Pirâmide de vidro num fundo azul, refletindo luzes em rosa, azul e amarelo, com elementos geométricos da identidade visual da Cora
Montagem com foto de Michael Dziedzic | Unsplash

Os princípios de Design da Cora

Como estruturamos as decisões que norteiam nossas criações em Design de Produto, Research e Branding

Duds Mendes
Published in
8 min readApr 20, 2022

--

O que são princípios de Design?

São declarações de valor que estruturam as decisões de design entre as equipes que trabalham no mesmo produto ou serviço.

Com eles, fica mais fácil manter o produto consistente e alinhado tanto com as necessidades do cliente, como com outras áreas da empresa.

Além disso, os princípios também ajudam o time a tomar decisões na construção de interfaces, componentes e peças gráficas, criando coerência em tudo o que produzimos

O que bons princípios podem fazer com um time?

  • Fornecem recomendações práticas do que é um bom design e como podemos alcançar resultados surpreendentes;
  • Melhoram a usabilidade, tornando mais fácil trabalhar em design centrado no usuário;
  • Forçam a clareza, melhorando o processo de tomada de decisão, reduzindo os argumentos quando implementa-se um produto;
  • Educam a equipe, pois são reflexo da cultura de uma organização e serve de orientação pra cada novo membro que chegar.

Como outras empresas estão fazendo isso?

Pra entender melhor como poderíamos construir os nossos princípios, achamos que seria legal conhecer melhor os princípios de outras empresas. Trouxemos aqui os exemplos daquelas que a gente admira:

Airbnb

  • Unificado: Cada peça faz parte de um todo maior e deve contribuir positivamente para o sistema em escala. Não deve haver features isoladas ou discrepâncias.
  • Universal: A Airbnb é usada em todo o mundo por uma ampla comunidade global. Nossos produtos e linguagem visual devem ser acolhedores e acessíveis.
  • Icônico: Estamos focados tanto no design, quanto na funcionalidade. Nosso trabalho deve falar com ousadia e clareza
  • Conversacional: O uso de movimento dá vida aos nossos produtos e nos permite comunicar-nos com os usuários de modo facilmente compreensível

Spotify

  • Relevante: Trata-se de refletir você como indivíduo.
    O Spotify foi feito para você — queremos que seja personalizado. Para sermos relevantes, precisamos refletir sobre o que apresentamos, para quem e em que contexto. Em termos mais simples, é relevante quando apresentamos as informações certas no momento certo. O valor oposto é que não queremos experiências do tipo “tamanho único”.
  • Humano: É sobre comunicação, expressão e conexão humana.
    Sim, o Spotify tem suas raízes na tecnologia. Mas é tudo sobre pessoas. Às vezes, aumentamos a emoção e às vezes nos limitamos à lógica — assim como as pessoas fazem. O Spotify deve ser dinâmico, como a própria cultura. Uma maneira de ver isso é que as experiências humanas são intuitivas e conversacionais. Não é humano quando as coisas são excessivamente inteligentes, técnicas ou funcionais.
  • Unificado: É sobre como nossa marca se manifesta em nossos recursos e aplicativos.
    Tudo o que projetamos tem uma aparência e um toque reconfortantes do Spotify. Nosso objetivo é a coerência entre os produtos como uma forma de construir familiaridade e confiança. É por isso que seguimos nosso design system — começamos reutilizando em vez de reinventar. Queremos que nossas experiências sejam reutilizadas e adaptadas para consistência. Ninguém deveria reinventar a roda.

Asana

  • Permita que os usuários se concentrem em seu trabalho sem interferência: O foco de um usuário deve estar em seu controle, apenas distrair os usuários com mudanças que são pessoalmente relevantes.
  • Aumente a confiança através da clareza: Dentro do aplicativo, e mais amplamente dentro das equipes, é inequívoco o que está acontecendo e por quê.
  • Promover dinâmicas interpessoais produtivas e emocionalmente satisfatórias: Os usuários sentem que fazem parte de uma equipe, onde podem contar uns com os outros para fazer sua parte e sentem que estão avançando em direção a um objetivo comum.
  • Projete para interações rápidas, sem esforço e intencionais: Tarefas simples e comuns devem ser óbvias e sem atrito; tarefas complexas devem parecer eficientes e agradáveis. Mas, a velocidade não deve levar a imprecisões.
  • Capacite todos por meio da descoberta progressiva: Todos com todos os níveis de experiência com a Asana devem sentir que sabem como usar o produto, independentemente de quantos recursos usam.
  • Seja consistente e padronizado, e inove quando vale a pena: Os usuários devem sentir que a Asana é familiar, mas moderna.

Nossos (primeiros) princípios de design

Já pensando na criação dos nossos princípios, nos vimos com uma nova (e antiga) realidade: nós já tínhamos Princípios de Design, mas que não eram conhecidos e nem aplicados pela equipe atual. Eles foram definidos por um dos primeiros designers da equipe, o saudoso Lucas Vallim, que escreveu um texto a respeito no uxdesign.cc

Esses princípios foram baseados nos 10 princípios do Bom Design do Dieter Rams, adaptado as necessidades da Cora. Foram eles.

  1. Nosso design é simples
  2. Menos, mas melhor.
  3. Nosso design é completo até o último detalhe
  4. Nosso design é inovador
  5. Nosso design é útil
  6. Nosso design é estético
  7. Nosso design é honesto
  8. Nosso design é escalável

Apesar disso, o time viu a necessidade de rever esses princípios para:

  1. Criar uma integração entre os novos designers e a galera da "velha guarda"(os designers que estavam aqui desde o começo da Cora)
  2. Construir algo novo com a cara desse novo time, para fortalecer ainda mais a nossa cultura

Foi então que resolvemos fazer uma dinâmica para revisão e criação desses novos princípios de design (que a gente vai contar por aqui num próximo post)

A ideia é rever essas diretrizes de tempos em tempos a medida que o time for crescendo para que eles sempre reflitam a realidade do nosso momento como time e também os valores da Cora.

Nossos princípios e os valores da empresa

Os valores de uma empresa são a filosofia que rege o modo de agir da organização e de seus colaboradores.

Nesse sentido, os novos princípios foram baseados não apenas nosso desejo de criar um design incrível para as pessoas, mas também nos valores da Cora, que fazem dessa empresa um lugar incrível pra se trabalhar:

  • Levantamos a barra
  • Fazemos acontecer
  • Trabalhamos juntos
  • Pensamos nos outros
  • Chamamos a responsabilidade
  • Falamos a verdade

Quais são os (novos) Princípios de Design da Cora?

Nós temos agora apenas 4 princípios — um número mais fácil de lidar — que concentram as ações que devemos ter em mente no nosso dia. Além disso, cada um deles é acompanhado de uma hashtag, trazendo um espírito divertido para as diretrizes.

Levantar a barra e fazer o nosso melhor

#SubimosABarra

  • Observamos o que existe de melhor no mundo, buscamos referências, fazemos benchmarkings e nos perguntamos sempre como podemos evoluir ainda mais nossa experiência, seja ela visual, funcional ou emocional.
  • Promovemos inclusão e acessibilidade. Não deixamos ninguém de fora, por isso, nos preocupamos em criar um produto para todas as pessoas empreendedoras, sem exceção.
  • Reconhecemos e comemoramos nossas vitórias, principalmente quando ousamos e fazemos o nosso melhor.

Trabalhar em conjunto, focando nas pessoas

#ParceriaNaVeia

  • Valorizamos as relações entre nossos Corajosers e empresas parceiras, e os benefícios que elas trazem: apoio mútuo, comunicação aberta, cultura de feedback e colaboração constante.
  • Criamos soluções escutando as pessoas. Apresentamos um universo que parece complicado, mas não deveria ser. Entendemos todas as possíveis dificuldades e as traduzimos, de forma simples, em produtos que realmente funcionam.
  • Entregamos soluções inclusivas, escaláveis e focadas em pessoas reais, com suas vivências e singularidades.

Produzir com coragem e ousadia

#OusadiaEAlegria

  • Encaramos nossos desafios, reconhecemos e valorizamos nossos aprendizados. Não temos medo de errar ou experimentar, e procuramos sempre adicionar praticidade e propósito em nossas entregas.
  • Nossas soluções são baseadas em dados e experiências. Assim, construímos produtos com embasamento e coerência.
  • Manter nosso produto escalável e consistente é uma das nossas prioridades. Processos lentos e confusos não devem nos atrapalhar, então, está em nossas mãos garantir simplicidade e eficiência a cada um deles para alcançarmos um número ainda maior de clientes.

Construir com verdade e consciência

#SempreProBemNuncaProMal

  • Somos um banco, mas enquanto construímos nosso produto, queremos mostrar ao mundo que, para nós, a transparência e a verdade vêm antes do lucro.
  • Nos preocupamos com o crescimento sustentável do nosso negócio, sem ferir nossos valores nem a integridade de quem confia na gente.
  • Temos consciência do nosso papel social. Oferecemos todas as informações necessárias para transmitir segurança e confiança, com foco no crescimento e prosperidade das pessoas empreendedoras, valorizando suas histórias.

Princípios com prioridades

Assim como fez o time de Design da Lyft, nos baseamos na Pirâmide de Necessidades de Maslow, (uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme suas prioridades, das mais básicas — base da pirâmide — às mais complexas — topo da pirâmide) para ordenar nossos Princípios de Design de acordo com o que as pessoas empreendedoras do Brasil mais precisam.

Desenho de uma pirâmide dividida em 4 partes, representando os princípios de design da Cora, ordenados por prioridade sendo a base o mais importante e o topo o menos importante: 1. Trabalhar em conjunto, focando nas pessoas , 2. Construir com verdade e consciência , 3. Produzir com coragem e ousadia e 4. Levantar a barra e fazer o nosso melhor
Nossa pirâmide de princípios ordenados por prioridade, sendo a base o mais importante

A partir destes Princípios, acreditamos que conseguimos criar um guia descomplicado e direto, não somente para times que lidam com Design, mas para qualquer área que quiser saber mais um pouquinho sobre nossas metodologias e objetivos.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser entender melhor como eles se aplicam em nossos materiais, envie um email para design@cora.com.br

Referências:

Que tal interagir clicando nos claps (de 1 a 50) para mostrar que curtiu o texto? 👏

Você também pode acessar nossa Página de Carreiras para saber mais sobre nossas vagas e acompanhar a Cora no Linkedin e no Instagram de Corajosers.

--

--

Duds Mendes
Cora
Editor for

DesignOps na Cora. Ama lettering, tipografia, gatos e é pai do Vicente :)