Como aprender Python do zero, de graça e com certificado também gratuito?

Vinícius “Cosmopato” de Carvalho
Cosmopato’s
Published in
4 min readJun 6, 2019

Cheio de contas para pagar? Não sabe se programação é para você, nem está querendo gastar um centavo para descobrir? Ou você só é uma pessoa que prefere economizar (não importa o quanto as pessoas te chamem de avarento)? Sem problemas! Nesta postagem, eu irei te mostrar como aprender Python do zero, de graça e com certificado gratuito!

O que é Python e por que aprender?

Python foi criado por Guido van Rossum em 1991, no Instituto de Pesquisa Nacional para Matemática e Ciência da Computação (CWI), e teve esse nome em homenagem ao grupo inglês de humor Monty Python que, aliás, eu recomendo muito para quem anda à procura do Sentido da Vida.

De acordo com o Wiki Python, essa é uma linguagem de altíssimo nível, de sintaxe moderna, orientada a objetos, interpretada, multiplataforma, de fácil aprendizado e de implementação livre.

“Ó, céus! Quantas palavras chiques! Mais fácil falar em sânscrito de trás para frente enquanto come farofa!”, você poderia pensar. “Calma que eu já explico isso tudo num instante”, eu responderia.

As linguagens de programação podem ser definidas pelo nível de abstração: quanto mais perto de código de máquina, menor o nível, quando mais perto de uma linguagem humana (como português, inglês ou sânscrito), maior o nível. Um exemplo de linguagem de alto nível é o Java, que aliás, eu também mostro como aprender de graça e com certificado gratuito aqui. Mas o motivo do superlativo é que, por mais que o nível do Java seja alto, não se compara com o do Python que é quase inglês.

A sintaxe moderna é uma das características do alto nível da linguagem.

Orientação a objeto merece (e vai ter) um post próprio, porém, por hora, você só precisa saber que isso se refere a um tipo de programação na qual os desenvolvedores definem, não só o tipo de dados e a sua estrutura, mas também, os tipos de operações (funções) que pode ser aplicadas nela.

Uma linguagem de computador pode ser compilada, como o C, ou interpretada, que é o caso do Python. De acordo com o Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Porto, na interpretação, o programa fonte é traduzido e executado instrução a instrução, de modo interativo. O Interpretador traduz cada instrução para uma representação interna e interpreta-a simulando o funcionamento do processador.

Enquanto que, na compilação, o programa escrito na linguagem fonte é traduzido para linguagem máquina e depois ligado e carregado para ser executado. Ou seja, você tem menos trabalho só interpretando do que compilando, para depois interpretar.

Multiplataforma quer dizer que o Python pode ser usado para escrever códigos para Web, Windows, Linux, iOS, etc. Sendo, por exemplo, a principal linguagem na Ciência de Dados!

E implementação livre é a possibilidade de usar a linguagem sem pagar bulhufas!

Agora que você entendeu o que é o Python e assistiu pelo menos um episódio de Monty Python, eu acredito que você tenha aptidão para aprender a linguagem! Então, vamos lá?

Como aprender Python de graça?

Antes de eu te mostrar os cursos que encontrei nessa área, eu acho melhor te dar umas dicas sobre a aprendizagem:

Na programação de computador, o melhor jeito de aprender a programar é programando.

Eu sei que isso soa bem redundante. E é mesmo, assim como uma verdade total. Certificados podem significar algo no começo (se é que signifique algo), mas experiência conta muito mais!

Depois de fazer estes cursos (ou um deles, se preferir) para entender o básico, pense em algo divertido e/ou útil que você poderia desenvolver e na qual trabalhar. Você vai descobrir muito mais pacotes, funções e objetos com as mãos na massa do que nestes cursos grátis.

Procure por fóruns de desenvolvedores como o Stack Overflow ou o GitHub para encontrar respostas para as suas dúvidas se a documentação do Python for difícil de entender. Tenha em mente que programadores são resolvedores de problemas autodidatas. Então, faça programas (resolva problemas) e, depois de acabar o básico, tente não depender muito dos cursos.

Tendo dito isso, aqui vão alguns cursos gratuitos que eu encontrei.

A Solyd é uma plataforma focada em Cyber Security e tem dois cursos gratuitos, o que compete a este artigo é o de Python Básico. No entanto, se você pretende seguir carreira na área, também há o de Introdução ao Hacking e Pentest. Eu mesmo fiz o curso e recomendo bastante!

Além disso, também há o Data Science Academy, que ensina Python desde o básico e, depois, vai se aprofundando em Data Science (no mesmo curso), ele é mais completo e mostra mais pacotes que o da Solyd, mas é puxando para a Data Science. Se você curte a área, vai gostar. Esse foi o segundo (e último) curso de Python que eu fiz antes de começar a só ir brincando por conta própria.

Depois de fazer um desses cursos (ou os dois), eu recomendo que você cheque o Test Do Me, uma plataforma que disponibiliza exames gratuitos com certificados (também grátis). É simplesmente incrível! Atualmente, eu estou testando o meu Python nele.

Então é isso! E nos falamos no próximo post, fechado?

--

--