Parte 13: comparação de personagens

Caio Araújo
Continuistas
Published in
4 min readJul 8, 2017

“Está falando comigo? Está falando comigo? Está falando comigo? Então com quem diabos você está falando? Está falando de mim? Pois eu sou a única pessoa aqui. Com quem você pensa que está falando?” (TAXI, 1976). Robert De Niro apresentou maneiras diferentes de composição de um personagem. Para interpretar Travis Bickle, o ator, além de raspar a cabeça, utilizou de técnicas de improviso na sua atuação, uma herança da Actors Studio. O monólogo supracitado é um exemplo disso. Para compor Jake LaMotta, De Niro engordou cerca de 27 quilos para filmar os últimos anos do personagem. Outro exemplo de participação física dos atores é o fato de De Niro ter quebrado uma costela de Joe Pesci durante a gravação de uma das cenas de treino no filme. Para construir o personagem de Max Cady, Robert De Niro pagou mais de cinco mil dólares a um dentista para que destruísse seus dentes.

O ambiente dos três filmes evolui e ganha uma nova perspectiva. Em Taxi Driver, a cidade é suja e violenta. Esse perfil social acompanha a narrativa e é explicitado nas tomadas. Travis Bickle tem, inclusive, que utilizar armas de fogo para atuar frente àquela sociedade. Touro Indomável, por sua vez, mantém a violência da sociedade, porém, no âmbito familiar. Jake LaMotta reproduz em casa a agressividade com a qual se tornou famoso nos ringues. Max Cady é o elemento destoante em Cabo do Medo. Ele age em uma comunidade aparentemente pacífica que, contudo, é tão criminosa e cruel quanto abordada em Taxi Driver.

Bickle e Cady sempre buscaram a ação. LaMotta, por sua vez, não agiu, esteve à frente das oportunidades, sejam elas boas ou ruins. Quanto mais cientes e interessados na sociedade à qual pertencem os personagens se tornam mais ativos e revolucionários. Em Touro Indomável, isso é explicitado pelo fato de LaMotta ser motivado pelo impulso momentâneo. Nos demais filmes analisados, houve uma composição empírica, ingênua no caso de Taxi Driver, que partiu da percepção do contexto histórico e social das cidades apresentadas nos filmes.

LaMotta é um ser que representa apenas um corpo presente. Seu status no ramo esportivo não é transformado em ações relevantes sequer para sua família. O personagem não consegue construir nada e as oportunidades dadas são ignoradas com a mesma facilidade. Isso se explica pelo tipo de motivação dos personagens. Jake pretende apenas alcançar a fama. Travis e Max têm uma motivação, eles buscam limpar as ruas de sua escória e causar sofrimento à família de seu algoz, respectivamente.

Um elemento comum, no entanto, a todos os personagens, é que lhes faltam pessoas de referência. Todos transmitem a sensação de que são pessoas solitárias. Bickle vivia em um paradoxo. Tentava fazer parte da mesma sociedade à qual repugnava. O plano de vingança de Cady não previa a presença de terceiros e, embora La Motta tivesse o irmão Joey (Joe Pesci) e a esposa Vickie a seu lado, via-os sempre com desconfiança e medo de estar sendo traído por eles.

As provações são princípios básicos essenciais para o desenvolvimento de uma narrativa interessante ao público. Heróis e anti-heróis devem atravessá-las. Contudo, o caminho do vilão é sempre mais simples. Ele não se preocupa com os entraves morais para buscar seus objetivos. Quão menor é a relação entre os valores de sua comunidade com suas ações, maior é a percepção do indivíduo como um criminoso.

Em Touro Indomável, Jake LaMotta não identifica essas regras, por isso é um personagem que se isola dos demais. Por outro lado, Max Cady é, em Cabo do Medo, uma representação do ser que está completamente ciente de sua posição social. Isso se explica pelo seu vasto conhecimento de vários trâmites legais necessários para inocentá-lo de seus atos. Travis Bickle, em Taxi Driver, tem um único impulso de abandono das leis para uma defesa das concepções morais de Nova York.

LaMotta, por seu desconhecimento das regras, foi preso. Cady, por privilegiar a lei em detrimento da moral, foi morto. Bickle teve um desfecho feliz e se tornou um herói local por deixar de lado o que era correto de acordo com a lei e partiu para a defesa de uma concepção moral. A possibilidade de salvação é dada a todos, porém, apenas acontece para os que se adéquam à sua posição na sociedade. Bickle agiu em prol da sociedade, quase como um justiceiro, e foi recompensado. LaMotta cumpriu sua pena e recebeu a chance de começar uma nova vida. Cady manteve-se focado unicamente em seu objetivo de vingança e teve um desfecho fatal.

--

--