Destravadores

Casal.s Macaubeiro
Corporate Hackers Brasil
2 min readNov 2, 2017

Hackeando a burocracia e aproximando o governo do cidadão.

O mundo está cada vez mais horizontal e conectado.

Um cidadão hoje é um “nó” de uma rede que permite a ele interagir com qualquer um em qualquer parte do planeta, ele não é mais prisioneiro de uma cadeia de sistemas burocráticos que se auto-mantêm e não realizam o fim a que foram projetados, pensando bem, talvez eles cumpram aquilo para o que foram de fato projetados…

Reflexão: Todas as vezes que o governo perde sua conexão com os cidadãos e deixa de oferecer serviços imprescindíveis, outros atores vão preencher este espaço.

Destravar a burocracia é simplesmente conectar as pontas soltas da rede que impedem que o indivíduo seja cada vez mais cidadão e cada vez menos súdito. Trazer o agente público para perto do cidadão não como um burocrata e sim como um facilitador; alguém que quer entender, escutar e ajudá-lo a transitar pela estrutura oferecida do estado para que sua demanda, seja qual for, seja atendida.

O cidadão também tem como ajudar o governo, no seu dia a dia as pessoas “dão um jeito” para resolver as coisas, principalmente quando a burocracia não ajuda, então, por que não trazer o cidadão para perto do governo de forma que o último possa dar um jeito nas suas travas?

Destravar a máquina burocrática, dar um jeito na burocracia, hackear o governo, tudo isso são variações no mesmo tema, o que é preciso é fazer a máquina publica funcionar em beneficio do cidadão e não contra ele.

No mundo VUCA em que vivemos não há mais espaço para estrelas solitárias, a solução para os problemas não passa mais pelas mãos de indivíduos notáveis encastelados em suas torres de marfim e sim pela participação, pela inteligência coletiva, pelo pensamento em rede, pela cooperação e pela integração.

Entendemos que mais do que nunca: Nenhum de nós sabe mais que todos nós.

Por isso precisamos dar sentido às coisas, humanizar nossos sistemas e criar um ambiente melhor.

--

--