Hackathon — Convenia Design Team

Luiza Giordani
Convenias
Published in
4 min readOct 26, 2022

Em agosto, o time de Design da Convenia se reuniu na sede da empresa, em São Paulo, para uma grande atividade de imersão e integração. No hackathon que desenvolvemos em dois dias, nosso objetivo era criar uma forma de entregar valor já no primeiro contato da pessoa usuária com a plataforma da Convenia através do painel inicial.

Com apenas dois dias, nossa equipe teve a missão de não pular nenhuma etapa do processo, entregando todo o resultado no final do hackathon. No cenário mapeado, consideramos que tínhamos pouco conteúdo relacionado ao painel inicial no Product Board, o que seria um desafio para construirmos nossos insights e levantar hipóteses.

Um dos elementos mais importantes na criação de um produto é a empatia. Se colocar no lugar do usuário ajuda a mapear os problemas que precisam ser atacados, as reais necessidades e entender para quem aquela solução está sendo desenvolvida. Para isso, construímos uma matriz CSD, onde elencamos nossas certezas, suposições e dúvidas para as necessidades e problemas dos usuários. Para uma compilação efetiva dos dados, trabalhamos com três rodadas: na primeira, cada um marcou quatro pontos que achavam mais importantes dentro da matriz; na segunda, nos agrupamos em duplas ou trios e cada grupo escolheu quatro pontos dentro daqueles pré-selecionados; na terceira e última etapa, eliminamos metade dos pontos e mantivemos os quatro considerados mais relevantes pelo grupo todo.

O que sobrou foram as definições que serviram para nortear nossa jornada. Entendemos que era importante customizar as notificações de uma forma visual; percebemos que, no cenário atual, o usuário não consegue saber de forma rápida o que precisa ser priorizado entre as atividades que dependem de uma ação dele e dos gestores; consideramos que o RH nem sempre adota boas práticas que elevem a qualidade do trabalho; e acreditamos que o caminho seria construir um painel que agregasse diversas funcionalidades, como um gerenciador de tarefas, alerta de riscos, processos pendentes, vencidos e que possam gerar passivos trabalhistas.

Iniciando a etapa de criação, usamos o método crazy 8s, onde cada pessoa propõe pelo menos uma solução para cada necessidade/problema identificado acima, fazendo uma explicação rápida da sua ideia. Ao final, a equipe faria um zen voting, escolhendo as melhores ideias entre as soluções possíveis.

Ao final da ideação, nosso time levantou as seguintes propostas para solucionar os problemas identificados: construção de um módulo de gerenciador de tarefas, no formato de popover flutuante com checklist e alertas, possível de ser acessado a qualquer momento; central de notificações, com um sininho no header da página que direciona a pessoa usuária para uma seção com todos os alertas e responsáveis pelas atividades pendentes; além de um tutorial com o passo a passo para cada processo, agregando fluxos visuais em formato de vídeo, gifs, entre outros.

Na etapa de prototipação, nosso time partiu de algumas definições antes de efetivamente colocar a mão na massa. A nível de design, consideramos se a solução seria relevante e centrada no usuário. A nível de negócio, consideramos se seria sustentável e viável financeiramente. Por fim, a nível tecnológico, consideramos se seria possível implementar.

Dividimos nossos entregáveis em dois grupos. A equipe de produto deveria desenvolver o rabiscoframe, o protótipo navegável de baixa fidelidade e uma tela em alta fidelidade. A equipe de mídia seria responsável por criar entregáveis estáticos de uma campanha de marketing de produto, definindo o conceito e as peças da campanha.

Com isso, conseguimos entregar todas as etapas do desafio — em apenas dois dias! Agora, o time de Design tem a missão de selecionar usuários para fazer testes, coletar feedbacks e, com isso, partir para a etapa de design review. Com os ajustes prontos e validados com os usuários, nosso produto vai estar pronto para implementação no portal da Convenia.

--

--