O JOGO DO ANO! Tudo que você precisa saber sobre #1 Mater Dei x #3 St. John Bosco, jogo que provavelmente definirá o #1 do país pelas próximas semanas.

Jorge Assireu
Cover Football
Published in
7 min readSep 29, 2021

O possível jogo do ano no High School Football, coloca frente a frente Mater Dei Monarchs contra John Bosco Braves, dois times da California que há anos protagonizam batalhas históricas por altas posições no ranking e titulo estadual. E essa batalha fica ainda mais interessante quando em ambos os times temos recrutas 4~5 estrelas espalhados pelo campo, todos com ofertas dos melhores programas universitários e grande parte deles já comprometidos.

Informações primordiais

O jogo acontecerá nessa sexta-feira, dia 01/10, com início previsto para 19:30 no horário local e 23:30 no horário de Brasília. Sim, eu sei que o horário é meio puxado, mas temos que lembrar que o jogo será na costa oeste, que está 4 horas “atrás” de nós.

A partida será disputada no Panish Family Stadium, casa dos Braves que recentemente foi reformada e modernizada, com um custo de cerca de 8 milhões de dólares. Quem pagou? A escola? Não. Segundo a própria instituição quase centenária, todo o valor foi pago pelos Boosters, patrocinadores que na maioria das vezes não pedem nada em troca, normalmente são ex-alunos ricos ou pais de alunos. É claro que existem muitos casos de boosters que tentaram lucrar de forma ilícita com recrutas, mas isso será tema para outro texto.

Os Braves abriram a compra de ingresso nessa segunda-feira, e em 4 minutos todos os 6 mil ingressos foram vendidos. O site, até o momento que escrevo este texto, está fora do ar graças ao maciço acesso de pessoas que não conseguiram comprar e aguardam uma possível desistência ou algo parecido.

Porque esse jogo é tão importante?

Um jogo que coloca o #1 contra o #3, certamente definirá quem será o melhor do país por algumas semanas. Isso porque se Mater Dei triunfar, eles terão vencido o número 3 por isso não perdem a posição. Se John Bosco vencer, eles terão ganhado do melhor e subirão para a posição 1. Isso independe da IMG Academy, sendo a #2, ganhar ou não, já que jogam contra Central Golden Bears, escola de Massachusetts com um recorde 1–2 até agora. Então, quem vencer sexta será o melhor time do país.

Sobre às duas escolas

St. John Bosco High School é uma escola de ensino médio em Bellflower, no centro-sul do condado de Los Angeles. Escola cristã só de homens, com 80 anos de história e muita tradição acadêmica, se consolidando como uma das melhores da California e da costa oeste na totalidade e conta com cerca de 940 alunos matriculados.

No futebol americano, os Braves detém um dos programas mais vencedores dos EUA. Campeões nacionais em 2019 e com 3 títulos estaduais em 5 anos, a equipe costuma ser um celeiro de grandes prospectos, especialmente no ataque. DJ Uigalelei, quarterback titular de Clemson e prospecto 5 estrelas da classe de 2020, levou os Braves ao título nacional em 2019 fazendo história com grandes vitórias, como contra a própria Mater Dei em um dos melhores jogos da história do HSF.

Outro QB de renome que fez história por Bosco é o Josh Rosen, 5 estrelas de 2015 e com uma carreira simplesmente fantástica pelos Braves. Foi eleito o melhor QB da classe, na frente de caras como Kyler Murray, Jarrett Stidham, Drew Lock, Sam Darnold, Joe Burrow e Lamar Jackson. Está entre os 300 melhores jogadores do High School na história, foi nomeado o jogador do ano de 2014, recebeu sua primeira oferta de bolsa logo após o primeiro jogo dele e ganhou a California 2 vezes. Em UCLA teve uma carreira elite, mas por diversos motivos não se acertou na NFL.

E esses são só dois exemplos de grandes jogadores que saíram de Bellflower, dentre tantos outros que foram para universidades D1 e posteriormente para a NFL. Hoje, Bosco tem 12 ex-alunos em roster da NFL, o que é algo impressionante.

Mater Dei High School também é uma escola católica(mas essa pode meninas) localizada em Santa Ana, há menos de 40 minutos de Bellflower. Fundada em 1950, a escola é tradicional em todos os esportes, tendo diversos medalhistas olímpicos como alumnis. Mater Dei é um dos colégios mais caros dos EUA, e não é atoa. Cerca de 68% dos alunos ao se formar são aprovados nas melhores universidades da California (Stanford, UCLA, Cal, USC, Cal-Tech, UC-Irvine…) ou nas universidades da Ivy League (Harvard, Yale, Cornell, Princeton…).

No futebol americano, os Monarchs imperam. Campeões estaduais e nacionais em 2018, 562 vitórias e apenas 202 derrotas em sua história, 28 campeonatos estaduais, 11 campeonatos CIFSS(California Interscholastic Federation-Southern Section) 4 campeonatos nacionais do USA Today, 6 temporadas invictas e 5 temporadas negativas. Isso tudo desde 1950!

Jogadores de destaque do programa: Bryce Young, QB de Alabama e candidato ao Heisman Trophy em seu primeiro ano de titular; JT Daniels, QB de Georgia; Amon-Ra St. Brown, WR do Detroit Lions; Matt Barkley, ex QB na NFL, e tantos outros.

O 2021 de cada time

Bom, é um confronto entre o melhor time do país contra o terceiro. Ambos muito bem, Bosco 5–0 e Mater Dei 3–0 (sim, bem-vindo ao High School Football).

Os Braves tiveram seu jogo mais difícil contra East St. Louis, um dos melhores times de Illinois. Fora de casa, Bosco venceu por 42x26 em jogo fora de conferência.

Se Bosco está muito bem, Mater Dei nem se fala. Jogou 3 jogos, e amassou seus adversários em todos eles. Na semana 1, contra Duncanville no Texas, um maiúsculo 45x3. Os Panthers do Texas é um time com tanta qualidade que estava em #13 no ranking de pré-temporada, os Monarchs não tomaram conhecimento e trituraram.

Jogadores para ficar de olho

Como disse anteriormente, grandes prospectos não faltarão nesse jogo. Os dois times combinam para 18 jogadores dentro do All-State. Aqui listo os principais:

Mater Dei Monarchs

CJ Williams, WR, Classe de 2022. 4 estrelas, comprometido com Notre Dame. 49 ofertas, incluindo Alabama, Texas, Georgia, FSU, Ohio State, LSU e Oklahoma.

Raleek Brown, RB, classe de 2022. 4 estrelas comprometido com Oklahoma e o segundo melhor running back da classe. 35 ofertas.

BJ Tolo, OL, classe de 2023. 3 estrelas, oferta de Oregon.

DeAndre Carter, OL, classe de 2024. 0 estrelas(muito novo ainda), mas com ofertas de USC, Cal e Oregon State.

David Bailey, LB, classe de 2022. 4 estrelas, o terceiro melhor LB do país. Seu top4 contém USC, UCLA, Stanford e Cal. Ele recebeu ofertas de Alabama, LSU, Georgia, Florida e Notre Dame, mas pelo visto quer ficar perto de casa.

Leviticus Su’a, LB, classe de 2023. 4 estrelas, ofertas como de Oregon, Texas, Miami, MSU e Michigan.

Joshua Hunter, CB, classe de 2022. 4 estrelas, ofertas de Oregon, Wisconsin e LSU, mas preferiu ir para San Diego State.

Elijah Brown, QB, classe de 2024. 4 estrelas, e mesmo muito novo se mostrou super talentoso. Ofertas de Arizona, Pitt e Utah.

Domani Jackson, CB, classe de 2022. 5 estrelas, o melhor jogador sem sombra de dúvidas, mas está infelizmente machucado e não joga sexta. O quinto melhor prospecto geral do país, joga desde seu freshman year como titular, e está comprometido com USC desde 2020.

St. John Bosco Braves

Rayshon Luke, RB, classe de 2022. 4 estrelas, comprometido com USC e 12 ofertas.

Earnest Greene, OL, classe de 2022. 4 estrelas, ainda não comprometido com ofertas de Georgia, Ohio State, Texas, Alabama e Oregon.

Tyson Molio’o, OL, classe de 2022. 4 estrelas, comprometido verbalmente com Boise State.

Matayo Uiagalelei, TE/DE, classe de 2023. 5 estrelas. Sim, o sobrenome é conhecido. Matayo é irmão do DJ, QB de Clemson. O prospecto joga nos dois lados da bola, e faz isso muito bem. Um dos principais jogadores do High School e recebeu passes do Arch Manning no training camp de recrutamento de Clemson.

Nathan Burrell, DL, classe de 2022. 3 estrelas, recebeu ofertas de Oregon, USC, Utah, Michigan e Miami, se comprometeu com Cal Golden Bears.

Sione Hala, Safety, classe de 2022. 4 estrelas, comprometido com Boston College, ofertas de Oregon, WSU, Minnesota, Arizona State e Colorado.

Tayvion Beasley, CB, classe de 2022. 4 estrelas, ainda não comprometido com ofertas de Arizona, Arizona State, BYU, Michigan, Oregon e USC.

Katin Houser, QB, classe de 2022. Comprometido com Michigan State, um dos QBs com mais qualidade de braço dessa classe, os torcedores dos Spartans podem ficar muito empolgados com Houser.

Os Braves rodam em um sistema de revezamento de quarterbacks durante o jogo, então veremos Katin Houser e o junior Pierce Clarkson dividindo snaps.

Meu palpite para o jogo

É muito difícil pensar em uma derrota de Mater Dei, não pelo adversário, e sim pelas atuações fantásticas que estão tendo nessa temporada. Outra coisa que pesa para o lado vermelho, é o fato de que as equipes se enfrentaram 10 vezes em 5 anos, com Mater Dei vencendo seis, incluindo um 34–17 na última temporada. Hoje, eu aposto em um jogo muito divertido e com muitos pontos, e Mater Dei vencendo. 38x35 para o time de Santa Ana.

--

--