Por onde passamos?

Saiba mais sobre o projeto corpocasa

Laio Rocha
corpocasa
2 min readSep 16, 2019

--

São Mateus, Zona Leste. Foto: Laio Rocha / corpocasa

Corpocasa é um projeto documental que tem o objetivo de registrar as histórias, contextos sociais, técnicas de movimentação em dança e estratégias de geração de renda de dançarinos e dançarinas das periferias e região metropolitana de São Paulo.

A partir das histórias é possível enxergar elementos comuns nas trajetórias de cada personagem, revelando uma série de maneiras pelas quais essas pessoas se conectam com arte, desenvolvem suas habilidades, tem acesso à lugares que geralmente não teriam contato e apresentam seus trabalhos.

Atrelado a isso está o contexto social, onde toda a vivência da pessoa é moldada, seja através das dificuldades relacionadas ao territórios, tais como transporte, segurança pública, saúde, entre outras, tanto pelas potencialidades, com destaque para a sabedoria popular, a intensa dinâmica de colaboração entre a população e as iniciativas de fomento à cultura nas periferias.

As técnicas de dança são assimiladas a partir da busca específica de cada dançarino ou dançarina, mas que também se ligam aos outros elementos da pesquisa, exemplo é o hip-hop, cultura urbana intimamente ligada à negritude e que é um dos principais estilos procurado por adolescentes e jovens no universo da dança.

Manter-se financeiramente é o principal desafio para esses profissionais e cada um elabora diferentes estratégias para gerar renda, tanto para conseguir se sustentar, quanto para ajudar os familiares. Referências e métodos para valorar seu talento e atingir um estágio de financiamento do próprio trabalho são fundamentais nesse processo.

Mapa das quebradas de origem ou dos pontos de ensaio dos dançarinos que participaram do projeto.

--

--