Identidade Visual

Controlook.com
Controlook — Gestão de Igrejas
4 min readApr 2, 2019

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Geralmente esse conjunto de elementos é tomado como base através da criação de um logotipo, que nada mais é que uma espécie de símbolo visual formado através de cores, tipografias, grafismos, personagens e outros elementos que precisam ser identificados pelos consumidores através de imagens, slogans ou taglines.

A identidade é a que representará os conceitos e ideia da igreja visualmente. Sendo assim, lidar com a comunicação visual deve ser bastante expressivo, pois exerce um impacto repentino por trabalhar diretamente com o ponto de vista do ser humano.

Vamos ao exemplo:

O logotipo tem um importante papel na identidade visual, através dele que todos os elementos visuais serão feitos. A tipografia, cores e grafismos devem ter um papel importantíssimo na hora de representar o conceito da organização.

O processo de construção de identidade visual deve ser documentado em cada uma das suas etapas para construir um verdadeiro padrão que represente a sua igreja.

A produção de um manual de identidade visual, também conhecido como manual de marca, tem o objetivo de ser o guia definitivo da comunicação visual da sua igreja.

O manual é voltado para os profissionais que trabalham nos processos de criação e design da companhia. O objetivo principal deste guia técnico é construir uma identidade visual tão sólida que impacte e permaneça na memória das pessoas, quando verem sua marca em algum lugar saberão que é a identidade da sua igreja.

Dois exemplos de Manuais de Identidade Visual

  1. SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência oferece um trabalho em que é absolutamente essencial estar sempre marcado na mente do cliente. Por isso, a identidade visual do segmento é construída sem margem para erros.

Do logo divulgado em campanhas até o design dos uniformes utilizados pelos paramédicos, tudo é idealizado para permanecer na memória do público e lembrá-los qual é a grande missão do SAMU.

2.Dropbox

Comunicação Visual

O manual servi para facilitar o processo de criação e adaptação dos componentes gráficos que representam o nome da sua igreja, é preciso apresentar as diferentes formas em que ele será visto pelo público em cada ferramenta de divulgação.

Por exemplo, um cartão visita requer dados sobre a sua organização, como contato e endereço, além do design que acompanha seu logotipo. Entretanto, um envelope requer o mínimo de informação escrita possível, dando mais espaço para a arte do logotipo.

Mesmo que apresentado de diferentes formas em diversos produtos e vitrines, a marca visual da sua igreja precisa ser sempre o mesmo aos olhos das pessoas.

A comunicação visual permite o uso de uma seleção variada de ferramentas para divulgar a face da sua marca. Desde itens que fazem parte da rotina interna da companhia, como uniforme e materiais de papelaria, até itens de divulgação das mais variadas formas, é preciso imprimir as cores e formas da sua igreja aonde for possível:

  • Outdoors e painéis.
  • Flyers e panfletos.
  • Embalagens e rótulos.
  • Camiseta, Cds e bíblias.
  • Envelopes, papéis timbrados, adesivos, blocos de nota, canetas.
  • Imagens divulgadas nas redes sociais.
  • Layouts de sites e assinaturas de conteúdos em outros canais.
  • Anúncios em revistas, livros e jornais.

Se você chegou até aqui é porque já está pronto para construir uma nova imagem para sua igreja!

A criação da identidade visual é um processo que requer dedicação, criatividade e a participação e união de toda a sua equipe, mas não é um monstro de sete cabeças.

Não deixe para depois, coloque as dicas em prática e transforme a forma como é visto sua igreja!

--

--