Ao persistirem os sintomas, a influencer (não) deverá ser consultada.

LUCAS SANTOS SILVA DE SOUZA
DIG&TAL
Published in
5 min readOct 29, 2020

Nos dias de hoje, cada vez mais e mais a todo momento, nos deparamos com ascensões extremamente rápidas no meio dos famosos digitais, mas também com quedas e deslizes ainda mais rápidos do que a subida que percorreram. Exatamente assim foi o que aconteceu com a influenciadora digital Gabriela Pugliesi. Ela que é, possivelmente, a pessoa mais famosas deste país “velho sem porteira”, quando o assunto é saúde. Dona de um físico “perfeito”, invejada por muitas pessoas, aparentando ter uma saúde sobre humana e com um cuidado extremo para seguir sendo uma pessoa saudável, esta moça digital viu boa parte das suas credenciais diminuírem de forma bem considerável após um “erro” catastrófico dela mesma. Mas quando e o porquê isso aconteceu, como a influencer foi afetada e quais as consequências, você confere tudo abaixo.

Não é necessário lembrar que no ano de 2020 vivemos uma das piores catástrofes sanitárias da história, por conta de um vírus terrível, que também não precisa ser citado. Esta crise levou a maioria das pessoas que poderiam, ou tiveram juízo, a se isolar numa quarentena digna de filme de terror apocalíptico, ao menos enquanto havia medo da pandemia ou enquanto o tédio não fosse insuportável, assim lidamos com a crise. A quarentena no começo foi "legal", mas foram se passando as horas, os dias, os meses… Até que: “uma festinha não faz mal, não”. Sinceramente, em algum momento todos nós achamos que “dar uma ‘furadinha’” no isolamento social não arrancaria pedaços. Este também foi o caso de Gabriela Pugliesi, que no dia 25 de abril, durante o isolamento, que ainda era unânime, resolveu fazer uma “social” com alguns amigos. Mas ainda assim, não satisfeita, a moça ainda compartilhou o momento em stories do seu Instagram dizendo em um deles: “f*da-se a vida”. Foi um um claro autogolpe da influencer, o que é triste, porém cômico. O resultado foi de acordo com o provérbio “Dois pesos, duas medidas”. De modo que: se para uma pessoa como nós, mortal aos olhos do sistema, furar o bloqueio social já não era muito aceito pela sociedade, para uma influencer, cuja base de trabalho e até mesmo de vida era ter um cotidiano saudável, é absolutamente pior. O resultado foi claro: a moça perdeu muitas coisas por causa deste deslize monumental. E o fato é que tudo é perfeitamente explicável, tomando como base um dos estudos de Raquel Recuero, sobre o Capital Social em rede.

O que acontece é que Gabi, com o perdão da intimidade, se apropriou, de certa forma, de alguns valores aos quais ela mesmo não respeitou a seguir, Valores do "mundo digital" a que ela pertence: dos profissionais que orientam sobre uma vida saudável a partir de de práticas, hábitos alimentares, exercícios, entre outros. E, sendo assim, não respeitar o isolamento, que fora proposto pela maioria dos profissionais de saúde, do qual a grande parte das pessoas sabia a importância e eficácia, não foi a escolha mais “saudável” que a moça poderia ter feito. Este fato acarretou danos irreparáveis à carreira profissional de Pugliesi, por aparentar um tipo de hipocrisia, do tipo: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. E esta imagem de “hipócrita” não é a melhor para quem constrói sua carreira e a sua vida com base em um ideal. A moça perdeu seus mais de dez anunciantes, credibilidade, seguidores e também respeito, devido ao episódio. Mas além disso, o fato implicou valores éticos e sociais, devido ao desrespeito social ao isolamento por si só. Muitas pessoas também ressaltaram a irresponsabilidade da influenciadora, já que o episódio poderia ser visto como incentivo a quebra do isolamento social, já que muitas pessoas seguem piamente suas dicas. E, ainda, o desrespeito para com as vítimas da pandemia: pessoas que perderam entes queridos, familiares, amigos, dentre outros que foram assolados pelo vírus.

A “moral da história” neste caso se refere a tomar cuidado com a imagem que você mesmo atribui para si em rede, e que caso uma imagem lhe seja atribuída, e você a queria, se esforce para mantê-la. Isto porque nem todo arrependimento do mundo salvou Gabriela Pugliesi de suas perdas financeiras e profissionais, que não destruíram completamente a vida da influencer, que fique bem claro. Há casos até em que a moça até ganhou seguidores, num movimento do tipo "adoramos odiá-la". Mas, com certeza, o episódio causou um prejuízo considerável à carreira dela. Porque as redes costumam ser lugares receptivos para quem “acerta”, mas são na mesma medida, ou ainda mais hostis para quem “desliza” de forma tão categórica e monumental. E, se hoje lhe propusessem outra vez a tal “furadinha pública”, com certeza a resposta da moça não seria um sonoro: “F*da-se a vida” mas, quem sabe um: “Acho melhor não, amigos”.

https://youtu.be/W5Lmr_1WZ54 - desculpas de Gabriela Pugliesi.

--

--