Maiores bilheterias: o que leva o público às salas de cinema?

Caio Araújo
Continuistas
Published in
4 min readJun 10, 2017

O universo do cinema tem muitas peculiaridades. Enquanto produtores independentes cortam despesas e economizam ao máximo, os responsáveis pelos grandes estúdios estão contando moedinhas e arrecadando bilhões de dólares com suas megaproduções. Aí você se pergunta: o que as cinco maiores bilheterias do cinema têm de especial? Vamos analisar?

Hype = sucesso de público

Desde que adquiriu os direitos do Universo Marvel, a Disney projetou e criou campanhas de marketing de longo prazo, para manter a discussão sobre personagens, conflitos e disputas (como o #timehomemdeferro e #timecapitaoamerica) mesmo fora do período de exibição dos filmes de seus heróis. Resultado: Os Vingadores alcançou a quinta maior bilheteria da história, com mais de U$ 1,5 bilhão, de acordo com o Box Office Mojo.

Nostalgia traz ideias malucas de volta

Há 23 anos, os paleontólogos Alan Grant e Ellie Sattler desembarcaram na “Isla Nublar” e provaram que recriar dinossauros pode não ser uma boa ideia. Mesmo assim, quando colocamos aquele DVD arranhado no player, dá uma vontade de escutar, que seja apenas mais uma vez, a trilha composta por John Williams.

E por que não imaginar como seria se um parque cheio de seres geneticamente modificados (muitos deles, carnívoros) fosse aberto ao público? Jurassic World fez isso e alcançou a quarta posição no ranking das bilheterias, com mais de 1,6 bilhão de dólares arrecadados.

A luta do bem contra o mal

Há muito tempo atrás, aqui mesmo, nesta galáxia, travávamos uma luta constante e eterna contra o mal. Podia ser contra uma tribo inimiga, ou com um animal selvagem que aterrorizava a nossa vila. Hoje, essa batalha continuou e, felizmente, temos sempre alguém corajoso o suficiente para cumprir a sua jornada do herói e nos salvar.

Quer saber o que é a jornada do herói? Clique aqui e conheça.

Dessa vez, Rey, Finn e Poe Dameron prometem se unir para, mais uma vez, salvar o universo de uma ameaça do “lado sombrio da força”. Se a força foi ou não desperta, você precisa assistir para conferir, mas os fãs da saga certamente devem ter algum poder jedi. Afinal, O Despertar da Força bateu os U$ 2 bilhões e garantiu muitos outros filmes do universo Star Wars, para a nossa alegria.

Não há nada como uma história de amor

Muitos dirão que Titanic é a história épica de um navio que naufragou. O filme de James Cameron, apesar de ter reconstruído fielmente o transatlântico e suas instalações, arrebatou corações por causa do amor proibido entre Jack e Rose. Foram mais de U$ 2,1 bi e 12 anos gritando “I’m the king of the world”, no topo das arrecadações.

Mas, Rose, queridinha: cabiam duas pessoas naquela porta…

James Cameron: o rei das maiores bilheterias

Esse sim é o rei de verdade. Quando Avatar chegou, em 2009, aos cinemas, provocou uma verdadeira revolução no que a tecnologia 3D poderia proporcionar à indústria cinematográfica. Com um roteiro simples, que remete a histórias como a de Pocahontas, vimos o povo Na’vi lutando para proteger Pandora da invasão humana em busca de quê? Sim, de metais preciosos.

Pode não ser o mais amado dos filmes, mas arrecadar mais de U$ 2,7 bi faz de Avatar um verdadeiro arrasa quarteirões.

Obviamente, sucesso não é sinônimo de qualidade. Principalmente quando lidamos com culturas e produções tão diferentes. Estes foram apenas alguns dos ingredientes para um filme se tornar uma das maiores bilheterias do cinema.

E para você? Que outros elementos podem garantir o sucesso de um filme?

--

--