Meu retorno ao trabalho como mãe

Paloma Lima
Convenias
Published in
3 min readMay 16, 2024
Jornada após licença maternidade por Palôma Lima, Analista de Folha de Pagamento. Foto dela com seu bebê no colo.

Muito se fala sobre romantizar a maternidade e espero não pender para este lado. Simplesmente porque a maternidade está muito longe de ser fácil, ela é desafiadora, te põe de frente para seus maiores medos, faz você se questionar constantemente se é capaz de atingir algum objetivo.

Apesar de todo o fardo que carregamos ao nos tornarmos mãe, é incrível como tudo pode se tornar mais leve quando seu filho te olha e sorri, aquele sorrisinho tímido e banguelinho, dado sem nenhum motivo. Acho que acabei romantizando sem querer.

E é nessa complexidade de altos e baixos de sentimentos que lidamos constantemente com a maternidade. Fico pensando em por que não me falaram que ia ser assim, mas no fundo eu entendo que não tem palavras para explicar esse turbilhão de emoções que passamos e sentimos. Para a futura mamãe, aguarde, em breve você vai entender.

O meu retorno ao trabalho me fez realmente entender que nada mais seria como antes, em questão de rotina e da minha visão profissional.

E mais uma vez me deparei com o misto de emoções conflitantes da maternidade: ao mesmo tempo que foi muito doloroso voltar para casa sozinha depois de deixar meu filho no primeiro dia de escola, foi libertador descobrir a nova profissional que estava me tornando.

E dentre tantos desafios da maternidade uma coisa que tem funcionado muito para mim é sempre questionar sobre o que faz sentido para minha vida hoje, e se a culpa que pode ser gerada, é justificável, se está de acordo com meus princípios ou se é algo que eu realmente devo abrir mão.

Como por exemplo a possibilidade de trabalhar home office, que me permite ter tempo de qualidade com meu filho, de poder acompanhar muita coisa de perto nessa fase que tanto falam para gente aproveitar por que passa rápido (e é a maior verdade).

Prazer, meu nome é Palôma Lima, mãe do Pedro (hoje com 9 meses), Analista de Folha de Pagamento na Convenia, mas acima de tudo, uma mulher em processo de se conhecer novamente durante essa aventura fantástica que é a maternidade.

Ações e atitudes que fazem a diferença para recém-mães

  • Jornada flexível, com períodos para adaptação da rotina entre bebê e trabalho;
  • Programas de saúde — aqui na Convenia temos o Programa Pinguim da Pipo Saúde, nossa parceira de benefícios de saúde, auxiliando durante um ano (desde a gestação) para atender as necessidades de saúde da mãe e do bebê de forma individual e personalizada;
  • Apoio e empatia da liderança, principalmente nas primeiras semanas após a volta da licença maternidade;
  • Apoio para saúde mental — por aqui temos a Zenklub como benefício e podemos ter consultas com especialistas em maternidade;
  • Espaço seguro e aberto da empresa e da área de recursos humanos para pedirem ajuda quando necessário — esse suporte é essencial para não gerar sobrecarga e para que as mamães possam ter qualidade de vida.

Dica Extra

Muito mais do que garantir os direitos previstos em lei, é muito importante realizar ações internas que sejam inclusivas e empáticas — indo além do obrigatório.

Clique aqui para conferir esse post.

4 direitos trabalhistas para mães

O que achou do artigo? Deixe o seu comentário — conte como está sendo o seu acolhimento e jornada como mãe. RHs, contem como acolhem e compartilhem dicas.

Até a próxima! 😉💜

--

--