Aprendizado Exponencial

Entender a forma como você aprende e suas múltiplas inteligências pode determinar sua sobrevivência no mercado de trabalho.

Thiago Ribeiro E Freire
coollab
4 min readJul 11, 2018

--

O mundo VUCA , blockchain, Machine learning, IoT, são temas relacionados a um tema central que permeia tudo, ou quase tudo, que lidamos hoje e vamos tratar amanhã: a exponencialidade.

Nota do autor: Conheci o termo através da Singularity University e de um dos fundadores, Peter Diamandis (autor do Livro “Abundância”) — tem um TED dele explicando o conceito aqui.

Desde o início da civilização, o mundo era LOCAL e LINEAR (porque antes da globalização cada povo se conectava através do transporte disponível, a caminhada, e porque antes das tecnologias mais recentes a evolução das coisas era muito lenta e crescia num ritmo linear).

De algumas décadas para cá, o mundo passou a ser GLOBAL (porque as tecnologias fizeram com que cada canto do mundo passasse a viver o mundo como um todo) e EXPONENCIAL (porque as tecnologias recentes fizeram com que a evolução das coisas ficasse muito rápida e crescesse num ritmo exponencial).

Entenda melhor:

LINEAR x EXPONENCIAL

LOCAL x GLOBAL

Isso explica por que a Quarta Revolução Industrial , essa que estamos vivendo, é mais acelerada do que as anteriores, segue a velocidade exponencial.

Tendências tecnológicas, criarão muitas novas posições de trabalho multifuncionais para as quais os funcionários precisarão de habilidades técnicas, sociais e analíticas.

Por uma estimativa popular, 65% das crianças que entram nas escolas primárias hoje em dia acabarão por trabalhar em novos tipos de emprego e funções que ainda não existem — Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Trabalho

A maioria dos sistemas educacionais existentes em todos os níveis oferece ensino altamente compartimentado e dá continuidade a várias práticas do século XX que estão atrapalhando o progresso dos talentos atuais e gerando impacto nas questões do mercado de trabalho.

Em uma sociedade exponencial é necessário que nossa capacidade de aprender, reaprender, desaprender deve seguir o mesmo ritmo.

Aprender Exponencialmente

o advérbio exponencialmente tem, no dicionário, a seguinte definição: «A um ritmo ou com um índice progressivo e cada vez mais elevado.»

Para isso, é necessário que você seja capaz de identificar sua forma de aprender, quais estratégias e ferramentas você pode usar para potencializar a aprendizagem, em velocidade, profundidade e retenção. Ser capaz de fazer a curadoria do conhecimento — separar o que presta do que não presta — , ter pensamento crítico e clareza para ampliar e aprofundar o conhecimento onde importa e abrir mão de outros assuntos aprendidos anteriormente, que deixaram de ter importância, de acordo com o contexto. Criar repertório mutável conforme a necessidade.

Sugiro que o primeiro passo seja identificar suas inteligências mais predominantes.

Segundo estudos de Howard Gardner e outros colaboradores da Universidade de Harvard, somos dotados de 7 inteligências:

  1. musical
  2. linguística
  3. lógica-matemática
  4. interpessoal-intrapessoal
  5. naturalista
  6. corporal-cinestésica
  7. espacial

Posteriormente, outras inteligências foram sugeridas (espiritual, existencial, moral), mas Gardner não incluiu na sua lista original.

Quer conhecer suas múltiplas inteligências? Faça o teste aqui.

https://br.pinterest.com/pin/294071050655055457/

O segundo passo é refletir e identificar como você aprende.

Em 1984, o educador David Kolb apresentou um estudo onde identifica que podemos mapear o processo de aprendizagem sobre dois eixos: Processamento (como fazemos as coisas) e Percepção (como pensamos sobre as coisas). Para estruturar seu pensamento, ele criou um ciclo de aprendizagem.

Kolb complementa os estudos descrevendo o processo de aprendizagem tendo como base um ciclo contínuo de quatro estágios: Experiência Concreta (agir), Observação Reflexiva (refletir), Conceitualização Abstrata (conceitualizar) e Experimentação Ativa (aplicar).

Passar por cada um deles é uma forma de refletir sobre o seu aprendizado. — KOLB, C.A.

Kolb também definiu quatro estilos de aprendizagem, que são: divergente, assimilador, convergente e acomodador. Os estilos de aprendizagem são preferências na forma de perceber, organizar, processar e compreender a informação.

Faça o teste aqui.

https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Modelo-de-Kolb-1984_fig1_266616100

Com base nessas teorias e aplicando essas ferramentas você já começa a ampliar sua capacidade de perceber e modificar seus processos de pensamento.

O psicólogo americano, John H. Flavel, um dos fundadores da psicologia social cognitiva do desenvolvimento, foi um dos primeiros psicólogos a estudar as formas pelas quais as crianças pensam e sobre seus processos de pensamento. O que ele chamou de metacognição.

Metacognição — Etimologicamente, a palavra metacognição significa para além da cognição, isto é, a faculdade de conhecer o próprio ato de conhecer, ou, por outras palavras, consciencializar, analisar e avaliar como se conhece.

Flavel descreve a metacognição como o processo mental por meio do qual outras atividades mentais se tornam alvo de reflexão.

Você reflete sobre o seu processo de aprendizagem?

Estar atento às suas práticas o levará a evoluir sua capacidade de aprender, será capaz de melhorar sua performance, ou seja, aumentar a velocidade, a profundidade e a habilidade de retenção de informações relevantes e de esquecer o que já não é importante.

Já parou pra pensar nisso?

O quanto você conhece sobre sua forma de aprender?

Quais são as estratégias e ferramentas que fazem parte do seu aprendizado?

Acompanhe por aqui se quiser saber mais sobre esses e outros assuntos.

Quem quiser se conectar comigo faça por aqui ou no LinkedIn.

Nota do autor: mais referências sobre aprendizado exponencial no canal do Carlos Nepomuceno, no YouTube — aqui. ou em inglês aqui e aqui.

--

--

Thiago Ribeiro E Freire
coollab

Professor | Mestre em Gestão da Economia Criativa | Pesquisador em Design de Experiências e Estratégias de Inovação | Facilitador |Designer de aprendizagem