforço Escolar com incentivo a leitura e a escrita), Audiovisual, Pesquisas de Campo, Coreográficos e de movimento; Esportivos, natação e karatê no Estilo Shotokan da Faixa branca e Faixa preta. O Grupo criou em 2008, seu próprio campeonato de Karatê, COPA BCAD DE KARATÊ ESPORTIVO EDUCACIONAL DO CEARÁ, e já realizou seis edições do campeonato mobilizando pelo menos 500 atletas por campeonato de 40 associações de Karatê do Ceará, com isso eles se tornam também a primeira ONG do nordeste a realizar seu próprio campeonato.

SERVIÇO

Sede: Rua Paraná, 03 — Bela Vista.

Atendimento: 08h às 11h30 / 14h às 17h30 (segunda a sexta).

Telefone: (85) 3482–7100

Instagram — @grupobcad

Site; www.grupobcad.org.br

Para fazer parte da instituição: 2 fotos 3x4; Xerox Certidão de Nascimento; RG; CPF; Título de Eleitor do responsável; Comprovante de água, luz e telefone; Estar matriculado na escola formal; renda familiar per capita de até um salário mínimo; Declaração da escola; Boletim escolar; Atestado médico.

--

--