Cultura de fãs e a boyband OneDirection
- Introdução
O termo boyband, utilizado para designar grupos musicais formados por grupos de garotos, se populariza na década de 80 com grupos como Jackson Five e New Kids on the block, entretanto grupos desse gênero podem ser encontrados na história a partir da década de 50 com os quartetos de barbearia. Pouco depois, os quartetos começaram a perder sua popularidade, o que abriu espaço para uma versão nova conhecida como Doo Woop, que possui sua origem no pop e no blues e serve de inspiração para o início do que hoje conhecemos como boy bands.
Com o passar dos anos, o fenômeno das boy bands foi ganhando cada vez mais espaço na indústria musical e nos corações do público. Foi durante os anos 2000 que nomes como Jonas Brothers e One Direction ganharam seu espaço. Formada em 23 de julho de 2010 a partir do famoso programa The X factor, a banda britânica One Direction formada por Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson, Niall Horan e Liam Payne alcançou o sucesso e o reconhecimento internacional rapidamente, surpreendendo muitos e alcançando um lugar de prestígio na indústria musical.
Os então cinco integrantes da banda, que possuíam idades que variavam entre os dezesseis e dezoito anos de idade, se conheceram em cima daquele palco e logo se tornaram amigos e companheiros de trabalho. Durante sua jornada no programa, através de suas apresentações e pequenos diários de vídeos publicados semanalmente e que possuíam o intuito de não só mostrar a rotina dos garotos mas também promover seu engajamento com o público, os garotos acumularam um número surpreendente de fãs que contribuíram para sua jornada no programa e sua classificação para a final.
Esta base de fãs possibilitou a ascensão do grupo mesmo após o seu posicionamento em terceiro lugar do programa, dando o suporte e a atenção necessária para que Simon Cowell, jurado do programa e proprietário da gravadora Syco Records, assinasse com a banda rapidamente, criando assim a oportunidade da gravação do primeiro single original da One Direction, What Makes You Beautiful, seguida pela gravação de seu primeiro álbum, nomeado Up All Night. O primeiro álbum de suas carreiras chegou ao topo das paradas em diversos países e vendeu, aproximadamente, mais de cento e setenta e seis mil cópias apenas em sua primeira semana. O primeiro álbum abriu as portas também para sua primeira turnê.
Mais ainda, ao final do ano de 2012, One Direction lançou seu segundo álbum intitulado Take Me Home, o qual conseguiu o título de quarto álbum mais vendido do mundo no ano com um total de quatro milhões e quatrocentas mil cópias vendidas pelo mundo. Mais uma vez, o álbum ganhou uma turnê própria, esgotando shows por toda Europa, Austrália e América do Norte. Desse modo, a boyband que desfrutava de seu sucesso, lançou mais três álbuns no período de 2013 a 2015, Midnight Memories, Four e Made in the A.M respectivamente, contando com duas novas turnês, em uma das quais a banda se apresentou Brasil pela sua primeira vez. Também durante esse período, a banda contou com a saída de um de seus membros, Zayn Malik, e a decisão de entrar em um hiato. Assim, a partir do ano de 2015, os integrantes da banda seguem suas carreiras solo.
2. One direction e o fandom: 2010 a 2015
A palavra fã surge como uma abreviação da palavra “fanático”, que por sua vez se origina da palavra “fanaticus” em Latim, tendo como significado aquele que é louco, entusiasta e inspirado por um deus. Assim, por muitos anos, esta expressão esteve atrelada a pessoas que possuem uma admiração por algo ou alguém, defende-os e acompanhando-os fielmente de forma ingênua e possivelmente obsessiva, cumprindo apenas o papel de idolatria e suporte. Todavia, atualmente, percebe-se cada vez mais participação ativa dos fãs perante o objeto de sua admiração, confirmando cada vez mais sua importância para seu sucesso.
Como dito anteriormente, a boy band alcançou e criou uma base de fãs fiéis desde seus primórdios, o que garantiu o sucesso no início de sua carreira, porém com o passar dos anos e com a ajuda das novas tecnologias e meios comunicacionais, esta comunidade de apoio e suporte à banda conhecida como directioners cresceu de forma exponencialmente e continuou a alcançar novas pessoas por todo o mundo. Como diz Henry Jenkins:
[…] novas formas de comunidade estão surgindo: essas novas comunidades são definidas por afiliações voluntárias, temporárias e táticas, e reafirmadas através de investimentos emocionais e empreendimentos intelectuais comuns. Os membros podem mudar de um grupo a outro, à medida que mudam seus interesses, e podem pertencer a mais de uma comunidade ao mesmo tempo. [JENKINS, 2006]
Durante os cinco anos em que a banda seguia ativa no mercado musical, a criação e compartilhamento de novos conteúdos através das redes era constante, não só a partir de suas participações em talk shows e outros programas de entrevistas em diversos países pelo mundo mas também com a ativa presença dos membros da One Direction em plataformas como o Twitter e o Instagram. Dessa maneira, o grupo nutria cada vez mais sua relação com o fandom, proporcionando interações e materiais propícios para a participação dos fãs no processo de propagação de seus conteúdos.
Nessa lógica, é possível citar diversas ações através das quais a banda contou com a atuação ativa dos fãs, porém cabe aqui ressaltar apenas três atos em que esta contribuição é claramente visível. Como forma de promover o seu terceiro álbum, em novembro de 2013 a banda realizou uma livestream interativa nomeada de “1D Day”, cujo objetivo, como anunciado através de um dos membros pela plataforma Twitter, seria “devolver a agradecer aos fãs pelo suporte’’. Esta live contou com a participação de fãs por vídeo chamada, apresentações musicais e jogos interativos.
Outrossim, no ano seguinte para promover o seu quarto álbum, a One Direction juntamente com o Universal Studios Orlando, promoveu um concurso no qual fãs de todo o mundo poderiam ganhar ingressos para um show gratuito no parque, com garantia de estadia e diversas atividades envolvendo a banda.
Por fim, a banda contou também com a produção de um documentário nomeado This is Us, com estreia no ano de 2013 em cinemas por todo o globo e com valor de bilheteria em aproximadamente sessenta e oito milhões de dólares. Este produto contava com o acompanhamento da vida dos jovens durante um período de turnê, depoimentos de fãs, números musicais e com a participação da família de todos os integrantes. Desse modo, foi possível expandir ainda mais o alcance da banda, utilizando da plataforma cinematográfica e audiovisual para promover o entretenimento e engajamento dos fãs a partir de uma perspectiva mais íntima e emocional.
Esse modelo mais participativo da cultura promove uma nova visão no que tange aos consumidores, deixando de lado um pensamento errôneo de que os indivíduos que consomem tal produto são apenas espectadores ingênuos e isolados para abrir espaço para uma concepção na qual possuem um papel chave no cenário midiático. Assim, passa a se enxergar os fãs como grupos que contribuem para o compartilhamento, distribuição e reconfiguração dos conteúdos compartilhados na mídia, tornando-os indispensáveis para o sucesso e o lucro de tal produto cultural (Jenkins; Green; Ford, 2014).
Partindo desse ponto, é possível ressaltar também a participação dos fãs através do número de fanfics produzidas com a banda como um todo e seus integrantes individualmente. Com o surgimento de novas plataformas de compartilhamento de conteúdo, há também uma expansão da atuação do fandom como produtores, que se apropriam criativamente do material ou até mesmo da imagem de seus ídolos para criar e ampliar suas histórias.
Nesse âmbito é possível comentar em específico sobre a obra literária After. A coleção literária best seller da autora Anna Todd foi publicada inicialmente no aplicativo de leitura Wattpad, conhecida popularmente por ser uma plataforma para a publicação de fanfics, no ano de 2013, na qual alcançou rapidamente a marca de 1 bilhão de leituras. Certamente, parte de seu sucesso deve-se ao fato de que a obra, em seus primórdios, se tratava de uma fanfiction da banda One Direction. Atualmente, After conta não só com seis livros publicados de forma física, mas também três longa-metragem baseados em sua história.
Sobre isso, Henry Jenkins diz em seu livro Textual Poachers:Television Fans and Participatory Culture (1992) “O fandom aqui se torna uma cultura participativa que transforma a experiência de consumo de mídia em produções de novos textos e, na verdade, de uma nova cultura e de uma nova comunidade”.
3. One Direction e o fandom após hiatus
Pouco antes do aniversário de cinco anos da banda, no ano de 2015, foi anunciado que a One Direction entraria em hiatus, para a tristeza de muitos fãs. Apesar dos indícios de uma separação definitiva, directioners do mundo todo seguem esperançosos pelo retorno da boyband. Atualmente, Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson, Zayn Malik e Liam Payne, antigos integrantes da banda, seguem carreira solo e contam ainda com o apoio de seus fãs cultivados desde suas primeiras aparições na mídia.
Entretanto, o apoio aos artistas de forma individual não exclui a possibilidade de apoio a banda como um todo. Grande parte do fandom se dá por pessoas que tiveram sua pré-adolescência e adolescência marcadas por músicas compostas pela banda, porém é possível ver ainda novas pessoas começando a apoiar o grupo mesmo após sua separação. Henry Jenkins (1992) explica que a comunidade de fãs é mais do que apenas a apreciação por certo produto, há também o senso de identificação com outros e o desejo de interação e pertencimento a uma grande comunidade social e cultural. Desse modo, apesar da separação do grupo, novas pessoas se identificam com as músicas já lançadas diariamente e se tornam parte deste grande coletivo que compartilha deste mesmo sentimento, permitindo com que o fandom permaneça independentemente do status da banda.
No ano de 2020 foi possível perceber de forma nítida o impacto que a banda ainda possui para aqueles que os acompanham desde seus anos iniciais e até mesmo para aqueles que se juntaram ao fandom após a separação Naquele ano, One Direction completou 10 anos de existência e mesmo meses antes da data efetiva do aniversário, foi possível encontrar em diversas redes sociais, hashtags e publicações que remeteram a essa data.
No dia 23 de Julho, especificamente, a hashtag 10 years of One Direction chegou ao topo dos trending topics do Twitter devido a quantidade de publicações sendo compartilhadas sobre o assunto ao redor do mundo. Páginas iniciais de aplicativos como Instagram e Tiktok também foram lotadas de fotos e vídeos que retratavam os anos anteriores da banda, com publicações de fãs, jornais e outros sites de notícias como Rolling Stone, Estadão, Gshow e Isto é.
Mais ainda, aproveitando da mobilização dos fãs perante a data, a equipe da banda preparou, para a semana do aniversário, algumas comemorações especiais, como a disponibilização de pequenos vídeos na plataforma de músicas Spotify, a exibição da gravação de um show no YouTube e o lançamento de um site comemorativo, no qual os fãs seguiram uma linha do tempo da banda, com informações e diversos easter-eggs com fotos, vídeos e áudios inéditos.
Outrossim, ao final da pequena “aventura” proposta pelo website, o fã desbloqueava ainda mais conteúdos, esses agora especificamente para o compartilhamento nas redes sociais, promovendo ainda mais a divulgação da experiência concomitantemente com a da banda. Assim, “O fenômeno atual da convergência midiática veio explicitar essas relações através de estratégias de sinergia de diversos canais em rede, oferecendo ao público e realizadores diferentes formas de experiência e expressão pelas mídias.” (Massarolo; Mesquita, 2014).
4. Considerações finais
A boyband One Direction já foi e ainda é comentada por muitos como uma das maiores boybands da história, não só devido a seus números de vendas, turnês esgotadas e músicas lançadas, mas também devido ao número de pessoas e seguidores que a banda alcançou ao longo dos anos. Até hoje é possível acompanhar o número crescentes de streams em suas músicas em todas as plataformas hoje utilizadas para esse fim, com aproximadamente vinte e quatro milhões e quatrocentos ouvintes mensais no Spotify.
O estudo da cultura de fãs e da cultura da convergência pode ser encontrado de diversas maneiras dentro da indústria musical e do entretenimento, de modo que se torna um objeto de estudo de extrema importância no contexto atual. Os meios digitais de criação, compartilhamento e comunicação se tornam, hoje, chave para o desenvolvimento e o sucesso de diversos produtos culturais, como podemos ver pelo crescente número de artistas, escritores e músicos que apostam nas redes como forma de alcançar maior engajamento.
Esse ensaio buscou apresentar uma parte da influência e da importância dos fãs para este sucesso que explodiu a uma década atrás mas que até hoje se encontra presente na sociedade. É apenas através da grande comunidade de fãs, novos e antigos, e o hábito constante de reviver e relembrar essas músicas que marcaram época que a banda se mantém viva até os dias de hoje.
Referências bibliográficas
JENKINS, H; FORD, S; GREEN, J. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. Aleph, 2015.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Aleph, 2015
JENKINS, H. Textual poachers: Television fans and participatory culture. Routledge, 2012.
MASSAROLO, J. C.; MESQUITA, D. Reflexões teóricas e metodológicas sobre as narrativas transmídia. Lumina, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. DOI: 10.34019/1981–4070.2014.v8.21123. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21123. Acesso em: 18 ago. 2021.
RECUERO, R. À guisa de introdução: problematizando fãs e fan fictions 20 anos depois.
SIGILIANO, D.; BORGES, G. Competência midiática e cultura de fãs: análise do Twittertainment na social TV brasileira. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 254–273, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982–677X.rum.2019.147789. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/147789. Acesso em: 16 ago. 2021.
1D day. Disponível em: https://onedirection.fandom.com/wiki/1D_Day (Acesso em 17/08/2021)
Win A Trip To Universal Orlando® Resort To See 1D Live!. Disponível em:https://www.seventeen.com/celebrity/a25364/one-direction-universal-orlando-contest/ (Acesso em 17/08/2021)