O que é Design? Entenda o core do design.

Karem Carvalho
CoredoDesign
Published in
4 min readApr 26, 2020

--

Antes mesmo de você procurar entender o que é UX, UI e Design Thinking, vamos começar pelo início: o que é Design, como tudo se iniciou e seus principais conceitos.

Primeiro, vamos entender o significado da palavra “design”

Ah, mas design não significa desenho?

Sim, por muito tempo associamos a palavra design ao desenho, até porque a primeira profissão oficial praticada por um Designer, foi o cargo de Desenhista Industrial na década de 50.

E apesar do nome parecer ser auto explicativo, a principal função do Desenhista Industrial não era desenhar, e sim projetar. O processo de tangibilidade de um projeto é o desenho (a forma em si), mas para que o projeto se torne design, existem 3 conceitos principais de concepção: Função, Significado e Forma.

Função

Uma das frases que mais evangelizo é que:

“Não existe design sem função” .

O design surgiu para resolver problemas, atender as necessidades humanas e para que se tenha design, precisamos começar pela sua função.

Antes mesmo de pensar em esboçar qualquer coisa, temos que entender alguns pontos se fazendo as seguintes perguntas: “o que vamos resolver?”; “para quem vamos resolver?”; e “quais são as necessidades que vamos atender?”

Feito isso, o design vai ser o resultado da solução que você propôs para aquele determinado problema. Então se você não souber justificar a necessidade daquele design, certamente você não criou design, pois sua função sempre estará ligada a uma necessidade.

Significado

“Design não é arte”

Quando falamos que criamos design sempre para alguém, e nunca para nós mesmos, é exatamente porque o design tem que ter significado. E esse significado não pode estar oculto, ser subjetivo como a arte por exemplo, fazendo com que diversas pessoas pensem no que poderia ser e refletir sobre.

O processo de significação do design é a parte mais humana, é quando a palavra empatia vem como parte inicial do processo. Para ter significado, temos que entender para quem estamos projetando: sua identidade, seus valores e suas rotinas.

“Temos que conhecer, para que o que design seja reconhecido”.

E é nesse reconhecimento que trabalhamos a parte estética, a beleza do design, definimos o que é entendível, para que o design seja objetivo para quem os vê.

Forma

“Uma cadeira, tem que parecer uma cadeira”.

Antes mesmo de pensar no formato ideal para aquele design, temos que garantir que a união da função com significado seja representada.

Desenhar um projeto vai muito além do esboço que ele pode ter, existem diversos formatos que automaticamente os associamos com um determinado objeto ou com uma determinada ação, e é assim que o design deve ser.

“A forma não pode ser tão abstrata a ponto de você não entender sua função e significado”.

Além de esteticamente significativa, a forma deve estar visível a utilidade que o design possui. Então por mais que o Designer crie a cadeira mais inovadora e estilizada do mundo, ela não pode perder sua função: De ser e parecer uma cadeira.

Conclusão

Entendendo os conceitos core do design, agora vai ficar mais fácil de compreender a evolução e o que gerou essas diversas bifurcações da área que temos hoje, que é difícil de entender e explicar, até pra nós, Designers.

Inclusive, é isso que abordaremos em um outro artigo em breve.

Mas vocês devem estar se perguntando: mas os designers ainda desenham? E a resposta é: Sim, mas lembre-se, não é qualquer desenho. É um desenho com função, significado e forma, ou seja, precisa ter planejamento, pesquisa, atender necessidades e solucionar problemas.

Do contrário, ele será apenas um desenho mal projetado ou no melhor dos cenários uma representação artística.

--

--

Karem Carvalho
CoredoDesign

Product Designer apaixonada pelo “Design que ninguém vê” 💜