Princípios Operacionais da Cora

Beatriz Ponzeto
Cora
Published in
6 min readMar 28, 2023

Como aproveitamos os direcionadores de atuação da Cora, inspirados na metodologia ágil, para facilitar nossas decisões

O que me trouxe até aqui?

Você já se questionou — e se indignou — sobre burocracias desnecessárias, processos travados e decisões demoradas em algum projeto ou trabalho? Bom, eu já! Ao longo da minha trajetória profissional, fui procurando soluções que, além de me ajudar a entender esse tipo de situação, me dessem contorno e minimizassem esses impasses burocráticos.

Quando falo em minimizar, não significa eliminar as regras e a lógica dos processos, mas evitar o excesso de etapas e exigências desnecessárias, trazendo mais simplicidade e fluidez para o dia a dia. Normas, processos, autorizações, formulários e rotinas: toda empresa, seja grande ou pequena, precisa de um certo grau de burocracia para se manter organizada e funcional. Mas será que precisa ser lento e pesado?

Mundinho cor de Rosa

Essa pergunta foi um dos motivadores que me levaram a assumir um novo desafio em 2022: sair de um “bancão” e conhecer o mundo das startups, para explorar espaços que me oferecessem essa tal autonomia, acompanhada de agilidade e fluidez. Foi assim que cheguei na Cora, com um apetite de aprender e mergulhar nesse mundo de inovações e alta adaptabilidade.

Segundo pesquisas do Instituto Gallup, expectativas claras são a necessidade mais básica e fundamental de pessoas colaboradoras.

Aqui na Cora, por exemplo, nós utilizamos 5 pilares de expectativas pra dar clareza e direcionamento às ações das pessoas Corajosers: valores, rubricas, desenvolvimento, entregas e princípios operacionais.

Hoje, especificamente, vou falar sobre os princípios operacionais, que são direcionadores da forma de executar e tomar decisões que trarão maior sucesso conforme a crença da organização, promovendo uma cultura organizacional mais ágil e adaptável.

Por dentro dos Princípios Operacionais

A metodologia ágil é uma abordagem que tem sido cada vez mais adotada por empresas que buscam mais agilidade e flexibilidade em seus processos e projetos. Essa metodologia se baseia em valores e princípios, como a entrega contínua de valor ao cliente, a colaboração e comunicação efetiva entre as pessoas envolvidas, a adaptação a mudanças e a melhoria contínua.

Ao utilizar tal metodologia, as empresas são capazes de responder de forma mais rápida e eficiente às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes, evitando a perda de tempo e recursos em projetos que não atendem mais às demandas do mercado. Além disso, a metodologia ágil promove uma cultura organizacional mais colaborativa e adaptável, permitindo que as empresas trabalhem em equipe de forma mais efetiva e com maior transparência.

Aqui na Cora, visando crescer com motivação e movimento, decidimos adaptar um pouquinho alguns valores da metodologia ágil e deixá-los com a nossa cara.

Princípios operacionais na prática

Falamos muito sobre aprender com nossos princípios operacionais e temos a chance de, diariamente, aplicar esses conceitos em ações tangíveis e projetos com alto impacto para Cora > time> pessoas. É importante ressaltar que não é uma receita de bolo mas esses princípios existem para facilitar nossas decisões e soluções e, bom, talvez possam te ajudar também.

1. Entendimento claro sobre o problema a ser resolvido, mais que Overthinking em uma solução.

O convite aqui é para refletirmos sobre o que queremos resolver e não focar apenas em como faremos isso e uma boa dica aqui é promover o sensemaking , ou seja, sentido compartilhado da problemática com as pessoas, a partir de uma perspectiva sistêmica.

Sempre traz muitos benefícios e ajuda muito na hora de refletir sobre hipóteses de solução!

2. Pequenas ideias que crescem com o tempo, mais que planejamento super minucioso e complexo.

Usando uma analogia culinária, indico que olhe para seus projetos como um legume e entenda que você vai precisar fatia-lo para extrair o melhor dele haha. Brincadeiras à parte, o objetivo é estimular que olhemos uma coisa de cada vez com a consciência que estaremos formando algo maior com o tempo.

Preferimos adotar uma abordagem mais flexível e adaptável, que permite que as ideias evoluam e se adaptem às mudanças do mercado e das necessidades dos clientes ao longo do tempo.

3. Entrega, aprendizagem e ajustes, mais que apenas seguir um plano.

“O desejo de aprender e crescer é uma necessidade humana básica e necessária para manter o impulso e a motivação dos colaboradores” Gallup

Conectado com o principio anterior, aqui estimulamos um ambiente de constante aprendizagem e iteração. O nosso compromisso está em estimular que a Cora se torne uma organização que aprende. Isso significa que, do aspecto mais individual até chegar na organização como um todo, estamos com foco em aprender.

Aprender sobre nossos clientes, sobre o mercado, sobre nosso produto, sobre nossos resultados, sobre nós mesmos, sobre como funcionamos, a Cora aprender quem ela é.

4. Melhoria constante e incremental, mais que busca pela perfeição.

Sabemos que sempre há espaço para aprimorar e evoluir, por isso, mantemos um olhar atento às melhorias. Identificamos oportunidades para aprimorar continuamente a qualidade das entregas, seja por meio de feedbacks dos clientes, de análises internas ou de ideias inovadoras da equipe.

5. Melhoria constante e incremental (de novo!), mais que garantir que algo somente continue funcionando.

Para atingirmos nossas aspirações, acreditamos ser necessário estimular um espaço de experimentação e aprimoramento constante. Não nos conformamos com soluções existentes se observamos que ela não funciona mais. Abraçamos os possíveis erros que surgem no caminho, aqueles que vêm de tentativas de experimentar algo novo ou de hipóteses que elaboramos e resolvemos apostar.

6. Tomada de decisão baseada em raciocínio estruturado, mais que cargo ou tempo de experiência na área.

Acreditamos aqui que todas as pessoas Corajosers devem ser valorizadas pelo seu conhecimento e habilidades. Decisões devem ser tomadas de maneira justa e objetiva. Buscamos ampliar nossa visão com a contribuição de diferentes personas, visões e contexto, dessa forma, promovemos uma cultura organizacional mais colaborativa e com maior transparência.

7. Proteção contra desastres e convivência com a incerteza, mais que tentar adivinhar todos os riscos.

Vivemos em um mundo Bani e, com o volume de informações atuais, é praticamente impossível prever os próximos movimentos com toda a certeza e, afinal, quem busca por isso? Nesse cenário, trabalhamos para que os times tenham visão dos possíveis “desastres” e agimos considerando esses riscos dentro das nossas hipóteses. Isso traz mais segurança e agilidade para os times.

8. Clareza para onde vamos, mais que execução sem parar.

Em vez de simplesmente executar as tarefas sem um propósito claro, estimulamos que as pessoas Corajosers estejam cientes de onde estão indo e qual é o objetivo final do projeto/ atividade ou ação. Existem rituais semanais com toda a organização para acompanhar a evolução das nossas aspirações.

9. Atendimento das necessidades de clientes, mais que resolver desafios internos.

Ao colocar as necessidades dos clientes em primeiro lugar, é possível criar soluções mais efetivas e relevantes, promovendo assim uma cultura centrada na pessoa cliente.

Por fim…

Os princípios operacionais são uma ferramenta importante para a cultura organizacional, promovendo a melhoria contínua, a adaptação às mudanças do mercado e a fluidez dos processos. Aqui na Cora, os princípios operacionais são um dos pilares da nossa cultura organizacional.

Ao adotar essas práticas, temos conseguido trabalhar de forma mais eficiente, adaptando-nos rapidamente às mudanças do mercado e entregando resultados de maior qualidade.

Que tal interagir clicando nos claps (de 1 a 50) pra mostrar que curtiu o texto? 👏

Você também pode acessar nossa Página de Carreiras para saber mais sobre nossas vagas e acompanhar a Cora no Linkedin e no Instagram de Corajosers.

--

--