O dilema dos achievements

Pedro Oliveira
Contexto Gamer
Published in
4 min readJun 22, 2015

Uma das novidades introduzidas na geração PS3-X360 foram os achievements — ou conquistas — ou troféus. Seja qual for o nome, a ideia é exatamente a mesma: o jogador cumpre um determinado objetivo no jogo e, como recompensa, desbloqueia uma pequena insígnia que fica exposta em seu perfil para que todos vejam. Os achievements dividem opiniões; enquanto muitos não dão a mínima e jogam o jogo como bem entenderam, outros, os chamados achievement whores, se esforçam para obter todos os achievements, procuram guias online de como consegui-los e não ficam satisfeitos enquanto não conseguirem.

Pois bem, nesse texto eu vou contar sobre a minha experiência em tentar caçar achievements.

Tudo começou no final de 2008. Left 4 Dead havia sido lançado e eu finalmente comecei a usar a Steam, obrigatória para rodar o jogo. Horas de diversão adentro, comecei a tentar comprir os objetivos para desbloquear os achievements. E isso foi realmente divertido; alguns dos achievements requiriam que o meu estilo de jogo fosse radicalmente diferente do que eu estava acostumado. Com isso a minha experiência se diversificou, e eu passei a aproveitar mais ainda o jogo que já achava excelente. Carregar um gnomo de jardim até o final da campanha (L4D2) ou matar uma Witch com a único tiro na cabeça? me diverti pacas tentando fazê-las (e até falhando, diga-se de passagem. Nada como errar um tiro na Witch e tomar um tabefe mortal na cara.), mas logo percebi que haviam outras achievements muito mais difíceis e que exigiam muito mais esforço.

Tentar completar todas as campanhas da dificuldade máxima se provou uma tarefa extremamente desagradável. Nada dava certo. O fracasso sempre predominava ao final, assim como a frustração de todo o grupo (jogávamos co-op em 4 pessoas). No final das contas, recorremos a algumas marotagens com os cheats nativos do jogo e conseguimos os achievements. Não foi lá uma experiência muito satisfatória.

Com o passar dos anos a maioria dos jogos passou a aderir ao sistema de achievements. Meu objetivo de tentar conquistar muitos achievements também continuou, e em alguns casos, como L.A. Noire, Borderlands, Fallout: New Vegas e CoD: Modern Warfare 2 eu cheguei a conseguir 100% dos achievements. A experiência? uma merda. Borderlands me fez farmar loot raro por horas e horas, L.A. Noire me fez repetir uma cena de tiroteio umas 10 vezes. Em Fallout, nem tentei. Quando vi que precisava matar trocentos Deathclaws, liguei o cheat sem pensar duas vezes. Recentemente completei todos os achievements de Counter-Strike: Global Offensive. Quem vê o meu profile já sabe que eu devo ser trouxa. Com menos de 300 horas de jogo eu jamais teria conseguido 100% no CS:GO sem baixar mapas da Workshop feitos para desbloquear os achievements difíceis.

Por vezes, cheguei a me desinteressar por alguns jogos pelo simples fato de não terem achievements. Existe algo mais nocivo para um jogador do que isso?

Eu me deixei levar pela onda dos achievements a ponto de me forçar a fazer coisas que eu não tinha a mínima vontade de fazer. E isso sabendo que a ideia de liberar achievements para os outros verem é completamente furada. Ninguém vê os achievements dos outros. Eu queria mesmo é fazer todos para me deleitar em ver um mosaico de achievements no meu profile.

Gostaria de dizer que larguei dessa vida, mas não é bem assim. Não deixo mais que os achievements difíceis me irritem, mas ainda presto atenção nos achievements e tento conquistá-los. Por vezes, algum jogo sem achievements é atualizado, e achievements são inclusos. Nesses casos, lá vou eu jogar.

Também acabo desistindo de jogos que param de registrar meus achievements, mesmo eu tendo cumprido os objetivos, como em Darksiders ou Superbrothers: Sword & Sworcery.

A moral da história é, gostando de colecionar achievements ou não, não deixe o vício estragar o seu jogo. E não façam como eu, que fiquei horas entrando e saindo da Bat-caverna tentando fazer o Alfred falar alguma merda que ele não tinha dito antes.

--

--

Pedro Oliveira
Contexto Gamer

Joga e escreve. Sempre soube que o bolo era uma mentira.