Deborah Indica

Deborah Conde
CoolHow Creative Lab

--

Nesses dias pra trás, lendo um dos muitos blogs que acompanho, me deparei com um vídeo da Box 1824 sobre uma nova tendência de consumo, o Lowsumerism. O conceito propõe o desenvolvimento de um consumo responsável em três passos:

1 — Sempre pensar antes de comprar.

2 — Buscar alternativas de menor impacto para os recursos naturais, como trocar, consertar e fazer.

3 — Viver somente com aquilo que é realmente necessário.

Bom, quem me conhece um pouco sabe que eu sou deveras curiosa, apaixonada por tendências e novos comportamentos e, principalmente, a louca das compras. E isso me impactou.

Estamos falando sobre uma nova era do consumo que afeta a publicidade diretamente, em que o que importa é o equilíbrio, a consciência, pensar primeiro no meio ambiente e não só comprar por comprar, derrubando por terra todo o consumismo exacerbado. O status agora não é posse e sim acesso. Afinal, Lowsumerism não significa parar de consumir, mas remodelar os desejos e reduzir o excesso.

Enfim, já comecei meu processo de reflexão sobre o que eu realmente preciso x o que eu quero e estou ansiosa para ver como algumas grandes marcas vão lidar com essa mudança. Espero que todos fiquem tão impactados quanto eu.

--

--