AIR: A História por trás do Logo

Dirigido por Ben Affleck, filme conta narra a criação do tênis Air Jordan e de como ele revolucionou a grande indústria do mercado esportivo norte-americano.

Rafael Costa
O Costaverso
3 min readMay 31, 2023

--

Esta análise está disponível no site Gamose.

Air Jordan

Esse nome soa na cabeça de muita gente muito mais potencializado pelo próprio nome em si. Não pela marca Nike e sim por ser algo independente. Foi exatamente este o objetivo que a poderosa Nike quis fazer com o nome de Michael Jordan. Lançou um produto personalizado de um grande atleta. E tudo isso é muito bem narrado em Air: A História por trás do Logo.

Dirigido por Ben Affleck, o filme nos leva para a década de 80, onde encontramos uma divisão de basquete da Nike que pensa em estratégias para aumentar os lucros no mercado da modalidade esportiva. No centro disso tudo está Sonny Vaccaro, um representante comercial da marca e grande guru de basquete. Após alguns fracassos, o departamento de basquete está com o risco de fechar as portas, até que Sonny tem a ideia de contratar o jovem Michael Jordan, atleta em ascensão no esporte. E para isso, terá de convencer Rob Strasser (Jason Bateman), do marketing da divisão e Phil Knight (Ben Affleck), o CEO da empresa. Além da própria família Jordan e o próprio atleta.

Mudança Revolucionária

Air: A História por trás da Marca é uma trama perfeita para os fãs do grande astro. Baseado em fatos reais, o filme não se concentra só ser uma homenagem para Michael Jordan, também serve a funcionários da própria Nike. Eles revolucionaram o quadro comercial depois do lançamento do tênis. Foi a partir do Air Jordan que produtos do ramo passaram a ser comercializados de forma diferenciada. Os produtos pertencem à marca e a aqueles que assinaram o contrato.

O filme conta com um elenco de ponta para narrar a história da invenção de um dos tênis mais famosos e clássicos do mundo. Chris Tucker interpreta Howard White, atual vice-presidente da divisão Jordan, da Nike. Marlon Wayans dá vida a George Raveling ex-treinador de basquete e amigo íntimo de Michael Jordan. Julius Tennon, que interpreta o pai de Michael, o senhor James Jordan. Magistralmente, Viola Davis nos presenteia como Deloris Jordan, a mãe do atleta, que identificamos como uma peça fundamental na carreira de Michael Jordan.

O filme é curioso e nos prende do início ao final. Não há lacunas sem preenchimento durante as quase duas horas de filme. É instigante, detalhista e cumpre o papel em homenagear aos responsáveis por este grande capítulo da história.

Confira o trailer:

--

--

Rafael Costa
O Costaverso

Acadêmico de Jornalismo da Unipampa, redator do Blogando, comunicador, fotógrafo, leitor e criador de memes.