IMG Academy X Bishop Sycamore: entenda o controverso e nada regular jogo que virou assunto nas páginas americanas.

Jorge Assireu
Cover Football
Published in
5 min readSep 1, 2021

Se eu te dissesse que o Sub20 do Real Madrid, teria jogado uma partida não amistosa contra o sub20 do time da secretaria de esportes da cidade de Piracicaba, você acreditaria? Isso basicamente aconteceu no futebol americano de ensino médio. Uma história que envolve jogadores acima da idade, um técnico investigado por fraude, a cidade natal da NFL, um possível esquema de lavagem de dinheiro, uma escola inexistente, transmissão nacional da ESPN, o segundo melhor time do país e diversos recrutas de divisão 1 do College Football.

A IMG Academy é, sem contestação, um dos melhores programas esportivos dos EUA. O High School localizado no oeste da Florida, conta com times fortíssimos no futebol americano, basquete, futebol, tênis, golfe, vôlei e atletismo. A estrutura da escola também é de dar inveja a uma grande quantidade de clubes de futebol aqui no Brasil. No auge da pandemia, a WNBA (Women’s National Basketball Association) usou as instalações do campus para criar sua própria bolha. A NFL usou a IMG Academy para hospedar e treinar os jogadores estrangeiros do International Player Pathway Program, programa esse que levou Durval Queiroz Neto ao Miami Dolphins.

No futebol americano, o colégio é extremamente forte. Nessa temporada, estão na posição #2 do país, só atrás da Californiana Mater Dei High School. Desde 2016, os Ascenders tiveram pelo menos um dos três melhores jogadores da Florida todo ano, segundo a 247Sports. Nessa temporada, jogadores como o quarterback 4 estrelas AJ Duffy (comprometido com FSU), o DE/OLB 4 estrelas Jihaad Campbell(comprometido com Clemson), o DB Jaedyn Lukus(Clemson também), e tantos outros 5 estrelas ainda não comprometidos, irão desfilar seu talento pelo país. No draft de 2021, 7 ex-alunos da escola foram selecionados. Só na FBS, temos um número inestimável de alumnis da IMG, cerca de 80% dos jogadores do time principal vão para uma D1, 4% vai para a Ivy League e a minoria para programas da DII ou param de jogar.

Sim, esse é o campus de um escola de ensino médio
Sim, esse é o campus de uma escola de ensino médio

Apresentada a IMG, agora é hora de falar sobre a escola adversária… opa. É exatamente aqui que começamos essa belíssima história que será contada! No último domingo, Os Ascenders enfrentaram a Bishop Sycamore, uma escola teoricamente de Ohio com transmissão em horário nobre para o país inteiro na ESPN, e em Canton. O jogo, que acabou 58 x 0 para vocês sabem quem, foi um show de horrores. Além de um nível de competividade nulo, o jogo ficou paralisado por algumas horas por conta de chuva forte. Após o jogo(ou atropelamento, como você preferir), muito se foi questionado. Primeiro, qual o motivo da ESPN ter escolhido transmitir um jogo desse? Segundo à emissora, a escola de Ohio teria garantido que seu nível técnico era competitivo. Segundo, porque os jogadores da IMG teriam feito um Tik Tok comemorando a vitória e dizendo que ganharam de “homens crescidos”? Na teoria, eles eram para ter a mesma faixa de idade. Então, graças a uma pesquisa de no máximo 5 minutos, descobriram que a escola não existia. Bishop é aquele tipo de escola católica, e os nomes são normalmente acompanhados de nomes de Bispos da cidade. Mas em Columbus (cidade sede) não houve nenhum bispo chamado Sycamores na história. Quando foram averiguar o endereço da escola, o que se viu foi uma casa normal. Quando foram consultar a Ohio High School Athletic Association, a escola não foi encontrada. Na verdade, a Bishop Sycamores está listada na Texas Christian Athletic League (Ohio fica umas 20 horas de distância do Texas). O roster de Bishop Sycamore também é extremamente questionável. Por exemplo, o quarterback Jailen Knight foi starter, e sua conta no Twitter afirma que ele é um candidato de três estrelas na classe de 2023. No entanto, o Hudl do QB diz que ele joga no Perry Hall High School em Baltimore. Knight também tem um perfil de recrutamento no 247Sports que o lista como um quarterback não recrutado que se formou em 2021. Enquanto isso, o quarterback Trillian Harris é listado no Hudl como um quarterback sênior do Bishop Sycamore. No entanto, o perfil 247Sports de Harris também o lista como um quarterback da Califórnia na classe de 2021 que não foi recrutado.

A ESPN contrata uma empresa de Chicago que agenda jogos competitivos entre times fortes de diferentes estados, e a emissora apenas transmite nacionalmente a partida que essa empresa indicar como o melhor da semana. E é aqui que mora as especulações de um possível esquema de lavagem e transferência de dinheiro, especulações essas que foram sublinhadas quando o técnico de Sycamore foi demitido horas após o jogo. Quando os coordenadores da transmissão receberam o roteiro do time de Ohio, eles se depararam com só 10 jogadores listados, com ofertas de bolsas esportivas nada confiáveis. Durante a partida, os participantes logo perceberam que aquela partida era uma luta mais que injusta. Em vários momentos foi percebido uma certa preocupação dos comentaristas em relação à saúde e a segurança dos jogadores de Sycamore, que estavam claramente perdidos em campo, sem qualquer tipo entrosamento e nível tático.

Outra coisa interessante e importante dessa situação, é que Bishop Sycamore jogou na sexta-feira contra um High School na Pennsylvania, viajou mais de 5 horas, e entrou em campo no domingo para enfrentar o segundo melhor time do país. A forte escola Duncanville, Texas (rankeada como a décima terceira escola na pré-temporada, e após perder para a número 1 do país — Mater Dei, por 45 a 3 em casa — O time do Texas caiu pra posição 33) também tem Sycamore em seu calendário da temporada, também com transmissão nacional da ESPN, pelo menos até cancelarem esse jogo por motivos óbvios.

Siga o Cover Football no Medium: Cover Football

Facebook | Instagram | Twitter | Twitch

--

--