A Televisão Brasileira e os Desdobramentos Modernos
Como todo meio de comunicação, o modelo inicial da televisão brasileira se mostrou um tanto quanto ultrapassado, e para acompanhar as mudanças sociais, esse veiculo teve de se reinventar, passando por várias fases e momentos. Nessa circunstância, a TV disputa a atenção com outras mídias e tecnologias, e por isso, vive um processo de reconfiguração de conteúdo, investindo na interatividade com o público, na convergência e transmídia.
Henry Jenkins trás para teoria da comunicação o conceito de convergência e transmídia, pontuando que consiste em um fluxo de conteúdos por diversas plataformas de mídia, explorando a variedade de materiais que se se completam e fazem parte de um mesmo universo. Com as novas plataformas ganhando o mercado e disputando público com a televisão, e com os indicies de audiência televisiva caindo, era preciso buscar o espectador onde ele estava, e esse lugar não era necessariamente na frente da TV. A ideia de unir os meios chegou em 2009, na TV Globo, onde a temporada de Malhação que estava no ar teve a sua própria versão voltada para web, porém essa foi uma web série independente, com atores diferentes e tramas diferentes das exibidas na televisão, além de um videogame, um blog, um fórum para debate público. Ainda em Malhação, a temporada de 2012, tinha o blog da Ju, que trazia dicas sobre moda e maquiagem pela personagem de Agatha Moreira.
Depois desse contato transmidiático, a Globo começou a explorar cada vez mais as demais plataformas de mídia. Em 2010, no remake da novela Tititi, os protagonistas Jacques Léclair e Victor Valentim , interpretados por Alexandre Borges e Murilo Benício, respectivamente, possuem uma conta no Twitter que transendia a rivalidade dos personagens para além da novela, sendo parte da inovação dessa versão da trama, além do perfil dos personagens, a rede ainda contava com o perfil da revista Moda Brasil e outro da própria novela, o que colocava o Twitter à frente das plataformas globo, em termos de eficácia.
Mais pra frente, em 2012, a Rede Globo utilizou da transmída em Cheias de Charme, com o blog musical, Estrelas do Tom, onde o personagem de Bruno Mazzeo, o agente musical Tom Bastos disponibilizava informações de bastidores das celebridades com quem ele trabalhava. Além disso, as empreguetes — Maria da Penha, Maria do Rosário e Maria Aparecida, interpretadas por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, respectivamente — possuíam um site oficial, onde o clipe da música pela qual as três ficam conhecidas na novela, Vida de Empreguete, foi disponibilizado em primeira mão. A emissora utilizou na novela um artifício que é utilizado em grande parte das suas tramas, que é a participação de seus personagens em outros programas da grade, como o Mais Você, o Vídeo Show e Caldeirão do Huck, explorando a capacidade de misturar ficção e realidade, proporcionando ao público uma experiência imersiva.
No ano de 2015, a novela das sete da Globo, Totalmente Demais, também passou pelo processo de transmídia, com um “capítulo zero”, que foi disponibilizado na plataforma GloboPlay uma semana antes da estreia da novela. Na plataforma, houve também a exibição de um spin-off que se transformou em uma web-serie, batizada de Totalmente Sem Noção Demais, fazendo uma relação de humor com o título da trama. Por fim, durante a exibição do último capitulo, houve um crossover com a novela que foi sua sucessora, Haja Coração.
A transmídia chegou a faixa das seis da Rede Globo em Êta Mundo Bom!, uma novela de época que trouxe as novelas da rádio para atualidade. Na trama existia um núcleo de atores de uma radionovela famosa, que a maioria dos personagens gostava de assistir e comentar, A Herança do Ódio, porém o público não tinha conhecimento da história contada através da exibição na televisão, ela era transmitida através de um podcast para cada capitulo no site da Globo.
O horário das nove também foi afetado pela relação transmidiática com a personagem Vivi Guedes, interpretada por Paolla Oliveira, uma blogueira muito influente no mundo da moda em A Dona do Pedaço, exibida em 2019. A personagem possuía uma conta verificada no instagram, com mais de 2,5 milhões de seguidores que era atualizada ao longo dos acontecimento da novela. Além do perfil na rede social, a personagem substituiu a atriz e foi a garota propaganda de um comercial para Fiat, em uma gigantesca jogada de marketing, onde Paolla anunciava o fim da sua parceria com a montadora momentos antes de sua personagem assumir o seu lugar.
As novelas infantis do SBT trazem uma coleção de brinquedos dos personagens da trama no intuito de explorar a criatividade da criança. O sucesso do remake de Cúmplices de um Resgate no público juvenil, nos anos de 2015 e 2016, fez com que a banda teen na qual a trama rondava promovesse um evento transmidiático, saindo em turnê pelo Brasil, com um super Show na cidade de São Paulo comemorando o fim da novela. O mesmo aconteceu com Rebelde, na versão brasileira, de 2011 a 2012, na Record Tv, a banda que foi formada no porão da escola, como uma forma de diversão e fuga da maneira carrasca com que o diretor tratava os alunos. O sucesso da banda tomou conta do público, fazendo com que a novela também lucrasse com a venda de CD’s e DVD’s da banda Rebeldes para seu público.
Ainda em relação ao Grupo Record, um ponto interessante é se destacar é o uso da transmidia nos telejornais, através do JR online, com duração de 30 minutos, onde os apresentadores Adriana Araújo e Celso Freitas conversam com os espectadores nas redes sociais, respondem perguntas, comentam as notícias do dia e detalham como as matérias foram produzidas, complementando a edição tradicional na televisão e estabelecendo uma comunicação mais próxima com o público. Além disso, a Record é responsável pelo primeiro jornal transmidia, o Redord News, desde 2011, onde o público consegue estabelecer a comunicação com os apresentadores em tempo real, através das redes sociais como o Facebook, e o Twitter, em que os comentários dos telespectadores são lidos e debatidos durante a edição.
Também na Record, o Reality Show A Fazenda 12, possui uma conta no aplicativo TikTok onde são disponibilizados conteúdos exclusivos, além da votação para o poder da chama, que muda completamente o destino do jogo na noite da formação da roça — evento que elege três roceiros para a disputa da preferencia do público através de uma votação no r7.com. No Reality o conceito da segunda tela também aparece, assim como no jornal já mencionado.
Nesse processo começamos então a debater o conceito e uso da segunda tela, que se trata de um outro dispositivo eletrônico que possibilita ao publico interagir com o produto que está sendo consumido. Esse fenômeno não está presente somente no reality A Fazenda, outros programas aparecem com uma tag ao topo da tela incentivando a interação do público e a repercussão do conteúdo, conhecido como TV social.
A TV social nos permite acompanhar Novelas, séries, filmes, reality shows e esportes sob uma outra perspectiva, fora da tela televisiva. Além disso, o algoritmo dessas plataformas, como por exemplo, o Twitter, possui a característica de instantaneidade, e dita os assuntos mais comentados da rede social a partir de acontecimentos cotidianos, induzindo o consumo do produto a outros públicos, podendo agregar um maior engajamento ao conteúdo. Além disso, visando o conteúdo consumido pelo espectador, a plataforma tem uma aba onde indica tags que estão em alta sobre esse assunto, incentivando a integração de indivíduos dentro de uma bolha social.
No começo desse ano, o mais famoso reality show produzido pela Rede Globo, o Big Brother Brasil, tomou uma proporção absurda devido esses desdobramentos no twitter, alcançando um público que assistia o reality sob ótica de outro espectador. Pessoas que não acompanhavam o programa na televisão usavam do aplicativo como uma espécie de “primeira tela”, sendo vinculador principal das disputas e polêmicas geradas no programa. Além de agregar um grande número de torcidas para cada participante, o nível de público alcançado fez com que o Dennis DJ produzisse remakes para alguns dos mais famosos e polêmicos dos participantes.
Outro recurso moderno que vem sido utilizado pela televisão são as plataformas On Demand, que possibilitam o telespectador assistir determinado produto quando e onde quiser, fugindo da grade engessada imposta pela televisão. A Globo aderiu a plataforma GloboPlay e a RecordTv o PlayPlus, disponibilizando seus conteúdos televisivos e algumas exclusividades da emissora. Nesse streaming, encontramos a mais recente produção transmidia da Rede Globo, As Five, uma extensão da trama contada em Malhação — Viva as Diferenças, dando um salto de 5 anos após o fim da temporada transmitida na televisão e mostrando como a vida das protagonistas mudou nesse tempo.
O presente Ensaio é o trabalho final da disciplina Estudos da Cultura Digital, ministrada pela professora Gabriela Borges.