Parceria ThoughtWorks e ONU Mulheres

Thoughtworks Brasil
Coragem
Published in
2 min readDec 11, 2019

Marcely Santos e Joseane Wichrowski Gauterio

Entre agosto e novembro de 2019, a ThoughtWorks esteve envolvida com uma iniciativa muito especial: a revitalização da comunicação e da tecnologia da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, organização formada por 26 sindicatos, que luta para que pessoas que desenvolvem trabalho doméstico tenham os mesmos direitos que demais profissionais. O projeto, pro bono, tinha como objetivo o lançamento do novo site da organização e o aperfeiçoamento de seus processos tecnológicos, com foco na organização do banco de dados referente à história da Fenatrad.

Uma das mais relevantes organizações de classe brasileiras, a Fenatrad representa uma categoria formada por aproximadamente 8 milhões de pessoas trabalhadoras, em sua grande maioria mulheres negras e pobres. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho, em 2016 o Brasil tinha 6,2 milhões de trabalhadores domésticos, dos quais 92% eram mulheres. Apenas 42% destas trabalhadoras contribuem para a previdência social e só 32% possuem carteira de trabalho assinada. As trabalhadoras domésticas diaristas são as mais submetidas a precarização do trabalho, cabendo a elas a responsabilidade de contribuir para a previdência social.

A ThoughtWorks foi responsável pela reformulação do site da fundação, por meio da organização de banco de dados com memórias audiovisuais — fotos, vídeos, documentos — abordando a história dos 11 Congressos dos Trabalhadores Domésticos promovidos pela Fenatrad/CNTD, além do pagamento do domínio e hospedagem do site por 12 meses.

Além da comunicação, era necessário evoluir os sistemas de informação e tecnologia do Fenatrad. Para isso, a ThoughtWorks contribuiu aperfeiçoando o layout e o uso dos instrumentos de comunicação via site, construindo recursos de comunicação com capacidade para formação e informação da categoria doméstica.

O trabalho foi desenvolvido por meio de conversas com as trabalhadoras, buscando compreender informações importantes como quem acessa e como o site é acessado. As mudanças promovidas tornaram o site mais acessível e enfatizaram conteúdos importantes que não eram facilmente encontrados no site anterior. O conteúdo do site hoje recupera a história de luta e de organização sindical das trabalhadoras domésticas na conquista pelo reconhecimento e valorização do trabalho doméstico pela sociedade e Estado Brasileiro.

--

--

Thoughtworks Brasil
Coragem

Nossas ideias e opiniões sobre tecnologia, inovação, justiça social e muito mais! Conheça mais sobre a Thoughtworks Brasil: https://www.thoughtworks.com/pt-br