Como estamos recebendo as pessoas na Engenharia de Software da Cora?
Conheça as etapas do nosso onboarding de tecnololgia e como ele foi criado
Antes de contar como estamos recebendo as pessoas engenheiras atualmente na Cora, precisamos entender como isso se tornou uma prioridade para nós.
Cheguei na Cora em novembro de 2021, e um dos meus objetivos era conhecer todas as pessoas de engenharia. Nessas conversas, percebi que existia uma dor em comum, que era como as pessoas eram recebidas aqui Cora. Ouvi frases como:
"Cheguei na Cora e não sabia qual era a minha squad"
"Achei o onboarding técnico com as agendas espaçadas e sem apoio próximo"
"Finalizei o onboarding e não sabia fazer deploy"
"Apenas as pessoas mais antigas da Cora que faziam parte do onboarding"
"Quem vai fazer minha gestão? Quais tecnologias utilizamos?"
A partir destas conversas, entendi que tínhamos uma oportunidade para melhorar nosso processo de onboarding, até porque outro objetivo era ajudar a Cora a aumentar o time de engenharia.
Eram claras as dores das pessoas, e a partir disso defini qual seria nosso objetivo com o novo formato de onboarding:
Ao final do onboarding de engenharia queremos que a pessoa continue encantada com a Cora e que se sinta apta para iniciar sua jornada na squad.
Todas as pessoas que chegam na Cora, independente da área, passam por um onboarding de duas semanas, conhecendo mais a empresa e as áreas, e a partir da terceira semana começa o onboarding de engenharia. Não queríamos que a pessoa só se sentisse conectada com engenharia na sua terceira semana, até porque a pessoa desenvolvedora já entra querendo codar, não é mesmo?
Criamos um cronograma pensando na interação desde a primeira semana com as pessoas novas, exercitando a comunicação assíncrona mas com muito acolhimento, pensando em:
Pertencimento: Comunicar qual a squad que ela vai fazer parte, quem será sua pessoa líder, e quem vai ser sua madrinha/padrinho.
Visão: Apresentar os desafios de engenharia, quais são os desafios da Cora e onde queremos chegar.
Entendimento: Explicar como as coisas são feitas aqui, quais são as tecnologias e as boas práticas utilizadas.
Além de ter um cronograma para dar clareza das agendas importantes durante o onboarding, pensamos em dois papéis para que ele aconteça de uma forma descentralizada.
Pessoa Guardiã do Onboarding
- É a pessoa responsável por receber as novas pessoas Corajosers, criando um canal com elas desde seu primeiro dia na Cora;
- Garante que o cronograma irá acontecer, fazendo contato com as pessoas team leads, padrinhos e madrinhas, e criando as agendas;
- Confirma a disponibilidade das pessoas apresentadoras para as apresentações de arquitetura, produto e capítulos, por exemplo.
Madrinha e Padrinho
- Têm o importante papel de guiar e acompanhar a nova Corajoser em seus primeiros passos dentro da squad, independente da senioridade;
- São escolhidas com base em um alinhamento com as pessoas Team Leads;
- Agenda e comparece a encontros síncronos de pair programming, apresentação das ferramentas e aplicações;
- Acompanha a nova Corajoser até que se sinta mais confiante e confortável com nosso ecossistema.
Nosso cronograma
Duas Primeiras Semanas
Terceira Semana
Quarta Semana
Uma das coisas mais legais que fizemos foi criar uma retrospectiva, ao final do onboarding de engenharia, com as pessoas que participaram (novas Corajosers, madrinhas/padrinhos/guardiãs) para saber o que estamos mandando bem e entender como podemos melhorar nosso processo. Desta forma conseguimos manter nosso processo atualizado e aplicar melhorias contínuas de uma forma colaborativa.
Que tal interagir clicando nos claps (de 1 a 50) pra mostrar que curtiu o texto? 👏
Você também pode acessar nossa Página de Carreiras pra saber mais sobre nossas vagas e acompanhar a gente no Linkedin e no Instagram de Corajosers.