Como funciona o Processo Seletivo da Cora

Conheça as etapas, o que valorizamos e algumas dicas sobre como trabalhamos por aqui

Bárbara Camargo
Cora
Published in
7 min readSep 19, 2022

--

Há cerca de 1 ano, comecei a conduzir o time de Recrutamento da Cora e sempre recebo diversas mensagens com perguntas como:

  • Como posso enviar meu CV?
  • O que preciso fazer para entrar na Cora?
  • Como posso me candidatar às vagas?
  • Como é o ambiente de trabalho?
  • É 100% remoto?

Então vim contar um pouquinho sobre como funciona nosso processo por aqui, qual é a importância de cada etapa e o que mais valorizamos nas pessoas candidatas.

Processo seletivo e cultura

Eu trabalho com recrutamento de pessoas há quase 10 anos e já passei por diferentes tipos de processos seletivos e entrevistas em multinacionais e startups — tanto como entrevistadora, quanto como pessoa candidata participando de entrevistas.

Eu costumo dizer que a forma com que o processo seletivo é realizado é um reflexo da cultura da empresa. Então, minha missão aqui é muito mais do que descrever as etapas do nosso processo e sim mostrar no que acreditamos e como escolhemos as pessoas pra nos ajudar a construir a Cora que queremos.

Como foi o meu processo seletivo na Cora

Quando eu participei do meu primeiro papo no processo da Cora, confesso que ainda estava curiosa sobre como era a empresa.

Minha primeira conversa foi com o Gus, meu atual gestor, e logo de cara ele já me trouxe uma visão do que valorizavam na Cora: cuidado e segurança psicológica. Essas palavras fizeram meu coração bater mais forte e me trouxeram a ideia de que realmente as pessoas são tratadas como pessoas e não números (o mínimo). Foi quando senti que eu queria estar em um lugar como esse para fazer isso acontecer.

Todos os papos que tive em meu processo foram bem descontraídos. Percebi que as pessoas estavam felizes, riam, eram elas mesmas e até choravam nas entrevistas — sim, eu tive essa experiência e foi uma emoção muito verdadeira.

Na última etapa do processo — que foi praticamente uma pegadinha pois não era uma última etapa e sim a proposta — todos estavam com uma expressão bem séria. Aí descobri o porquê. Recebi a minha proposta e não teve jeito. O coração bateu mais forte, fiquei toda arrepiada, consegui o que queria tanto: ser uma Corajoser!

Cultura e experiência na prática

Em cada contato com as pessoas, fazemos questão de mostrar quem realmente somos. Cada mensagem é elaborada com muito carinho pensando em como vivemos o nosso dia a dia, no que acreditamos e como queremos repassar as informações com o nosso jeitinho.

A gente valoriza e quer gerar uma boa experiência para todas as pessoas que têm algum tipo de contato com a gente. Por isso, trazemos um olhar de cliente para todas as pessoas candidatas, considerando que elas podem ter necessidades diferentes e temos que adaptar as etapas para que seja o match perfeito entre a pessoa candidata e a Cora.

Agora chega de conversa e bora conhecer o processo, né?

Processo Seletivo da Cora

Vou contar um pouco sobre cada uma das nossas etapas.

Mas vale ressaltar que, mesmo aparecendo aqui de forma sequencial, as etapas do nosso processo não acontecem necessariamente nessa sequência.

Nosso processo é bem flexível e se adapta às necessidades da vaga e de todas as pessoas envolvidas.

Primeira parte: Aplicação nas vagas

Todas as nossas vagas estão disponíveis na Página de Carreiras. Por lá que você se aplica e envia as informações que ficam no currículo. A partir daí, nosso time de Recrutamento faz uma triagem das pessoas candidatas e seleciona algumas pra passar pra próxima etapa, o papo com o time de People.

Conversa inicial com time de People

Esse papo geralmente é mais rápido e muitas vezes acontece por telefone. É um “Oi, bora conhecer a Cora”, quando contamos para as pessoas candidatas sobre a Cora, que somos 100% remotos, falamos sobre a oportunidade e nossos benefícios.

É também um “Oi, quero te conhecer um pouco”, momento de conhecer a pessoa candidata e alinhar expectativas de uma forma mais geral.

Papo Técnico

Aqui as conversas são tocadas pelas pessoas da área em que a vaga foi aberta, provavelmente seu futuro time de trabalho.

O objetivo é contar mais profundamente sobre a oportunidade, desafios e também entender mais sobre experiências e habilidades técnicas da pessoa candidata.

Papo de Cultura

Aqui, queremos ter um papo profundo sobre a pessoa, entender o que ela acredita, como gerencia as relações com as pessoas, trabalho, autodesenvolvimento, resolução de problemas e também dar espaço para que ela conheça nossa cultura.

Apesar desse papo ser um pouco extenso, ele é leve, tem muitas trocas e pode ser muito divertido. Já ouvi pessoas candidatas dizendo que esse momento de Cultura gerou muita reflexão, autoconhecimento e aprendizado sobre o que elas realmente valorizam e às vezes nem se dão conta.

Quando eu participei desse papo antes de entrar na Cora, saí com a sensação de ter me aberto como jamais tinha feito em qualquer processo e pensando: “Nossa, será que falei demais?” 😂 Mas, sim, eu fiquei à vontade o suficiente para isso.

Depois que entrei na Cora foi que entendi um pouco mais sobre o objetivo do Papo de Cultura: Fazer com que as pessoas se sintam à vontade, sejam transparentes, vulneráveis e compartilhem realmente o que pensam, o que já viveram, tudo sem respostas prontas, até porque não existe certo ou errado e sim entendimento se o que for trazido, dá match ou agrega valor aos nossos valores e nossa forma de trabalhar aqui na Cora.

Ah, importante: a gente forma pessoas da empresa inteira e de todas as áreas para tocar esse papo. É uma ótima oportunidade para conhecer mais pessoas da Cora (muitas vezes de outras áreas), sentir o nosso jeito de trabalhar e fazer perguntas.

Testes / cases

Em algumas posições, podemos ter essa etapa para apresentar questões mais práticas e entender como a pessoa candidata lidaria com elas.

Papo de liderança

Essa conversa tem o objetivo de apresentar as lideranças da Cora, para contar mais da nossa história e como tudo começou. É o momento para todas as pessoas envolvidas tirarem dúvidas.

O diferencial desse papo é que ele conta com a participação de alguém da diretoria ou nossos fundadores, que fazem questão de conhecer melhor a pessoa candidata.

Calibração

Ao longo do processo também temos uma etapa que chamamos de calibração, em que todas as pessoas entrevistadoras participam trazendo suas percepções sobre as pessoas entrevistadas.

A ideia é que possamos decidir o resultado do processo de uma forma colaborativa, assertiva e mitigando vieses.

Proposta e Feedbacks

Sobre o momento da proposta, vamos guardar um pouquinho de segredo. É super especial ficamos muito animados do lado de cá pra que a pessoa aceite fazer parte do time.

Após a decisão de aprovações ou reprovações, temos a missão de enviar os feedbacks para as pessoas que participaram e tentamos também trazer com o máximo de detalhes os motivos que nos levaram a decisão, seja positiva ou negativa.

Isso, inclusive, colabora para que mesmo se a pessoa não tiver sido aprovada em algum momento, ela tenha insumos para refletir sobre o processo, trabalhar os feedbacks recebidos e poder transformar isso em desenvolvimento, caso queira.

Mais algumas curiosidades

A gente tem a preocupação de pensar em cada detalhe, preparar as pessoas entrevistadoras para que elas reflitam o que é nossa cultura e também a forma com que trabalhamos.

Valores da Cora

2 pessoas entrevistadoras em cada etapa

Um ponto bem interessante é que tentamos ter 2 pessoas entrevistadoras em cada etapa e elas avaliam de maneira independente a pessoa candidata. Dessa forma, eliminamos o risco de uma só pessoa tomar uma decisão com base em vieses e conseguimos trazer mais justiça para a avaliação.

Tentamos também equilibrar perfis diferentes como pessoas entrevistadoras, considerando recortes da pessoa entrevistada. Isso colabora para que os papos sejam de muita troca, e que a decisão de nossos processos sejam compartilhadas.

Vale a pena participar de novo ;)

Alguns meses atrás, uma pessoa entrou para meu time e não me saiu da cabeça quando ela me contou que já tinha participado de um processo seletivo com a Cora há 1 ano. Ela foi reprovada na época e contou pra gente que a reprovação dela foi tão bem conduzida e com um feedback que fez tanto sentido, que isso só fez ela querer mais ainda vir pra a Cora, passar por essa experiência e ajudar a gerar o mesmo impacto pra outras pessoas. Na 2ª vez, deu certo e ela tá aqui com a gente.

Recrutando na Cora

Isso é lindo no mundo de recrutamento: nós temos o poder de mudar a vida de quem participa dos processos com uma nova oportunidade ou com algo que pode ser determinante para seus próximos passos, mesmo que não seja aqui com a gente.

Esse é nosso processo seletivo, gente.

A gente não só faz a empresa acontecer trazendo as pessoas que entendemos fazer mais sentido, mas também temos a chance de impactar quem passa por nós e aprender muito durante a jornada.

Obrigada por ler até aqui e fica de olho nas nossas vagas, viu? 💗

Que tal interagir clicando nos claps (de 1 a 50) pra mostrar que curtiu o texto? 👏

Você também pode acessar nossa Página de Carreiras pra saber mais sobre nossas vagas e acompanhar a gente no Linkedin e no Instagram de Corajosers.

--

--