O início da caminhada das Lobas na Serie A

Alexandre Vinicius
Coração de Roma
Published in
2 min readAug 22, 2020

Fundado em 2018, o time feminino da Roma vai reencontrar, neste domingo o Sassuolo na abertura da temporada 2020/21. Há dois anos, o clube Neroverdi venceu, por 3 a 2, as Lobas comandadas por Betty Bavagnoli. Para quem não se lembra, aquela foi a primeira partida disputada pela equipe feminina da Roma. No revés, Annamaria Serturini anotou o histórico primeiro gol do clube giallorossi.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a temporada 2019/20 foi suspensa na 16ª rodada, sendo posteriormente cancelada. A Roma terminou na 4ª posição, com 34 pontos — um atrás de Fiorentina (3º) e Milan (2º) e dez da líder Juventus. Foram 11 vitórias das Lobas, um empate e quatro derrotas com 41 gols marcados e 17 sofridos.

O elenco giallorosso voltou aos treinos no dia 9 de julho, disputou dois amistosos — venceu Florencia Sangimignano (4–0) e Empoli (3–2). O plantel não será tão diferente em relação a 2019/20. Por ora, foram três contratações: Rachele Baldi, goleira italiana de 25 anos, ex-Empoli, a nigeriana Osinachi Ohale, de 28 anos, ex-Real Madrid, e que foi titular pela Nigéria na Copa do Mundo de 2019, além da espanhola Paloma Lázaro, atacante com passagens por Bari e Fiorentina.

Alguns pontos-chaves serão importantes para que a Roma tenha sucesso na temporada. Elisa Bartoli, Annamaria Serturini, Agnese Bonfantini, Manuela Giugliano e Vanessa Bernauer são as principais referências das Lobas. Se forem bem, as chances de vitórias são grandes. Mas as coadjuvantes precisam jogar como protagonistas. Giada Greggi, Allyson Swaby, Lindsey Thomas e Andressa Alves são alguns exemplos de atletas que podem render mais e fortalecer a equipe.

A pergunta que ainda não tem resposta é se a Roma finalmente vencerá suas principais rivais na luta pelo título: Juventus, Milan e Fiorentina. A Serie A feminina possui 12 times na disputa, os jogos contra as favoritas serão cruciais para determinar em qual patamar as Lobas estarão dentro da competição. O histórico não é animador, em 13 jogos, as comandadas de Bavagnoli só venceram uma vez — contra o time de Florença, por 2 a 0, na temporada 2019/20 — empataram três vezes e perderam nove confrontos.

O quarteto inclusive disputará a Supercopa. Uma espécie de forma encontrada pela Federação Italiana de Futebol para definir qual equipe será a campeã italiana da edição cancelada por causa da Covid-19.

O calendário da Roma no 1º turno prevê jogos contra Sassuolo (fora), Pink Bari (casa), Empoli (f), Verona (c ), Inter (f), San Marino (f), Fiorentina (c ), Milan (f), Florentia (c ), Juventus (f) e Napoli (c ). Além da Serie A e Supercopa, as Lobas vão disputar a Coppa Italia em 2020/21.

Como sempre, Forza, Roma!

--

--