União Cearense de Gamers uma entidade que representa os gamers no Ceará

Amaury Albuquerque
Contexto Acadêmico
4 min readNov 27, 2019

Você sabia que aqui no estado do Ceará têm uma entidade responsável em promover a cultura de games?

(Arte: Capa do site da UCEG)

A União Cearense de Gamers (UCEG) é uma entidade que foi criada com o princípio de representar, buscar e organizar os grupos gamers, acompanhar o comércio dos jogos eletrônicos e incentivar culturalmente a área dos games do estado do Ceará. Atualmente são cerca de 22 participantes ativos, e mais alguns indiretos que apoiam em grupos parceiros. Os integrantes incluem, produtores de conteúdo relacionado a jogos, jogadores profissionais (e-sports), jogadores casuais, entusiastas, colecionadores e até mesmo desenvolvedores de jogos. Ou seja, a UCEG busca ter representações dos mais variados segmentos da cadeia produtiva e da cultura gamer.

Tudo começou no início de 2012, quando Izequiel Norões presidente da UCEG comprou um Playstation 3 e voltou a jogar videogame depois de um bom tempo dedicado aos estudos e a vida pessoal. Naquele momento, ele estava adquirindo jogos e sempre considerou muito caro seus preços então depois de juntar alguns jogos sentiu a necessidade de trocá-los.

“Comecei a andar na Feira dos Pássaros na Parangaba onde conheci muitas pessoas com o mesmo propósito e que com certeza estavam por ali a muito tempo”, disse Izequiel.

A feira só funcionava no domingo pela manhã e sempre houve um mito de que o local é perigoso por ter muitos assaltantes. Devido a isso e ao fato de Izequiel estar começando a usar o Facebook ele resolveu criar um grupo de troca de jogos chamado (PS3 — Fortaleza), que hoje conta com uma página oficial a UCEG com mais de 10.000 curtidas.

Neste grupo, a quantidade de amigos gamer foi aumentando, com isso o velho e bom espírito da época da locadora voltou a tona, e reunir os amigos tornou-se necessário. Então, surgiram os encontros do grupo na praça Luíza Távora, onde o começou de maneira simples com 10 a 15 pessoas e chegando a levar algumas vezes mais de 100 pessoas.

Dentre essas, o presidente da UCEG conheceu outras pessoas que atuavam no cenário gamer com campeonatos de automobilismo virtual, futebol digital, fighting games, PC, e também pessoas que tratavam sobre jogos em fóruns abertos como o Ideias em Jogo e a turma do Megapotion. E no meio destes e com seus devidos representantes surgiu a ideia de compor uma união que buscasse promover e evidenciar o cenário de jogos local. Surgiu assim a União Cearense de Gamers.

Na entrevista Izequiel relatou que

“Para evidenciar mesmo este fato, não bastava apenas ter os grupos de jogadores unidos. Era preciso fazer o cenário local de jogos estar em evidência e colocar a ideia que jogos não são apenas “joguinhos”, além de diversão, também possuem a questão cultural, econômica e social envolvidas. Os Jogos possuem muito de cultura, não é à toa que a UCEG hoje possui parte no conselho de Cultura Digital da prefeitura de Fortaleza”.

Honório Martins,31, jogador profissional de e-sports do time WasF E-sports há pouco mais de 1 ano em jogos de luta falou que o interesse pelo os jogos eletrônicos surgiu na adolescência aos 13 anos na época do playstation 1 e das locadoras de vídeo-game.

Os Jogos de luta que Honório é especialista são os Under Night in-birth, Soul Calibur VI, Tekken 7 e Dead or Alive 6. Porém ele joga outros jogos do gênero. Em entrevista ele relatou que quando começou a jogar nunca pensou em ser profissional.

“Não, de maneira nenhuma. Na verdade o termo profissional não é algo que eu considere parte da minha vida, mas quando você olha pra quanto tempo e esforço eu dedico a isso que fica mais claro”.

Os torneios que ele atualmente disputa são os regionais de jogos de luta. Torneios Online de Under Night e Dead of Alive. No final da entrevista ele nos falou de sua rotina.

“Treino sempre que possível, pelo menos 2 horas quase todos os dias. É difícil conciliar o tempo do trabalho e da família com as jogatinas mas eu faço por prazer. Todas as sextas há reuniões de treino no Clube do Overhead.”

(comunidade de jogadores locais da qual ele participa).

A sede fica localizada na Rua José Vilar 475 — Meireles. Para todo esse projeto existem muitas parcerias locais e até mesmo nacionais, incluindo lojas, grupos independentes e eventos locais e nacionais, por exemplo o grupo local de Pokemon Go, e o grupo nacional Videogame Database (colecionismo).

Os eventos que a UCEG realiza são:

O CineUCEG é realizado exibição de filmes e documentários na temática gamer, sempre seguido de um debate sobre o assunto;

A Liga de E-Sports Masters Championships com vários campeonatos de games.

O evento Ideias em Jogo, mais acadêmico, onde são feitas palestras e apresentações relacionados a games e desenvolvimento de jogos.

O tradicional Natal Gamer solidário, que todos os anos encerra o calendário com uma confraternização com os integrantes e todos que acompanham o trabalho, e ainda apreciamos sempre uma entidade de crianças carentes.

O evento Hora Aberta em que é realizado jogatinas e exposição de jogos e consoles de colecionadores.

Participação em eventos locais, com o destaque para a ARENA GAMES da Feira do Conhecimento, realizado pela Secretaria de Tecnologia do Estado do Ceará (SECITECE — Governo do Estado).

--

--