Cultura de fãs e competência midiática

MELINA SIMÃO PENGO
DIG&TAL
Published in
3 min readOct 12, 2020

Competência midiática e cultura de fãs

A competência midiática é a capacidade de acessar, analisar, avaliar e comunicar os conteúdos usando as mídias disponíveis, ou seja, é a capacidade de interagir com aquele conteúdo utilizando os recursos que as mídias nos proporcionam. Pensando nisso, estabelecemos uma conexão direta com a chamada “cultura de fãs”, que é basicamente o envolvimento e o engajamento do público para com determinado conteúdo.

Trazendo para um contexto mais atual, podemos afirmar que as redes sociais impulsionaram muito essa relação estabelecida entre produto e consumidor, tornando o contato mais fácil e direto. Dentro da competência midiática, duas dimensões se destacam: a Dimensão da Linguagem, definida como a capacidade de interagir, se expressando e modificando os produtos existentes, dando a eles novos significados (como por exemplo a criação de perfis fictícios) e a Dimensão de Processos de Produção e Difusão, que é a capacidade de selecionar mensagens e dar a elas novos significados (como por exemplo a criação de memes, que traz humor e coloca em circulação um novo texto, atraindo públicos que ainda não conhecem o produto citado).

Pensando na primeira dimensão, vamos trazer o foco para uma interação de fãs mais especifica: a fanfic. Os chamados “mundos possíveis” são uma construção do leitor que, segundo Eco (1986), constrói o seu próprio sentido à medida que uma narrativa avança. Conhecendo o produto (seja um filme, série, livro, etc) o fã constrói hipóteses que podem ou não ser confirmadas. Estamos falando de possibilidades de desenvolvimentos que podem ser consideradas pelos autores, ou imaginadas e criadas pelos fãs. É o deslocamento dos personagens de sua história original para uma história inventada, que pode ou não ter alguma semelhança com o enredo principal.

Um exemplo disso é a fanfic (incrível, por sinal) “Now or Never” escrita pela youtuber e criadora de conteúdo digital Alice Aquino, sobre a série da Netflix “Julie and the Phantons”). Na história original, três integrantes da banda Sunset Curve morrem e aparecem como fantasmas vinte e cinco anos depois e acabam em uma nova banda com uma garota chamada Julie. O guitarrista Luke e a Julie gostam um do outro, mas o romance não aconteceu nessa primeira temporada.

Capa da história (feita pela própria Alice)

Mas como os fãs não perdem tempo, um casal não oficial da série é composto pelo Luke e pelo baixista Reggie, que também têm muita química tocando juntos. Isso definitivamente foi um dos assuntos mais comentados pelos fãs no twitter após o lançamento, no dia 10 de setembro desse ano.

Sinopse da fanfic.

E a fanfic “Now or never” (nome de uma das músicas da banda) explora justamente esse lado da história. Com trilha sonora e várias citações de músicas da banda 5 seconds of summer, Alice escreve sobre um triângulo amoroso formado pelos três integrantes (fantasmas na versão original) Luke, Reggie e Alex, o baterista. Detalhe: nessa história a Julie nem aparece. Não restam dúvidas de que esses garotos conquistaram e muito o coração dos fãs, principalmente os brasileiros, considerando que essa série e uma adaptação de uma série brasileira. A fanfic está sendo publicada na plataforma Wattpad, que é voltada justamente para a publicação de histórias, e também no Twitter, que é onde estão a maioria dos fãs e a interação com a autora (@alicesaquino) é mais fácil.

Perfil da Alice no Wattpad.

--

--