Por que as pessoas criticam Jokic ser MVP?

Davi Alves
CoverBasketball
Published in
2 min readMay 9, 2022

Nikola Jokic ganhou o prêmio de MVP da temporada regular da NBA em 2022. Esse é o segundo ano consecutivo que o jogador vence o prêmio, entrando para uma lista seleta de jogadores que consguiram tal feito.

Mas, essa talvez seja também a decisão mais polêmica dos últimos anos, pois a corrida foi muito acirrada entre ele, Embiid e Giannis. Qual a base da crítica dessas pessoas? Vamos analisar.

Minha opinião

Em primeira mão, Giannis Antetokounmpo é o MVP da temporada ao meu ver. E eu provavelmente sou um dos mais otimistas entre os jornalistas que cobrem a NBA. Por que eu falo isso? Porque eu entendo o argumento para Jokic, mesmo discordando.

Agora, qual a maior crítica em Jokic ser o MVP? Temos algumas perspectivas interessantes sobre o assunto. Uma delas é o fato dele estar vencendo por duas temporadas consecutivas.

Back to back MVP

Os jogadores que venceram duas vezes seguidas o MVP foram Bill Russell, Wilt Chamberlain, Kareem Abdul-Jabbar, Moses Malone, Larry Bird, Magic Johnson, Michael Jordan, Tim Duncan, Steve Nash, LeBron James, Stephen Curry e Giannis Antetokounmpo.

Crédito: Aron Ontiveroz

Quando olhamos essa lista, conseguimos enxergar o nível dos jogadores. Temos pelo menos 8 nomes que estão cravados enre os 10 maiores de todos os tempos. Curry, Moses e Giannis correm por fora, com Nash sendo aquele que destoa do resto.

Para muitos, Jokic entra junto com Nash nessa lista, pois ele não é um dos maiores de todos os tempos.

Campanha da equipe

Jokic venceu o MVP sendo o sexto colocado no Oeste. A única vez que um MVP venceu sem estar entre os 5 primeiros de sua conferência foi Russell Westbrook em 2017. Contudo, ele fez algo histórico e marcante para a eternidade da NBA.

Para muitos essas justificativa foi justa, mas a de Jokic não. E isso é compreensível, visto que Jokic teve o maior PER da história? Sim, mas essa é uma estatística ainda muito contestada, mesmo sendo muito relevante.

A verdade é que a nova onda de analistas da NBA, da nova geração, olham MUITO os “analytics”, ou seja, estatísticas avançadas. Números são registros de fatos, contudo, todo fato apresenta um contexto, e colocá-lo é tão importante quanto a estatística em si. Por isso muitos questionam essa decisão.

Isso é para nós entendermos como os votantes de lá pensam, analisam e quais perspectivas são possíveis e válidas em cada situação.

--

--

Davi Alves
CoverBasketball

Jornalista e redator de esportes americanos e futebol europeu, com especialidade em Premier League e NBA.