Dallas Mavericks: O que priorizar no jogo 3 vs Golden State

Lucas Matos
CoverBasketball
Published in
3 min readMay 22, 2022
Foto: Kelley L Cox — USA TODAY Sports

Ninguém esperava que a equipe texana avançasse até as finais da Conferência Oeste, mas eles ainda estão vivos em sua busca para avançar para as finais da Nba.

Não será fácil, pois eles estão perdendo por 2 a 0 para o Golden State Warriors depois de perder os jogos 1 e 2 fora de casa. Agora voltando para casa para os jogos 3 e 4 na American Airlines Arena, Luka Doncic e os Mavericks tentarão se alimentar da energia de sua torcida na esperança de animar a série.

O problema é o time experiente dos Warriors, que sabem como vencer e fechar os jogos como ninguém. Quais ajustes o técnico Jason Kidd deve fazer para que seu time seja vitorioso?

Não tomar runs e atacar Curry e Poole

Tanto no jogo 1 quanto no 2, os Warriors fugiram com o jogo após o intervalo, enquanto os Mavs lutavam muito no 3º quarto de ambos os jogos. No jogo 1, eles foram superados no 3º quarto por 10 pontos, mas no jogo 2 eles foram superados no 3º quarto por 13 pontos.

Os Mavs não podem se dar ao luxo de ter colapsos dessa magnitude, especialmente no início do 2º semestre. Os Warriors são talentosos e os Mavs terão que permanecer agressivos atacando o aro enquanto tentam colocar os Warriors em apuros.

Os Mavs, sendo uma das equipes de ritmo mais lento da NBA, devem experimentar uma mudança de ritmo e tentar mudar as coisas para ver o que funciona. Kidd também pode optar poruma marcação mais fisica para criar mais oportunidades de contra-ataque, em vez de excessivos chutes do perímetro ou arremessos contestados no estouro do relógio.

No final do dia, Doncic deve permanecer agressivo, pois os Mavs dependem de sua pontuação. Durante o 3º quarto no jogo 1, Doncic nem tentou um arremesso de quadra até 9:43 e apenas tentou 3 arremessos no total.

A pior parte disso foram os quatro turnovers cometidos por Doncic. No jogo 2, ele não chutou até 5:22 do 3º quarto. Doncic não pode ser indiferente em nenhum momento do jogo. Ele tem que continuar seu ritmo no clutch time.

Outra maneira é criarem situações para atacar os piores defensores do time que são Jordan Poole e Stephen Curry, visto que o Dallas nesses playoffs se aproveitaram criando situações para atacarem os jogadores do Utah Jazz e Suns que escolhiam.

Apanhar mais rebotes e melhorar a proteção de aro

Duas estatísticas importantes nas quais os Mavs estão sendo destruídos são os rebotes e os pontos marcados na pintura. Os Warriors marcaram impressionantes 106 pontos nos dois jogos, enquanto os Mavs contabilizam apenas 62. Os Mavs têm que criar uma estratégia para defender o aro, mesmo que tenham marcar forte no perimêtro, enquanto se concentram em manter os Warriors fora do garrafão.

Dwight Powell é o melhor protetor de aro do Mavs, mas ele só jogou um total de 22 minutos em ambos os jogos, já que Kidd escolhe uma escalação menor. Dorian Finney-Smith pode defender várias posições, mas com Powell no banco, Dallas perde em poder de marcação. Davis Bertans poderia ser outra opção que Kidd poderia tentar usar devido ao seu tamanho, mas ele é um alvo na defesa e está muito mal do perímetro nesses playoffs.

Neste ponto da série, Kidd poderia inserir Boban Marjanovic apenas para ver se seu tamanho pode deter os Warriors um pouco. Já perdendo por 2x0, os Mavs têm que tentar tudo o que podem para se recuperar. Os números de rebotes nesta série são desiguais e os Warriors têm uma vantagem de 94–65.

Mais uma vez, o grande motivo para esse diferencial é Kidd optar por ir com um time mais baixo, sacrificando a defesa e rebotes tentando acompanhar os dub nations na pontuação.

--

--