Marina Abramovic black and white

Lady Gaga e Marina Abramovic preto no branco.

Damiana Vasconcellos
Sobre cor

--

Marina Abramović é a performer artist mais pop do momento. Depois de se juntar à Jay-Z e Lady Gaga, seu ambicioso projeto MAI — Marina Abramović Institute — que custará cerca de 20 milhões de dólares já conseguiu um pouco mais de U$ 400,000 dos U$ 600,000 que ela pretende arrecadar nesta primeira etapa.

Depois de sua performance que virou até documentário, “The Artist Is Present” (2010) realizada no MoMA na qual ela ficou 736 horas sentada olho no olho do público que se revezava à sua frente e que teve 1500 visitantes, ela percebeu que as pessoas desejavam fazer parte da experiência e que isso realmente deveria ser aproveitado.

Gaga que visitou a exposição em 2010, foi testar a técnica e passou três dias no estúdio de Marina em Hudson. Antes dela, Jay-Z se inspirou e lançou “Picasso Baby — A performance Art Film” propondo uma conexão direta do artista com diferentes públicos.

O mood da Marina Abramović é performance, é espírito, é tridimensional, é desafio, é arte…é branco e preto. Suas cores preferidas. Preto e branco, os opostos perfeitos.

As três imagens possuem os mesmos tons: nude, marrom, cinza, branco, preto, tonalidades neutras e suaves, que permitem assim, o destaque das performances.

Em uma das cenas do vídeo, Lady Gaga se conecta completamente com os cristais transparentes quase brancos. O nude é a paleta dominante, o clima é de conexão espiritual, concentração. Gaga atinge um outro universo energético.

The Abramovic Method Practiced by Lady Gaga

Já com Jay-Z a história é diferente, em direta referência à performance de Marina e inclusive mantendo a sua paleta de cores, toda a sua pulsão rapper se destaca em um cenário neutro. Marina se eleva do palco branco em sua túnica preta, encostando sua testa na do cantor, como um elo, reforçando a experiência.

JAY Z “Picasso Baby: A Performance Art Film”

Texto publicado originalmente em 16 de agosto de 2013.

--

--