
Jaguares em Transição ao Terceiro Milênio
ENSAIO de Livia Radwansky, Pré-Selecionado
Os Jaguares estão em trânsito para o Terceiro Milênio. No município distante de Cavalcante, localizado no estado de Goiás, a 320 kms de Brasilia, se encontra o Templo do Vale do Amanhecer, regido pelo ministro intergaláctico Arizan e administrado pelo Seu Jonas.
Os devotos da doutrina, que se denominam Jaguares, tem a máxima função de colocar em prática suas habilidade mediúnicas para limpar a Terra de espíritos aflitos ou obsessivos que deambulam em frequências terrenais como energias que não se transmutaram e que afetam psicologicamente e fisicamente as pessoas de maneira cotidiana.
Englobando um poupurri de creças que incluem religiões tradicionais como o cristianismo, o budismo, a kaballah no judaismo; elementos espirituais como o espiritísmo de Alan Kardec e o animismo tradicional de tribus africanas conhecido como a Umbanda, somando uma pitada de New Age e a comunicação com seres intergaláticos, o Vale do Amanhecer virou referência e alternativa popular para o desenvolvimento espiritual e existencial em vários municípios periféricos do Brasil, os quais têm sido invadidos pela crescente febre Evangélica.
Fundada em 1969 na cidade satélite de Planaltina pela camioneira Neiva Chaves, conhecida como a Tia Neiva, o Vale do Amanhecer foi fundado para servir como um refúgio para pessoas com maiores sensibilidades mediúnicas e que precisavam canalizar esta energia. Hoje em dia há mais de 600 templos em todo o mundo incluindo Japão, Portugal, Estados Unidos e França.
Focar em rituais espirituais comunitários que não tem a funcao de evangelização e comercialização da fé e que abarca uma amalgama de práticas tradicionais, é um labor mais do que necessário neste momento histórico. Esta é uma aproximação da doutrina a través de alguns de seus elementos e espacos simbólicos, detalhes de rituais executados em datas específicas e celebracoes rutidnárias. Um zoom intimista em alguns dos artefatos e sujeitos que constituem o Vale do Amanhecer, esta série tem a intenção de mostrar a busca do ser humano por pertencer a uma comunidade e ritualizar estes encontros públicos.










