Lamar Jackson testa positivo para COVID-19 e acende um alerta na NFL

O quarterback do Baltimore Ravens optou por não se vacinar e com isso terá de cumprir o isolamento de 10 dias imposto pela Liga para atletas não vacinados e vai perder parte do training camps

Vinyrsoares
Cover Football
3 min readAug 3, 2021

--

A opção de escolher se vacinar ou não contra a COVID-19 é pessoal, mas não se enganem o risco é coletivo. Abro o texto fazendo essa reflexão, pois ela vale tanto para a esfera social quanto para a esportiva. Na sociedade a opção de não receber o imunizante contribui para disseminação do vírus de maneira mais descontrolada o que potencialmente pode gerar mutações de cepas mais agressivas e acabar custando vidas mundo afora, no esporte a perspectiva não é tão global, mas é igualmente coletiva, pois um atleta não vacinado, caso contraia o vírus pode gerar multas e derrotas para seus companheiros de equipe, além de desfalcar seu time por 10 dias, segundo os novos protocolos da NFL. Pense comigo, se um quarterback recebe um resultado positivo para COVID-19 em uma sexta-feira ele perderia dois jogos da temporada regular e o impacto disso pode ser desastroso para o ano da franquia e de seus colegas de time, afinal, não há um substituto a altura no banco de reservas para a posição.

Este é exatamente o caso de Lamar Jackson, o jogador perdeu um jogo por testar positivo para COVID-19 durante a temporada passada e isso custou uma derrota para os Ravens diante dos Steelers em uma partida que poderia ter tido um desfecho diferente. Mesmo com este ocorrido em 2020, Lamar optou por não se vacinar durante esta offseason e agora, testou positivo para o vírus novamente, o que vai lhe afastar do training camp de Baltimore por 10 dias obrigatoriamente, ao passo que caso estivesse vacinado, necessitaria apenas 2 testes negativos e um quadro assintomático para retomar as atividades normalmente. Some a isso o fato que a recuperação da COVID-19 não é uma ciência exata e pode trazer comprometimentos ao organismo a longo prazo, ou seja, a decisão de Lamar de encarar o vírus de peito de aberto pode representar um sério risco a temporada dos Ravens. Antes que você pense que ele está “seguro” por positivar duas vezes para o vírus, já existem casos registrados de três reinfecções, então é bom o quarterback MVP da NFL em 2019 ficar bem atento.

É bom deixar claro que as vacinas não impedem que você contraia COVID-19, elas apenas amenizam os sintomas e evitam as famosas complicações que tornam os quadros clínicos mais graves responsáveis por levar pacientes ao óbito. No que tange a NFL o principal ponto é a questão dos protocolos, pois eles obrigatoriamente afastam o jogadores por 10 dias caso eles estejam no grupo de não-vacinados.

Além do alerta esportivo que ressaltei no texto, gostaria de dar uma opinião sobre o tema e dizer, quando a sua oportunidade chegar, vacine-se, pois vacinas salvam vidas e não o contrário.

Siga o Cover Football no Medium: Cover Football

Facebook | Instagram | Twitter

--

--

Vinyrsoares
Cover Football

Redator e criador da @_sportsbr no Instagram/Twitter e Editor do setor de draft e redator de NFL no Portal Golim Sports