Universitários empoderam mulheres por meio de intervenção artística no Unifanor

Maria Helena
Contexto Acadêmico
2 min readDec 19, 2019

Com pincéis e aquarela, um grupo de universitários do curso de design, estimula o empoderamento de mulheres por meio de intervenção artística em um dos banheiros femininos do Centro Universitário Unifanor Wyden. A ação ocorreu no mês de novembro durante a 14º Semana do Design, realizada anualmente na instituição de ensino, com objetivo de instigar estudantes a se qualificarem e entenderem o mercado de trabalho.

A iniciativa partiu da comissão organizadora do evento com a intenção de divulgar o trabalho dos alunos e impactar as pessoas com mensagens motivacionais através da arte. As criações foram aplicadas por cinco meninas que ilustraram nas portas dos toaletes desenhos, estampas e frases sobre autoconfiança com a utilização das técnicas de doodle, estamparia, lettering, linhas e curvas.

De acordo com um dos organizadores da Semana do Design, Alexsandro Mota, para efetuar a ideia, o projeto teve que passar por processo de aprovação e análise dos esboços das ilustrações pela diretoria da universidade e professores responsáveis. “Depois das avaliações foi que começamos a trabalhar nos banheiros porque vimos que eles eram sem graça e não possuíam um padrão de cores. Queríamos deixá-los mais alegres e achamos que lá traria um impacto maior quando as pessoas entrassem e vissem as portas diferentes”, explica.

Segundo a estudante de design e umas das artistas da intervenção, Lywanna Félix, a atividade criativa é importante para dar mais liberdade artística e tirar a monotonia dos lugares, principalmente nos espaços acadêmicos, para combater a ansiedade. Para a também criadora das pinturas, Jeissiane Alves, a ação proporcionou a interação com outras designers e conta: “Fiquei muito feliz em ver a faculdade abrindo esse espaço para a arte e acreditar que muitas mulheres que entraram no banheiro, poderiam está precisando ler aquelas mensagens e entenderem o quanto são fortes”.

A estudante de nutrição Diana Morais, avalia que a intervenção além de transmitir uma boa sensação em relação às figuras, deixou o ambiente mais bonito e aconchegante. “Sou muito a favor e gosto desse tipo de ação, pois passa uma informação e valoriza a arte. Acho que isso deveria ser explorado, não apenas nos banheiros, mas em mais partes da faculdade”, destaca.

Os matérias utilizados na atividade foram disponibilizados pela própria faculdade, escritório modelo de design (Dexo), parcerias e por meio da quantia obtida na realização de um bazar, promovido pelas turmas de design, para arrecadar verbas para o desenvolvimento das oficinas da semana do curso. Porém, segundo Alexsandro Mota, os recursos não foram suficientes para efetuar a ideia inicial, que era contemplar todos os banheiros femininos e também masculinos da universidade.

--

--