Glacial Simulacra

ENSAIO de Leco Jucá, Pré-Selecionado

Glacial Simulacra é a segunda parte de um ensaio fotográfico de dois volumes … O volume 01 é constituído de 50 fotografias, se chama “Ilse´s Savannah”, uma odisseia antropológica guiada por Dra. Ilses’s Walker, uma zoologa sueca doutora em mamíferos aquáticos, umas das fundadoras do INPA.

Neste primeiro volume ocorreu uma exploração do real, os fatos fazem parte da rotina, e as fotografias são o espectro, o reflexo, uma breve narrativa sobre a vida, sobre a Fauna e flora, construindo o irreal.

As iamgens deste projeto são todas coloridas, filme 35mm, fotografadas na selva amazônica, na Grand Savana venezuelana e colombia

O segundo, em B & W, (o que estou enviando) foi registrado em Manaus, à noite, e tem o título de “Glacial Simulacra”.

Então, a noite cai, a fauna tem luz artificial e a savana está acordada, assim com suas sombras, refletidas em muros, recriadas no cimento da cidade.

Manaus é um lugar peculiar, a dormência obedece ao ritmo do rio, suavemente constante, a cidade flui.

Manaus é uma cidade invisível, como as cidades de Calvino, sempre uma nova cidade, a cada alvorecer.

Este ensaio trata questões sobre a cidade, questões sobre a influência da floresta poética, a selva dos caboclos e suas idas a cidade, sobre a capital, o reflexo da cidade Diamante, Fauna, paisagens, espaços, pessoas, a noite..

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.