Crisântemo

Poema por Roberta Oliveira

Roberta Oliveira
Cotidiano Sensível
2 min readMay 8, 2018

--

não dá pra viver em crise constante

eles disseram

mas será que eles viveram aqui

será que eles morreram aqui também

onde a gente semeia uma planta

e tudo que a gente consegue ver

simplesmente

é ela murchando

porque não dá tempo de vê-la florir

mas se ela falasse

se a árvore fosse como a gente

ela ia perceber que eles distraíram

pra depois cortar

todos os dias

igual fazem com a gente

mas eu me perco no materialismo

onde já se viu

a árvore não fala

a árvore não pensa

deve ser por isso que eles cortam

talvez

mas eles cortam a gente também

e a gente fala

e a gente pensa

mas se não for o modus operandi

eles não querem

sempre foi o jeito importuno

intitulado capital

deve ser por isso que eles

todos os dias

ignoram o tudo

o capital nunca falta lá

mas a crise sempre sobra aqui

não venham me dizer que não

eu quero é saber o que eles vão fazer

quando descobrirem que isso aí que corta

é o que deixa a gente vivo todo dia

porque eles só talham

mas quem é que vai tirar as raízes depois

se não for a gente

às 5h30

todos os dias

nos tiraram o trabalho

o que é que mantém a gente vivo

senão aquilo que nos mata

eles disseram

o difícil é desacostumar deles

e da crise deles

da nossa não

--

--

Roberta Oliveira
Cotidiano Sensível

Eu quase que não consigo ficar na cidade sem viver contrariada.