Young Cairo

Paraty Em Foco
Aug 22 · 3 min read

ENSAIO de Vitor Queiroz, Finalista

O julgamento surge de forma fácil mas a vida nem sempre percorre caminhos tão óbvios. Formar uma opinião antes de tentar perceber uma realidade é um padrão que vem da separação e falta de comunicação entre diferentes camadas da sociedade, com origens distintas. É precisamente o futuro que pode mudar, se desacelerarmos os nossos julgamentos e honrarmos o mundo multicultural verdadeiramente rico e notável em que vivemos.

Young Cairo é um projecto de fotojornalismo/documentário social, que conta a história de “Cairo”, um jovem de 21 anos originário do Sudão do Sul mas que cresceu no coração de Sydney, Austrália, num dos bairros, agora, mais gentrificados da cidade. Músico de hip hop, que como toda a gente está imerso na agitação da vida quotidiana, tentando o seu melhor para ser um filho, um irmão, um tio, um adulto e um músico profissional.

Um olhar para um mundo onde modelos familiares e sociais se precipitam sobre um fundo social que actua como uma lente amplificadora, revelando os conflitos que adolescentes e jovens adultos enfrentam hoje em dia, em todas as diferentes nuances de um indivíduo como qualquer um de nós.

Cairo chegou à Austrália com 1 ano de idade em 1999 com a sua família fugindo da guerra no Sudão do Sul e deixando parte dos seus irmãos e irmãs para trás, com estatuto de refugiado. Hoje em dia a Austrália aceita um número muito limitado de refugiados e tem centros de detenção em ilhas do pacífico, como Nauru e Manus. Estas políticas têm deixado muito latente a divisão entre a sociedade e algumas minorias étnicas e acentuando a diferença entre classes sociais, queixando se parte dos média e partidos políticos de que estas pessoas não são uma mais-valia para o país, no entanto as novas gerações como Cairo são já australianos e a integração é um assunto muito delicado e complexo para se desconstruir de forma simplificada.

Tal como Cairo, eu fui um jovem que deixou o seu país de origem para procurar um novo mundo além fronteiras, embora por razões bem distintas, também tive de ultrapassar barreiras que são silenciosas para a maioria da sociedade e que apenas se manifestam para grupos de pessoas em circunstâncias específicas. Este olhar emocionalmente próximo mas subjectivo tem sido o ponto de visto sobre esta história que ainda agora começou.

Cairo foi detido recentemente e espera julgamento, mesmo sendo muito jovem, ele é a figura masculina mais forte na sua família, que espera ansiosamente pelo seu regresso a casa para estabelecer algum equilíbrio na sua realidade.

Confira todos os Pré-Selecionados na Convocatória Portfólio em Foco 2019!

Convocatória Portfólio em Foco 2019

Trabalhos pré-selecionados na Convocatória Portfólio em Foco, realizada pelo Festival de Internacional Fotografia Paraty em Foco

Paraty Em Foco

Written by

Convocatória Portfólio em Foco 2019

Trabalhos pré-selecionados na Convocatória Portfólio em Foco, realizada pelo Festival de Internacional Fotografia Paraty em Foco

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade