A convergência midiática por trás do fenômeno Avenida Brasil

JULIANO MENDES DE PAULA
DIG&TAL
Published in
8 min readAug 20, 2021

Um estudo de caso sobre o sucesso da novela na Internet.

INTRODUÇÃO

Este trabalho, objetiva descrever sobre a era da convergência midiática, a partir dos conceitos estudados em sala de aula, e com base nas ideias de Henry Jenkins, veremos como esses conceitos são aplicados dentro das ficções seriadas, e quais as estratégias utilizadas pelos produtores destes conteúdos para que se alcance resultados positivos com isso, além da relação do receptor com o produto.

Para esse aprofundamento, será feito um estudo de caso sobre a novela Avenida Brasil, do autor João Emanuel Carneiro, exibida pela Rede Globo em 2012. Já que seu sucesso, se deu não só pela enredo forte e a presença de personagens marcantes, mas também pelo grande apoio e repercussão que este folhetim teve na Internet, trazendo um sucesso gigantesco para a novela, que gerou muito fãs, viralização de memes no Twitter, Facebook, dentre outras experiências midiáticas. Então a ideia deste trabalho, é mostrar como essas viralizações foram acontecendo, a partir de exemplos de situações que reforçam os conceitos estudados e os exemplifiquem de fato.

A convergência midiática por Henry Jenkins

Desenvolvido por Henry Jenkins, o conceito de convergência midiática trata-se de um novo modo de se fazer a comunicação social, com a era da Internet e o crescimento das redes sociais, a relação entre consumidor e o produto midiático mudou completamente.

Tradicionalmente vistos como seres passivos, na nova era digital esses receptores passam a ser ativos, interagindo fortemente com os produtos midiáticos, com o uso das redes sociais por exemplo, com a criação de conteúdos próprios, fator esse ligado ao conceito de inteligência coletiva, dentre outras formas de entretenimento com o produto que esses consumidores passam a buscar.

Outra mudança causada por essa convergência midiática, é a necessidade de adaptação que os produtores passaram a ter na criação de seus conteúdos de mídia, seja séries, telenovelas, programas de TV, todos esses produtos passaram por transformações em seu modo de produção, visando principalmente agradar o público, e atingi-los por várias esferas e plataformas digitais diferentes, sempre mantendo essa interação com os receptores, a fim de salvar a audiência desses canais.

Todos esses conceitos, brevemente aqui citados, podem ser observados no livro Cultura da Convergência, Henry Jenkins, onde o autor traça uma relação entre convergência midiática, inteligência coletiva e cultura participativa. Em seus argumentos, o autor reforça que a convergência midiática se trata de um processo cultural e não tecnológico, que a inteligência coletiva se refere à nova forma de consumo adotada pelos receptores e a cultura participativa, diz respeito ao comportamento ativo que surge nesses receptores contemporâneos.

O fenômeno Avenida Brasil

Exibida entre março à outubro de 2012, pela TV Globo, Avenida Brasil foi uma novela de sucesso, popular, e que caiu no gosto do público, por se tratar de uma história baseada na Classe C, com uma trilha sonora popular, personagens marcantes, uma vilã forte e trazer o futebol em seu enredo, a novela se tornou um fenômeno e trouxe uma grande identificação por parte do público, sendo exibida em mais de 130 países, e líder de audiência em vários deles.

A trama contava a história de vingança da personagem Nina (Débora Falabella) contra sua ex-madrasta Carminha (Adriana Esteves), que no passado maltratava a garota e queria aplicar um golpe junto com seu amante Max (Marcello Novaes) no pai dela, Genésio (Tony Ramos), este acidentalmente após descobrir tudo sobre Carminha com ajuda da menina, acaba sendo atropelado pelo famoso jogador de futebol Tufão ( Murilo Benício) , em plena Avenida Brasil, daí o nome da novela.

Agonizando minutos antes de sua morte nos braços de Tufão, Genésio diz o nome completo de Carminha para o jogador a fim de denunciá-la, mas não consegue completar a frase e morre logo em seguida, Tufão desesperado entende que é para cuidar de Carminha, e esperta a vilã aproveita a oportunidade para seduzir e se casar com jogar, aplicando um grande golpe nele, enquanto isso abandona a órfã Rita/Nina ( Mel Maia/ Débora Falabella, em um lixão.

No lixão, a menina passa por várias situações difíceis e aos poucos vai alimentando uma sede de vingança contra Carminha, mas também acaba por construir uma relação de amor com o menino Batata ( Bernardo Simões), este por sua vez é adotado por Carminha e Tufão, e passa a se chamar Jorginho ( Cauã Reymond), enquanto Rita é adotada por um casal de argentinos, se muda para o País e passa a se chamar Nina.

Os anos se passam, e após a morte de seu pai adotivo, Nina decide voltar ao Brasil em busca de vingança contra Carminha, que nesta altura já está rica e morando na mansão da família de Tufão. Paro o início da vingança, Nina começa a trabalhar como cozinheira na mansão, e irreconhecível por Carminha, cria uma relação de amizade com a patroa e aos poucos vai juntando todas as provas para destruir os planos da vilã, o que Nina não esperava era que seu amor Jorginho/Batata foi adotado justamente por Carminha, que no meio da novela descobrimos ser na verdade filho biológica da megera, ficando dividida entre o amor que sente por Jorginho e o ódio que sente por Carminha.

Daí se dá, todo o desenvolvimento da trama, que se passa em um subúrbio carioca, no bairro fictício Divino, onde temos a mansão da família Tufão, claramente inspirada na família tradicional brasileira, com mesa cheia, barracos, fofocas, pessoas falando alto, de forma cômica causando bastante identificação por parte do público, além das tramas paralelas, em cenas do trígamo e caricato Cadinho ( Alexandre Borges), único núcleo cômico ambientado na Zona Sul, da periguete Suelen ( Isis Valverde), da empregada da vilã Carminha, Zezé (Cacau Protásio), dentre outros pontos fortes que a novela trouxe.

A relação da novela com a Internet

Sem dúvidas, podemos dizer aqui que Avenida Brasil foi uma novela que gerou muita repercussão e memes na Internet, isso aconteceu porque a novela estreou em um momento que esses novos tipos de experimentos de relacionamento entre receptor e produto midiático estava em alta, e recentemente sendo desenvolvido por estudiosos em meados dos anos 2010.

Não é atoa, que Cheias de Charme, novela das sete, exibida no mesmo ano, obteve também um grande sucesso e trouxe uma narrativa transmídia bem forte em seu enredo, com o vazamento do clipe das Empreguetes no youtube por exemplo de forma real.

Um ponto forte de Avenida Brasil, e que merece destaque desde já, é quanto ao seu tema de abertura e também suas vinhetas de encerramento. O tema de abertura, é embalado pela música dançante “Vem dançar com tudo”, interpretada por Robson Moura e Lino Krizz, que fizeram uma regravação da canção original “Vem Dançar Kuduro” do Lucenzo, um cantor português. O refrão que dizia “Oi-Oi-Oi” tocava todas noites na exibição da novela e grudou como chiclete na cabeça do público, o que fez com que a expressão se torna-se um meme na Internet toda vez que algo da novela fosse citado, no Twitter, Facebook, até mesmo nos programas de TV, dentre outras canais de comunicação.

A vinheta de encerramento da trama, era conduzida por uma congelamento na cena final de cada capítulo, o que foi inovador e o público gostou bastante, até que criaram um filtro idêntico ao da novela por um aplicativo onde o público pôde brincar, usar e abusar desse filtro na Internet. Além disso, no site da novela foi aberta votações a respeito de qual personagem eles queriam ver congelados no final de algum capítulo, já que na maioria deles o congelamento era feito com os personagens principais, Nina, Carminha e Tufão, principalmente.

A escolhida pelo público, foi a personagem Zezé, empregada da vilã Carminha, congelada em um cena que vê sua patroa esfregando o chão sendo humilhada por Nina, que nesse momento já está executando sua vingança.

No site da novela, também foram criados conteúdos de entretenimento para o público, como o espaço “Dicas da Monalisa”, que trazia dicas de beleza pela personagem cabeleireira e o Blog “OiOiOi”, onde eram publicados gifs de cenas marcantes da novela. Mas essa não era a estratégia principal da produtora para que a novela bombasse na Internet. A maior preocupação desse produtores estava pautada em potencializar a circulação dos conteúdos relacionados a novela, dando visibilidade para a trama e aumentando o alcance dos mesmos na Internet com o compartilhamento de memes,gifs, seguidos de comentários no Twitter, páginas do Facebook, etc.

Outra curiosidade, que reforça muito a forte convergência midiática que a novela trouxe, foi quando na estréia da reprise no Vale a Pena Ver de Novo, antes de iniciar o capítulo a personagem Malévola, do filme estrelado por Angelina Jolie que estava sendo exibido naquela tarde, foi congelada com o filtro da novela na cena final do filme, como forma de chamar o público para assistir ao folhetim que começaria logo em seguida, a atitude da Globo rendeu muitos comentários dos fãs da novela no Twitter.

CONCLUSÃO

Tendo em vista os aspectos observados neste trabalho, podemos dizer que o conceito de convergência midiática foi muito bem implementado na novela, que como já dito anteriormente, foi exibida em um período de grandes mudanças no modo de se fazer televisão, e da comunicação social no geral.

Vimos que a relação entre os fãs de Avenida Brasil e as redes sociais, dando destaque para o Twitter, foi muito bem construída, de modo que crescesse tanto, a ponto dos posts de assuntos relacionados à novela serem compartilhados inúmeras vezes na Internet, em várias plataformas e tipos de redes diferentes.

A questão da integração coletiva, explicada por Jenkins, está explícita na construção dos memes que foram surgindo ao longo da novela, dos gifs, da remixagem musicais, da criação de fotomontagens com bordões dos personagens, dentre outros conteúdos criados pelas mãos do público.

A cultura participativa, está na participação ativa do público nas enquetes, quiz, dentre outras estratégias que a novela adotou, como exemplificado durante o trabalho, a votação sobre qual personagem congelar e o público aderindo ao filtro do congelamento em seus perfis nas redes sociais.

Por fim, a convergência midiática dentro das estratégias utilizadas pelos produtores da novela, estão diretamente pautadas nesses dois conceitos, a fim de dar visibilidade e aumentar a circulação dos conteúdos da trama na rede.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://ia800106.us.archive.org/33/items/OBITELBRASIL2013PDF/OBITEL%20BRASIL%202013%20PDF.pdf

36924-Texto%20do%20Artigo-123517–1–10–20130205.pdf

90215-Texto%20do%20artigo-129825–1–10–20150218.pdf.

JENKINS, H. Cultura de convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Brasil_(telenovela)

--

--