Ping supera mais de 500 projetos e capta até R$60 mil em programa nacional de investimento em startups inovadoras.

LC
Contra.cc
Published in
2 min readApr 23, 2020

Fomento ao Conta-gotas Sonoro para Deficientes Visuais é passo decisivo para que produto vá ao mercado.

João Victor Carvalho, um dos inventores do PING demonstra o produto na TV.

Há alguns dias, a FAPESQ — Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba e a FINEP — Financiadora do Ministério de Ciência, Tecnologia e Comunicação divulgaram as 31 startups selecionadas pelo CENTELHA. Os empreendedores selecionados têm acesso a capacitação e subvenção econômica de até R$60 mil. O Ping está entre elas.

A partir de agora, o Centelha nos ajuda a constituir a empresa com enquadramento específico para gerir o produto e, em seguida, a acelerar aquilo que chamamos de "primeira venda". É preciso aperfeiçoar detalhes de tecnologia e usabilidade, aumentar a fidelidade do protótipo atual e partir para a modelagem financeira do negócio. Estamos quase lá, mas já percorremos uma longa estrada até aqui…

Inovação full-service: do desenvolvimento à captação de investimento.

Visão explodida do primeiro protótipo do Conta-Gotas. (UFPB)

Da última vez que falamos sobre o PING explicamos porque e como fizemos para adicionar visão de PRODUTO em nosso expertise: fomos à Universidade, ora. Quem melhor poderia falar sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento no país? E aqui abrimos parênteses importantes para as potencialidades do que a gente chama, entre nós, de a Califórnia Brasileira: as duas universidades públicas paraibanas são simplesmente as líderes nacionais em registro de patentes. A busca por esse aprendizado em tecnologia e inovação ganhou um nome, o ContraLabs, e precisávamos de pessoas para liderá-lo, daí surgiu a participação fundamental de um Engenheiro, e não era qualquer Engenheiro, era o então HEAD de Inovação das Baterias Moura, Carlos Vidal, o Casé.

Carlos Vidal, Business Developer.

Reduzir incertezas também ajuda a acelerar ideias

Foi ele quem nos ajudou a criar as pontes necessárias para lidar com inovação tecnológica e a puxar assunto com pesquisadores, professores, gente da indústria, programas de aceleração… Casé foi fundamental de verdade, nos ajudando a aprimorar nossas competências, inclusive no nível da comunicação, quando aprendemos — com a sua experiência como Gerente de Projetos — que reduzir incertezas também ajuda a acelerar ideias. Foi assim, tendo a humildade de separar sábados e horários vagos em nossa agenda para aprender outras disciplinas, que começamos a tratar a invenção como negócio. A gente sabia que poderia contribuir para o crescimento de qualquer negócio e nos dedicamos a transformar isso em uma prova de conceito: usar design do desenvolvimento do produto até à captação de investimento. Estamos aqui para continuar contando essa história…

--

--