O universo da Turma da Mônica

Açucena Arbex
DIG&TAL
Published in
5 min readNov 9, 2020

O extenso universo da turma da Mônica criado pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa, iniciou-se com tirinhas em um jornal em 1956, onde apareciam apenas dois personagens: Bidu e Franjinha. A partir dos anos 1960 foram criados os personagens considerados principais: Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica. Desde então, a turma da Mônica foi expandindo e ganhando novos personagens de outros núcleos e turmas diferentes, que fazem parte de um mesmo universo das revistas em quadrinhos. Como apresenta Yvana Fechine: “É nessa “mídia regente” que se desenvolve o texto de referência (um programa narrativo principal) a partir do qual se dão os desdobramentos e articulações.” (FECHINE e col. 2013, p. 29)

Personagens da Turma da Mônica. Fonte da imagem: https://static.quizur.com

O mundo da turma da Mônica se expandiu no decorrer dos anos não somente em relação aos personagens, mas em seus múltiplos formatos, formas e plataformas, que possibilitou a aproximação e interação do público consumidor. O que Fechine define como transmidiação sintetiza o desenvolvimento e criação de Mauricio de Sousa:

“Entendemos transmidiação como um modelo de produção orientado pela distribuição em distintas mídias e plataformas tecnológicas de conteúdos associados entre si e cuja articulação está ancorada em estratégias e práticas interacionais propiciadas pela cultura participativa estimulada pelo ambiente de convergência.” (FECHINE e col. 2013, p. 26)

A construção de todo esse universo ficcional, se deu a partir dos gibis e foi através das publicações que inicia-se o processo de contar essas histórias em outros suportes e formatos. Surgem então, os filmes e desenhos animados inspirados nas HQ’s. No início foram lançados em VHS, posteriormente em DVD, na TV por assinatura, cinema e acompanhando a evolução da exibição audiovisual online, as produções encontram-se presentes também na plataforma de streaming Netflix e alguns episódios estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube da Turma.

Destaca-se que em 2008 foi criado o gibi em estilo mangá (HQ’s originárias do Japão) da Turma da Mônica Jovem. Segundo Maurício de Sousa, o desejo da transformação dos personagens era um pedido dos leitores através das redes sociais, então o desenhista aproveitou-se disso para criar esse novo universo independente, onde a turma é adolescente e vive aventuras que misturam fantasia e os dramas da idade. Pode-se dizer que a Turma da Mônica Jovem teve seu início através da Cultura Participativa, definida por Jenkins como a diluição das fronteiras entre produtor e consumidor, visto que o cartunista afirma em uma entrevista:

“Em alguns momentos, durante a criação da Turma da Mônica Jovem eu cheguei a mudar roteiros e nomes de personagens com as informações que recebia nas redes sociais.” (SOUSA, Mauricio. Mauricio de Sousa fala sobre o
sucesso da Turma da Mônica Jovem. Entrevista concedida ao site R7,agosto, 2012)

Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem. Fonte da imagens: google imagens com alterações da autora

Ainda em relação a Cultura Participativa, ressalta-se a interação com público e construção colaborativa de conteúdos nas redes sociais da marca Turma da Mônica: Facebook, Instagram e Twitter.

“A expressão cultura participativa contrasta com noções mais antigas sobre a passividade dos espectadores dos meios de comunicação. Em vez de falar sobre produtores e consumidores de mídia como ocupantes de papéis separados, podemos agora considerá-los como participantes interagindo de acordo com um novo conjunto de regras, que nenhum de nós entende por completo.” (JENKINS, 2009, p.28)

Outros desdobramentos que se deram a partir desse vasto universo transmidiático, proporcionam diferentes experiências, que podem ser vivenciadas e adquiridas pelos admiradores e fãs da Turma. Produtos que levam o nome e a imagem da marca, como, brinquedos, jogos, itens de papelaria, roupas, produtos alimentícios e múltiplos objetos utilitários.

Produtos Turma da Mônica. Fonte das imagens: google imagens com alterações da autora

Parque da Mônica, localizado em São Paulo, é um espaço cheio de atrações interativas relacionadas ao mundo dos personagens.

Fonte da imagem: parquedamonica.com.br

Visita ao estúdio de produção e criação de todo o universo da turma, localizado na mesma cidade do parque, proporciona uma imersão pela concepção e desenvolvimento das histórias.

Fonte da imagem: viajaresimples.wordpress.com

Destaca-se também uma parceira com o projeto “Dentro da História”, que possibilita a experiência de criar um livro personalizado onde o expectador é protagonista da história junto com seus personagens favoritos. Embarquei nessa experiência e criei meu avatar para um Gibi onde sou a protagonista, agora também faço parte do universo da Turma Mônica.

Autora dentro da história da Turma da Mônica. Fonte da imagem: https://www.dentrodahistoria.com.br/turma-da-monica

Recentemente Maurício de Sousa anunciou, que está preparando um projeto para criar histórias da Turma da Mônica adulta, com temáticas mais maduras e contemporâneas. Esse projeto afirma que esse universo transmidiático brasileiro, transitará ainda entre muitas criações, histórias, gerações e está sempre se expandindo.

Referências:

FECHINE, Yvana e col. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. Estratégias de transmidiação na ficção televisiva brasileira, Porto Alegre, v.3, p. 19–60, out. 2013. Disponível em: http://especial.globouniversidade.redeglobo.globo.com/livros/ficcao_televisiva.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008. (trad. Susana Alexandria). Disponível em: http://www2.eca.usp.br/Ciencias.Linguagem/L3JenkinsConvergencia.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.

MSP- Mauricio de Sousa. Turma da Mônica, 2020. Disponível em: http://turmadamonica.uol.com.br/home/#aovivo. Acesso em: 24 out. 2020.

RIBEIRO, Lara. Turma da Mônica como Cultura da Convergência, Cultura Participativa e Narrativa Transmidiática. Labcon, 2019. Disponível em: http://labcon.fafich.ufmg.br/turma-da-monica-como-cultura-da-convergencia-cultura-participativa-e-narrativa-transmidiatica/. Acesso em: 24 out. 2020.

SOUSA, Mauricio. Mauricio de Sousa fala sobre o sucesso da Turma da Mônica Jovem. Entrevista concedida ao site R7, agosto, 2012. Disponível em: https://entretenimento.r7.com/jovem/noticias/mauricio-de-sousa-fala-sobre-o-sucesso-da-turma-da-monica-jovem-20120830.html?question=0. Acesso em: 24 out. 2020.

A História da Turma da Mônica. Escola Pró Arte, 2019. Disponível em: https://escolaproarte.com.br/historia-da-turma-da-monica/. Acesso em: 24 out. 2020.

Redação da Rádio Bandeirantes. Aos 85 anos, Mauricio de Sousa diz que prepara “Turma da Mônica adulta”. Uol, 2020. Disponível em: https://www.band.uol.com.br/entretenimento/aos-85-anos-mauricio-de-sousa-diz-que-prepara-turma-da-monica-adulta-16314361. Acesso em: 07 nov. 2020.

--

--