Método de upcycling da Comas é uma aula de moda ética

CORA Design & Co
CORA Design & Co
5 min readFeb 13, 2020

--

A estilista Agustina Comas trouxe do Uruguai o sonho de transformar a moda por dentro. Chegou ao Brasil com espírito de aventura e, morando em São Paulo, viu de perto as dificuldades da indústria brasileira em lidar com restos de tecido. Decidida a encontrar brechas no sistema produtivo e a atuar em paralelo a ele, começou a fazer “roupa de roupa”.

A história da Agustina é ainda mais bonita quando contada por ela. É o que acontece no vídeo acima, produzido pelo Modefica.

Existe muita engenharia de produto nas roupas da Comas

Com um trabalho consistente, que prima pelo acabamento e pela estética, Agustina logo se tornou-se referência em upcycling (método que utiliza matéria-prima considerada inferior, como a sobra, e a transforma em produto de maior valor, como a roupa). O método da Comas é autointitulado de upcycling raiz, e transforma camisas masculinas — que carregam um conceito atemporal — em peças femininas feitas para durar.

Um exemplo de como acontece o trabalho de upcycling: a peça antiga, que não atendia aos padrões da indústria, é desmontada para virar peça nova — e de maior valor (foto: divulgação Comas)

O processo, que se distingue da customização, tem como principal motor eliminar os resíduos na moda. O time capitaneado por Agustina também leva na bagagem desfiles, colaborações com outras marcas e workshops que ensinam upcycling dentro de grandes empresas e para comunidades ligadas ao fazer da costura (como acontece no Instituto Renner). É uma jornada encantadora, mas como todas as vidas, a Comas também passa por ciclos que hora ou outra se encerram.

A maternidade impôs um novo ritmo de trabalho a Agustina

Após o nascimento de Helena, Agustina viu-se diante de uma nova realidade de tempo e direção. Um certo cansaço (e frustração) começou a pairar pelo ar quando ela percebeu que o foco da marca estava no desenvolvimento das coleções, gerando um ritmo de trabalho acelerado e, de certa forma, semelhante à moda convencional. Se cuidar da bebê trouxe questionamentos, também deu à nova mãe força para mudar.

Desfile da Comas no Brasil Eco Fashion Week, em 2018 (foto: divulgação)

CORA entrou em ação com o objetivo de desenhar uma estratégia para a Comas, mais adequada aos anseios de Agustina — e do time como um todo. Logo na primeira reunião, a estilista manifestou desejo em dar mais foco ao ensino, que é parte forte de sua vocação. Mas ela não queria pensar seus workshops de forma antiga ou rígida: tratava-se menos uma escola, mais um laboratório criativo. Naquele momento, o desenho de futuro já começava a se esboçar, mas faltava chamar o time todo (incluindo uma ilustradora na Macedônia, à frente do marketing digital da Comas).

Organizamos uma imersão no galpão da Comas, em São Paulo, para definir o planejamento estratégico da marca e criar um caminho de transição para um novo modelo de negócio: além das coleções, agora experiências de ensino do método de upcycling estariam no centro da atuação da empresa — genuinamente alinhada ao movimento da moda responsável.

~

O trabalho da CORA se dividiu nas seguintes etapas:

1 #imersão

Juntamos o time todo — inclusive a bebê Helena — e passamos um dia inteiro trabalhando sobre o presente, o passado e o futuro da marca. Aos poucos, o que era mera vontade de compartilhar saberes sobre upcycling se transformou em estratégia de negócio. Por meio da facilitação da CORA, vontades individuais se organizaram em objetivos coletivos. Com eles visíveis e compartilhados, a essência da Comas foi recuperada para gerar um importante ajuste de rota.

Um clique da Agustina em ação no workshop de upcycling (foto: divulgação Comas)

2 #insight

A Comas é uma marca que, desde sua origem, mira na mudança da indústria da moda. Estruturar-se a partir de coleções sazonais estava deixando de fazer sentido, pois a possibilidade de mexer nas engrenagens de produção ficava restrita. Para ir além, era fundamental ensinar outras pessoas e capacitá-las para serem agentes de mudança. A produção seguiria, sim, o cartão de visitas da Comas e uma prova do potencial do método. Mas o desejo de espraiar o conhecimento sobre moda sustentável estava visível — e era hora de começar!

Trabalho de co-criação CORA com o time COMAS no Galpão

3 #plano de ação

Feita imersão, CORA condensou todo o aprendizado da dinâmica em um documento aprofundado, para nortear a atuação da Comas na nova fase. Um relatório assim é valioso em momentos de tomada de decisão dos negócios de moda, já que a construção coletiva fica ao alcance dos olhos (e materializada em tarefas). Nesse documento, também deixamos registrado o modo de pensar e fazer da Comas, para ninguém esquecer:

Desconectar para reconectar.

Para saber mais sobre a Comas:

  1. A grade de cursos e eventos oferecidos pela Comas fica disponível no site da marca. Mas o melhor jeito de receber atualizações é o perfil no Instagram, onde as novidades estão sempre em dia — e onde se publica conteúdo sobre moda responsável.
  2. “Materiais descartados ganham vida nova por meio de negócios criativos”, matéria da Folha de São Paulo
  3. “Agustina Comas reflete sobre o valor do descarte e os próximos passos do upcycling”, entrevista para o site da Rede Manual
  4. “Conheça a Comas, marca de upcycling com venda online”, matéria publicada no FFW

Quer conhecer mais a fundo o nosso trabalho na CORA? Siga-nos no Instagram ou acesse o LinkTree

--

--

CORA Design & Co
CORA Design & Co

Consultoria para Sustentabilidade e Ética nos Negócios de Moda