EDGE: prosperando à beira do caos

Thoughtworks Brasil
Coragem
Published in
2 min readDec 13, 2019

--

As inovações mais significativas acontecem à beira do caos: no limiar confuso, arriscado e incerto entre aleatoriedade e estrutura. Operar lá é desconfortável, mas é lá também que as organizações inventam o futuro. EDGE é um conjunto de ferramentas rápidas, iterativas, adaptáveis, leves e orientadas a valor, criadas para dar suporte à jornada da transformação digital. O livro EDGE: Value-Driven Digital Transformation é um guia para usar este modelo operacional de inovação.

Jim Highsmith é consultor executivo na ThoughtWorks, co-autor do Manifesto Ágil, co-fundador da Agile Alliance e autor de livros que são referência em todo o mundo, como Adaptive Leadership e Agile Project Management.

Linda Luu é consultora principal de produtos e portfólio na ThoughtWorks e possui mais de 15 anos de experiência em inovação de produtos, design centrado no cliente, transformação organizacional, lean/ágil e design thinking.

David Robinson é diretor de transformação de negócios na ThoughtWorks e tem mais de 30 anos de experiência em posições de liderança na TI, transformação organizacional e consultoria de gerenciamento.

A vasta experiência dos três autores ensina que a transformação digital sustentável exige muito mais do que adotar práticas ágeis isoladas ou gerenciamento convencional de portfólio. Esse trabalho árduo e indispensável envolve mudar a cultura e a mentalidade, além de transformar o departamento de TI.

As oportunidades estão se movendo mais rápido e de forma mais imprevisível do que nunca. Como resultado, as organizações estão enfrentando uma lacuna crescente entre oportunidades momentâneas e sua capacidade de aproveitá-las.

Líderes, dentro e fora da TI, sabem que precisam transformar os negócios usando a tecnologia para gerar mais valor para clientes. EDGE procura eliminar o atrito existente em fechar a lacuna entre recursos e oportunidades.

Trata-se de aplicar um modelo operacional que ajude no processo de se tornar holisticamente ágil, para que todas as partes do negócio — da cultura à liderança, da tecnologia ao produto — possam se adaptar e evoluir na velocidade da mudança.

EDGE adota uma mentalidade adaptativa diante da incerteza do mercado, uma abordagem de portfólio visível e centrada em valor que incentiva práticas de geração de valor contínuas, planejamento financeiro incremental que muda conforme as estratégias evoluem, tomada de decisão colaborativa e melhor mitigação de riscos.

Para saber mais, faça o download gratuito de um capítulo do livro. Neste trecho exclusivo, você começará a entender os princípios do EDGE e como o método pode ajudar sua empresa a se transformar.

--

--

Thoughtworks Brasil
Coragem

Nossas ideias e opiniões sobre tecnologia, inovação, justiça social e muito mais! Conheça mais sobre a Thoughtworks Brasil: https://www.thoughtworks.com/pt-br