Escola do Rio Grande do Sul ganha Selo de Energia Solar

Paloma Cristina
COSOL
Published in
2 min readAug 14, 2017

--

Pexels

A Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, localizada em Lagoa Bonita do Sul, no RS, ganhou o Selo de Energia Solar.

Concedido pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina, em uma parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e tendo apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável e do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW).

Um ano atrás a escola recebeu o equipamento de energia fotovoltaica, graças ao Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor. Foram instalados 25 painéis solares de 315 watts cada um, com capacidade de geração média de 945 KW por mês, representando 80% da necessidade mensal de energia da instituição.

O Selo Solar busca dar reconhecimento às empresas, residências e instituições públicas e privadas que investem em energia sustentável. O processo para receber o Selo é bastante simples: é necessário consumir um valor mínimo anual de eletricidade solar, que varia de acordo com o total de energia consumida ou utilizar 50% ou mais de eletricidade através de fonte solar.

Maria Mafalda Pippi, diretora da escola, sinaliza que o modelo de geração implementado serve como modelo de gestão sustentável. “Ficamos muito felizes com esta certificação, que só reafirma o trabalho que vem sendo desenvolvido. Esta experiência com a energia solar serviu de exemplo para outras escolas e municípios, que puderam entender que é possível implantar medidas de economia aliadas a meios sustentáveis”, afirma.

Referência: Instituto Ideal; Gaz

Conheça o nosso site:

www.cosol.com.br

--

--