A “LeBron James dependência” é um fenômeno na NBA

Davi Alves
CoverBasketball
Published in
2 min readNov 6, 2023

LeBron James está em sua 21ª temporada na NBA e ainda tira suspiros de torcedores de qualquer idade e time. Ele ainda está jogando em alto nível, ainda é o rosto da NBA e ainda é, por incrível que pareça, o melhor jogador de seu time.

Mas qual a razão de estarmos presenciando um fenômeno? Além da longevidade e produção/eficiência que o jogador mostra nesse ponto em sua carreira, o impacto imediato que ele causa dentro de quadra é algo nunca visto, colocando o contexto em jogo.

A dependência em números

Os Lakers perdem para os adversários por 36 pontos quando LeBron James não está em quadra. Já quando ele está em quadra, os Lakers vencem os oponentes por 29 pontos. Ter um jogador de quase 39 anos, em sua 21ª temporada, sendo o segundo com mais minutos em todos os tempos, tendo esse impacto, é inimaginável.

Isso se torna surreal de assistir, mas também é preocupante. Principalmente para o torcedor de Los Angeles, que esperou a tocha ser trocada nos últimos 3 anos, mas não aconteceu.

O dilema dos minutos

No começo da temporada o técnico dos Lakers, Darvin Ham, falou sobre a manutenção de minutos de LeBron James. Ele disse que o objetivo era deixar ele em quadra entre 28 e 30 minutos. Isso, de forma bem óbvia, não deu certo.

Até quando vamos continuar vendo isso? Não sabemos. Mas é bom aproveitar enquanto está acontecendo.

--

--

Davi Alves
CoverBasketball

Jornalista e redator de esportes americanos e futebol europeu, com especialidade em Premier League e NBA.