Trintou com expectativa para muito mais

Alexandre Vinicius
Coração de Roma
Published in
3 min readOct 15, 2019

Se há pouco tempo, mais de um ano, não havia nem equipe feminina para a Roma, hoje a certeza que temos é de que as Lobas podem ir longe. O projeto chegou aos 30 jogos no último final de semana. Ainda muito distante dos mais de 3,6 mil que a equipe masculina soma na história, mas com expectativa enorme de crescimento.

Tudo depende, como sabemos no futebol, de resultados em campo. A Roma inicia a temporada 2019-20 brigando na parte de cima da tabela da Serie A feminina. O melhor? Jogando bonito e em evolução, em especial por não ter sido abalada por causa da derrota (3–0, em casa) na estreia para o Milan — atualmente um dos líderes do campeonato — e venceu jogos contra Fiorentina e Empoli.

O 4 a 0 sobre o Empoli, no último sábado (12), foi o 25º da equipe feminina pela Serie A (duas temporadas) Os outros cinco foram pela Coppa Italia de 2018-19. O aproveitamento é de 57,8%, sendo 16 vitórias, quatro empates e 10 derrotas. Neste ano, estamos com seis pontos após três rodadas no Nacional, na terceira posição, atrás de Juventus e Milan, respectivamente com nove pontos nas duas primeiras colocações do campeonato.

Nesses 30 confrontos, apenas uma jogadora atuou em todas as partidas: Annamaria Serturini, que é também a artilheira na história da Roma com 15 gols (média de 0,5 por jogo) — nesta temporada ela marcou duas vezes em três jogos.

O que mantém a esperança de sucesso e crescimento é como o time está em nítida evolução. Todas as oito contratações já estrearam, estão em processo avançado de entrosamento com o restante do elenco. Além disso, nossas principais jogadoras — exemplos de Serturini, Bonfantini, Bernauer e Bartoli — seguem muito bem. Ainda estamos longe de apresentar futebol para bater de frente com Milan e Juventus, mas nossas Lobas demonstram potencial para alcançar isso e manter na briga pela ponta.

No clichê futebolístico, duelos como foi contra o Empoli e serão diante do Verona e Sassuolo na sequência, são tratados como “vitórias obrigatórias”. Se você é novo por aqui e não conhece o futebol feminino na Itália: Juventus, Milan, Fiorentina e Roma são as potências. Qualquer resultado que não seja triunfo contra os demais clubes pode ser considerado tropeço e isso influencia diretamente na luta pelas duas vagas na Liga dos Campeões.

As Lobas entraram para matar contra o Empoli e comprovaram a sede por vitória abrindo 2 a 0 em 11 minutos. A goleada foi confirmada na etapa final e o time de Betty Bavagnoli segue crescendo — Bernauer, Thomas, Bonfantini e Annamaria Serturini anotaram os gols da vitória giallorossa.

Anote na agenda: sábado, 19 de outubro, às 7 horas da madrugada (horário de Brasília), a Roma volta a campo e visita o Hellas Verona. Os duelos da equipe feminina da Roma são transmitidos nas contas oficiais do clube no Twitter e Facebook.

--

--