¿Tú eres Rebelde?

Laura Botaro
DIG&TAL
Published in
6 min readAug 20, 2021

RBD Maníacos: Um estudo sobre a presença da cultura participativa no fandom de “Rebelde”

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar e entender o comportamento do fandom de Rebelde em relação à novela e à banda.

É fato que existem diversos tipos de fandoms e para cada há uma determinada comunidade e assuntos pré-estabelecidos a serem debatidos de maneiras distintas, mas, o comportamento e as relações com as diferentes redes são parecidos, por isso, a escolha de um único objeto de estudo para entendermos mais a fundo sobre conceitos aplicáveis como a Cultura de fãs e a Cultura Participativa, ambos conceitos do pesquisador Henry Jenkins.

SOBRE REBELDE

Rebelde é uma telenovela mexicana que surgiu, ao contrário do que muitos pensam, após uma história original criada na Argentina, intitulada de Rebelde Way. Diferente da versão mexicana, a novela argentina teve apenas quatro protagonistas e duas temporadas, totalizando 318 capítulos.

A adaptação “Rebelde” foi criada pelo produtor Pedro Damián e por toda sua equipe, incluindo escritores, produtores, diretores e outros profissionais de diversas áreas, sendo transmitida originalmente de 2004 à 2006 pela rede de televisão Las Estrellas. A novela conta com 440 capítulos distribuídos em três temporadas, onde é narrado a vida de adolescentes de classe alta que estudam no colégio Elite Way School, onde funciona como um semi-internato.

Os temas retratados em Rebelde são dramas típicos da juventude, como conflitos familiares, os primeiros amores, alcoolismo, bullying, as exigências de seguir os padrões de beleza impostos pela sociedade, e vários outros.

Em um primeiro momento, a novela era protagonizada por Anahí, Alfonso Herrera, Dulce María e Christopher Uckermann, que interpretavam Mia Colucci, Miguel Arango, Roberta Pardo e Diego Bustamante, respectivamente, porém, pouco tempo depois mais dois protagonistas foram introduzidos, sendo Christian Chávez (Giovanni Mendéz) e Maite Perroni (Lupita Fernandéz), que rapidamente conquistaram o coração dos fãs, e a novela logo se tornou um sucesso.

Dentro da novela, os protagonistas formam uma banda e, por sugestão de Lupita e Miguel, é nomeado de RBD. O sucesso foi (e continua sendo) tão grande que, o que era pra ter ficado só na ficção, ganhou vida e conquistou o mundo todo.

O LEGADO DE REBELDE

“Yo digo R tu dices BD: RBD, RBD” (RBD)

Como foi dito anteriormente, Rebelde saiu das telinhas e migrou para a vida real. A banda “RBD” se tornou um fenômeno pop mexicano no mundo e o maior da música Latina. O grupo conquistou múltiplos discos de platina, ouro e diamante, visitou mais de 23 países em 116 cidades, incluindo o Rio de Janeiro, onde reuniu milhares de pessoas que vibraram com o sucesso mexicano. Além disso, o RBD vendeu mais de 66 milhões de discos, 17 milhões em vendas digitais, 4 milhões de DVDs e 2 milhões de ingressos.

Como foi dito anteriormente, Rebelde saiu das telinhas e migrou para a vida real. A banda “RBD” se tornou um fenômeno pop mexicano no mundo e o maior da música Latina. O grupo conquistou múltiplos discos de platina, ouro e diamante, visitou mais de 23 países em 116 cidades, incluindo o Rio de Janeiro, onde reuniu milhares de pessoas que vibraram com o sucesso mexicano. Além disso, o RBD vendeu mais de 66 milhões de discos, 17 milhões em vendas digitais, 4 milhões de DVDs e 2 milhões de ingressos.

Entre as músicas de sucesso estão: “Sálvame”, “Rebelde”, “Énséñame”, “Nuestro Amor”, e muitas outras.

A banda acabou em agosto de 2008, mas a novela deixou um grande legado, e, apesar de ser uma adaptação, levou inspiração para a criação de outras versões, o Rebelde Brasil é uma delas. A versão brasileira conta com 410 capítulos, mas com baixos índices de audiência. Foi transmitida pela Rede Record de 2011 a 2012, e teve duas temporadas. Outros países também fizeram suas versões, como Portugal e Índia, mas nenhuma superou o sucesso da novela mexicana.

O FANDOM

Primeiramente, é importante entendermos o conceito de “fandom”. Fandom é a junção de duas palavras em inglês: “fan” (fã) e “ kingdom” (reino), ou seja, “reino dos fãs” traduzido para o português. Para Jenkins (2010), a expressão fandom se refere às estruturas sociais e práticas culturais criadas para os mais apaixonados consumidores de propriedades da mídia de massa.

É fato dizer que, com o avanço das novas tecnologias e da internet, houveram mudanças radicais na forma de se produzir informação, contribuindo para uma rápida propagação de conteúdos. Podemos entender esse conceito aplicado à ideia de se fazer parte de um fandom, e isso significa que a distância se torna irrelevante quando estamos inseridos no meio digital, onde somos vizinhos de toda população mundial e conseguimos nos engajar diretamente com essa comunidade.

Segundo Bennett (2014), tais mudanças tecnológicas facilitam os fãs a produzir, compartilhar e participar desse universo.

Retornando ao RBD, o fandom se mostra, até hoje, muito carinhoso e apegado com os personagens. Conhecidos como “RBD Maníacos”, eles interagem bastante entre si pelas redes e são ativos. De fato, podemos explicar o comportamento desses fãs a partir dos conceitos de “cultura participativa”, abordada por Henry Jenkins (2006).

Segundo o autor (2006), a cultura participativa define um consumidor como um espectador ativo, capaz de contribuir para tais comunidades dentro das diversas redes com sua participação, além de ter a capacidade de questionar e de tomar decisões. Jenkins afirma:

“O fandom é uma das manifestações mais representativas da cultura participativa.”

Para exemplificar a presença dos fãs de Rebelde na mídia, usaremos como exemplo dois portais de notícias do grupo, onde alguns participantes do fandom publicam sobre os passos de cada membro do RBD.

No dia 4 de Outubro de 2019, os fãs levantaram uma Hashtag no twitter para comemorar os 15 anos do primeiro episódio da novela, e usaram “#5AñosRBD “, onde alcançaram o primeiro lugar no Trending Topics. Nesse movimento foi recordado momentos nostálgicos e marcantes do grupo.

Em dezembro de 2020, o twitter voltou a ser casa de várias interações dos fãs de RBD, isso porque foi realizado uma live, onde participaram quatro integrantes da ex-banda: Anahí, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Maite Perroni. Eles cantaram suas músicas de sucesso e mataram a saudade de muita gente!

Além disso, é importante citar a influência que a banda ainda tem atualmente, e várias cidades se aproveitaram disso para divulgar a vacinação contra a COVID-19 para todos os jovens, destacando a importância de todas as idades vacinarem.

CONCLUSÃO

É notório a contribuição dos estudos de Henry Jenkins para compreendermos o comportamento dos fãs e como eles se mostram relevantes para a propagação de um conteúdo para diversas redes e pessoas. A presença do fandom na mídia se mostra de extrema importância por ser um espaço aberto para discussões e compartilhamento de experiências diversas, visto que cada pessoa tem uma vivência diferente em ser fã.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

https://www.latinosbrasil.com/precisamos-falar-sobre-a-novela-rebelde/

https://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2016/resumos/R53-0440-1.pdf

https://www.portalintercom.org.br/anais/sul2015/resumos/R45-0548-1.pdf

https://observatoriodoaudiovisual.com.br/cultura-de-fas/

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-13092016-103552/publico/CLARICEGRECOALVES.pdf

https://www.significados.com.br/fandom/

https://medium.com/@TRIOGROUP/porque-fandoms-s%C3%A3o-mais-importantes-do-que-voc%C3%AA-imagina-cf8ed0637b38

https://www.orkut.br.com/MainCommunity?cmm=13266

--

--