Viria: de fenômeno da fanart a ilustradora oficial.

Ana Paula Oliveira
DIG&TAL
Published in
3 min readNov 30, 2020

Em 2010, a ucraniana Viktoria Ridzel postou sua primeira fan art relacionada as sagas de literárias de Rick Riordan, até o momento os livros não tinham nenhum tipo de ilustração além das capas, que sempre optavam por manter as personagens distantes e com rostos sombreados. As ilustrações da jovem, que assinava como Viria, publicadas em seu perfil do Tumblr e Deviant Art se tornaram rapidamente populares, apesar de ainda não muito profissionais , passaram a ser utilizadas como referência para muitos dos leitores que acompanhavam o lançamento dos livros e faziam parte do fandom.

No entanto, em 2012, com a publicação de “Os Diários do Semideus” , um livro complementar a saga “Os Heróis do Olimpo”, o autor e os editores da saga contrataram Antonio Caparo para ilustrar alguns dos personagens chave da franquia.

As ilustrações não foram do agrado dos fãs, e, claro, a jovem viu a sua oportunidade com a revolta dos fãs nos fóruns e redes sociais, passou a publicar como ela representaria os personagens da saga. Não demorou muito para que as suas artes aumentassem exponencialmente de qualidade e recebessem enorme reconhecimento nas redes.

Viktoria era uma representante influente do fandom, e por si só seu trabalho é uma demonstração de literácia midiática do mesmo, onde a mesma se apropriou da obra e tornou-se curadora e criadora de novas ilustrações para a mesma. Se utilizando de base as críticas e colaboração do resto do fandom.

Em “Fannish Reading”, Jenkins aponta a capacidade dos fãs de interpretas, avaliar, analisar, se expressar e modificar os conteúdos já existentes, e assim, com seus desenhos e junto ao apoio do fandom viria ascendeu de uma ilustradora informal de fanarts para, em 2017, ser contratada oficialmente por Rick Riordan para fazer a artes oficiais de suas sagas e de seu site.

Referências Bibliográficas:

Fannish Reading (Jenkins, 1992)

--

--

Ana Paula Oliveira
DIG&TAL
Writer for

Estudante de Comunicação, apaixonada pelo conteúdo infanto-juvenil e educativo.