Marcus Smart é o que a NBA precisava

Davi Alves
CoverBasketball
Published in
2 min readApr 19, 2022

Marcus Smart venceu o prêmio de Defensor do Ano da NBA. Com isso ele se tornou o primeiro armador/ala-armador a vencer a categoria desde Gary Payton, que venceu em 1996. Isso era tudo o que a NBA precisava, assim como Giannis, Jokic e Embiid foram desde 2019.

Duas perspectivas estavam muito populares desde a metade da década passada: domínio do espaçamento de quadra e jogo de perímetro e a dinastia de big men’s no prêmio de DPOY. Ambas situações mudaram em um espaço de 3 anos.

A volta dos armadores defensivos

Crédito: Winslow Townson-USA TODAY Sports

Não apenas Smart é um destaque nesse quesito, mas Jrue Holiday (na qual acredito ser um melhor defensor), Dejounte Murray, que liderou a NBA em roubos essa temporada, Ben Simmons, que ainda é para muitos o defensor mais completo da liga, Matisse Thybulle e Alex Caruso são exemplos disso.

Antigamente víamos jogadores dessas posições terem mais destaque na defesa, mas as posições 4 e 5 foram tendo mais destaque, principalmente com o jogo focado no garrafão. Hoje, mesmo depois da inflação da linha de 3 pontos, vimos Giannis (merecidamente) e Rudy Gobert dominar o cenário nos últimos anos.

Dwight Howard certa vez venceu 3 vezes consecutivas. Agora em 2022 isso mudou. O jogo está espaçado e movimentação, versatilidade e QI de jogo mais mais exigidos do que nunca, e poucos fazem isso melhor que Marcus Smart.

Ele é a alma da melhor defesa da NBA. Ele me relembra muito Tony Allen, que foi o melhor defensor de perímetro na primeira metade da década passada. ótima leitura e reação, além de uma recuperação muito rápida.

Smart faz bem ao lado defensivo da NBA. A análise cresce, a complexidade de entender defesa volta e isso se torna relevante de novo. Isso deixa um fã árduo de defesa, como eu, alegre e animado para o futuro que a liga está tomando.

--

--

Davi Alves
CoverBasketball

Jornalista e redator de esportes americanos e futebol europeu, com especialidade em Premier League e NBA.