Por que um leitor de quadrinhos gratuito?

George Pedrosa
Cosmic Reader

--

Entendendo por que criamos o Cosmic Reader

A Cosmic é uma empresa de soluções para quadrinhos digitais. Nosso produto principal é um serviço de streaming de HQs planejado para novembro, mas já lançamos nossa primeira ação em julho: um leitor de quadrinhos gratuito, o Cosmic Reader, que você pode usar para ler e organizar suas HQs digitais.

Por que lançamos esse leitor e não apenas o serviço de assinatura? Antes de tudo, queríamos dar uma opção gratuita para nossos usuários, além do período de acesso livre ao acervo. Hoje em dia existem várias lojinhas online e editoras que vendem quadrinhos digitais DRM-free, que podem ser baixados e acessados em qualquer aplicativo de leitura.

Com o Reader, mesmo aqueles que não quiserem pagar nossa assinatura podem desfrutar de um aplicativo de leitura e organização de coleções bem completo.

Outra razão é que estamos utilizando nosso fórum para aprimorar a experiência do Cosmic. Um aplicativo gratuito em open beta traz muito mais usuários e sugestões para a gente do que se convidássemos apenas algumas pessoas para um beta fechado.

O último motivo entra na nossa filosofia como empresa. Não acreditamos que estamos em competição com a mídia impressa: nossa principal concorrência é a pirataria. Queremos nos aproximar dos leitores de quadrinhos piratas, compreender suas necessidades e oferecer uma alternativa cômoda e acessível que os permita financiar seus autores e editoras preferidos.

O que você gasta com quadrinhos, hoje, lhe permite passar quanto tempo lendo? Essa pergunta poderia ser feita, há alguns anos, com a música e com obras audiovisuais — qual era o custo médio de um CD, de um vinil, de um DVD de filme ou um box de série, antes da popularização do streaming? Esse preço era viável do ponto de vista do público? A pirataria revela uma falha nesses mercados: hoje em dia, se as versões digitais desses produtos forem vendidos de forma unitária, com os mesmos preços das versões físicas, poucas pessoas pagarão por eles.

Os serviços de streaming se mostram a primeira grande estratégia contra a pirataria. Desde 2011, o Netflix ultrapassou o BitTorrent, principal programa de download de torrents, como maior puxador de tráfego na Internet dos EUA. Ao contrário do que se pensava, os consumidores no mundo todo estão dispostos a pagar para acessar conteúdo cultural e de entretenimento, contanto que o volume de conteúdo e a qualidade do serviço estejam à altura do valor cobrado.

Por isso, vamos oferecer um serviço que contemple todas as exigências feitas pelos leitores assíduos de quadrinhos digitais, incluindo a opção de acessar e organizar seus arquivos em um único aplicativo.

O Cosmic Reader já foi baixado por milhares de usuários em todas as versões que lançamos. Em novembro, esses usuários vão ter a opção de assinar um acervo de quadrinhos pagando uma mensalidade de R$ 15,90. É um catálogo de HQs de alta qualidade que estaremos constantemente expandindo.

E quem não quiser pagar, pode continuar usando nosso aplicativo de forma gratuita para ler a sua própria coleção de quadrinhos digitais. Continuaremos aprimorando a experiência de todos os nossos leitores, sejam eles usuários pagantes ou gratuitos.

--

--