Como aprender Java do zero, de graça e com certificado também gratuito?

Vinícius “Cosmopato” de Carvalho
Cosmopato’s
Published in
4 min readMay 26, 2019

Cheio de contas para pagar? Não sabe se programação é para você, nem está querendo gastar um centavo para descobrir? Ou você só é uma pessoa que prefere economizar (não importa o quanto as pessoas te chamem de avarento)? Sem problemas! Nesta postagem, eu irei te mostrar como aprender Java do zero, de graça e com certificado gratuito!

O que é o Java e por que aprender?

Java foi criado por James Gosling com o propósito inicial de funcionar com televisões interativas e foi lançado em 1995 pela Sun Microsystems. Ao longo dos anos, essa linguagem se tornou uma das mais populares em uso hoje, com aplicações entre múltiplas plataformas incluindo desktop, Android, web, soluções empresariais e sistemas embutidos, rodando em mais de 3 bilhões de dispositivos. Mas o que fez do Java tão famoso e importante?

Basicamente, é porque ele é uma linguagem orientada a objeto, de propósito geral, projetada para ser WORA e ter poucas dependências.

“Santo código! O que isso tudo quer dizer?”, você poderia pensar. “Calma, caro leitor”, eu diria, “Eu vou explicar tudo isso em um outro post, mas, por hora, vou dar um breve resumo”:

Propósito geral significa que, embora seu propósito inicial seja funcionar com TVs, você pode usá-lo para quase qualquer coisa, desde machine learning a Yahoho Puzzle Pirates (um jogo antigo).

Orientação a objeto merece (e vai ter) um post próprio, porém, por hora, você só precisa saber que isso se refere a um tipo de programação na qual os desenvolvedores definem, não só o tipo de dados e a sua estrutura, mas também, os tipos de operações (funções) que pode ser aplicadas nela.

Uma dependência é quando um pedaço de código precisa de um outro. Por exemplo, quando você roda um arquivo flash na internet pela primeira vez, é muito provável que você tenha que instalar Adobe Flash Player. E essa coisa do WORA (write once, run anywhere; escreva uma vez, rode aonde quiser, em inglês) significa que o código Java pode rodar em todas as plataformas que o suportam sem precisar recompilar.

Então, aprender Java é aprender uma linguagem que revolucionou o mundo dos códigos (o mundo todo, na verdade) e que é bem estruturada e estabilizada no mercado. Soa interessante? Então se liga em como aprendê-la do zero de graça!

Como aprender Java de graça?

Antes de eu te mostrar os cursos que encontrei nessa área, eu acho melhor te dar umas dicas sobre a aprendizagem:

Na programação de computador, o melhor jeito de aprender a programar é programando.

Eu sei que isso soa bem redundante. E é mesmo, assim como uma verdade total. Certificados podem significar algo no começo (quando significa algo), mas experiência conta muito mais!

Depois de fazer estes cursos (ou um deles, se preferir) para entender o básico, pense em algo divertido e/ou útil que você poderia desenvolver e na qual trabalhar. Você vai descobrir muito mais pacotes, funções e objetos com as mãos na massa do que nestes cursos grátis.

Procure por fóruns de desenvolvedores como o Stack Overflow ou o GitHub para encontrar respostas para as suas dúvidas se a documentação do Java for difícil de entender. Tenha em mente que programadores são resolvedores de problemas autodidatas. Então, faça programas (resolva problemas) e, depois de acabar o básico, tente não depender muito dos cursos.

Tendo dito isso, aqui vão alguns cursos gratuitos que eu encontrei.

Solo Learn é uma ótima plataforma para aprender sobre programação. O que não é diferente com esse tutorial de Java com 140 quizzes. O problema é que é em inglês e, quem não sabe, vai ter dificuldades.

O RL System também é bom, e traz alguns exemplos práticos. Então, você acaba ele já tendo algo para mostrar. Além disso, ele é em português, o que facilita a compreensão.

Depois de fazer um desses cursos (ou os dois), eu recomendo que você cheque o Test Do Me, uma plataforma que disponibiliza exames gratuitos com certificados (também grátis). É simplesmente incrível! Atualmente, eu estou testando o meu Python nele.

E, falando nele, não deixe de checar a minha publicação sobre como aprender Python do zero, de graça e com certificado também gratuito!

Então é isso! E nos falamos no próximo post, fechado?

--

--